Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/01/2010
Caçula de Pneus recebe Selo Verde IQA-CESVI

Oficina é uma das quatro empresas de reparação que receberam os primeiros certificados ambientais. Centro Automotivo, que adequou processos de descarte de resíduos para conquistar o Selo, integrou projeto piloto para certificação.

A sede do Centro Automotivo Caçula de Pneus, que fica na avenida Santo Amaro, 1.022, em São Paulo, é uma das 4 primeiras empresas de reparação automotiva a ganhar o Selo Verde do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e do CESVI BRASIL, como parte do projeto piloto aplicado em 11 empresas paulistas para a certificação ambiental na área da reparação. O Selo Verde atesta que o estabelecimento possui políticas ambientais corretas e está adequada à legislação vigente. As outras três oficinas são a Marques&Marques, Mecânica do Gato e Century Car, todas da capital paulista.

A Caçula de Pneus já adota uma política ambiental nas 17 unidades, localizadas na Grande São Paulo, há cerca de cinco anos, que abrange processos de reparação, coleta seletiva e trabalho de conscientização ambiental com funcionários e clientes. Neste aspecto, de acordo com Edgard Nejm Filho, gestor de Processos e Qualidade da Caçula de Pneus, a empresa não só separa os materiais internamente como sugere aos clientes deixarem no centro automotivo resíduos como pastilhas e discos de freios, pneus e borracha do pára-brisa, que providencia a destinação final do material. Mesmo assim, a certificação teve papel fundamental, por meio de seus requisitos, pois garantiu o pleno atendimento às legislações vigentes sobre o processo correto de descarte.

O descarte de papelão, por exemplo, que era separado e entregue periodicamente a um catador, foi readequado. Agora, todo resíduo gerado pela oficina é entregue a empresas credenciadas por órgãos competentes, para a destinação final correta. “O resíduo ‘papelão’ gerado em uma empresa de reparação automotiva é contaminado por óleo, solvente e outros derivados, que podem contaminar o meio ambiente se não descartados corretamente”, comenta Edgard Nejm Filho, ao ressaltar ainda que a oficina passou a se preocupar até com o descarte de materiais de escritório e lâmpadas. A empresa também teve de readequar a separação dos resíduos, que são classificados quanto à quantidade, tipos, destinação, segregação e armazenagem, conforme a Resolução Conama 313/02.

“A política ambiental é uma prática da empresa e queremos que essa cultura seja difundida para a sociedade. O Selo Verde mostra que temos processos de reparo, separação e descarte de materiais ambientalmente sustentáveis. Além disso, a certificação reforça a ideia que mesmo nesse nicho de mercado existem empresas que se preocupam com o meio ambiente. É só uma questão de atitude”, ressalta Edgard Nejm Filho.

O gestor também avalia que a certificação é um investimento que trará resultados positivos em médio prazo para a empresa, como economia de recursos. “Minimizar os impactos ambientais é algo que todo negócio tem de absorver agora ou num futuro próximo. Estamos nos antecipando para não sermos pegos de surpresa com ações emergenciais, que, aí sim, podem nos trazer custos onerosos”, comenta. Inicialmente, o certificado abrange somente a sede da empresa, mas a ideia é ampliar a certificação para as outras unidades.

De acordo com José Palacio, coordenador da certificação de serviços do IQA, é importante que as empresas da área da reparação deem destinação correta a cada tipo de resíduo e, mais do que isso, desenvolvam a cultura da reciclagem e o descarte adequado. “Hoje não temos mais lixo, temos descarte de resíduos, o que é muito diferente. Se o descarte dos materiais for inadequado, as oficinas e centros automotivos podem ser autuados e correm o risco de serem fechados”, diz, ao ressaltar que as empresas que não agirem com rapidez podem ter problemas futuros, pois há leis ambientais que cobram e penalizam aqueles que não a cumprirem.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308