Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/11/2009
Cursos SAE BRASIL - Dezembro

Fundamentos de Freios e seus Componentes
Dias 1 e 2 de dezembro, das 8h às 18h - SP


Carga Horária – 16 horas

Instrutor - Prof. Pedro A. Diulgheroglo

Ementa - 1. A História dos Freios
2. Tipos mais comuns de Freios de Roda
3. Componentes do Sistema de Freios
4. Como se faz uma Instalação Básica de Freios
5. Uma passagem sobre os Recursos adicionais de frenagem
6. O desenvolvimento e a segurança a serviço da frenagem ideal
7. O que está sendo desenvolvido hoje em termos de freios
8. Materiais de Fricção - Uma união entre Arte e Ciência

Público-alvo - Estudantes de engenharia mecânica, mecatrônica e áreas correlatas, além de estudantes de tecnologia. Engenheiros e técnicos que estejam trabalhando em áreas como engenharia de chassi, produto, experimental e engenharia de vendas técnicas ou aplicação de produto

_____________________________________________________________________________________

Aerodinâmica de Aviões e Helicópteros
Dias 3 e 4 de dezembro, das 8h às 18h – SP


Carga Horária - 16 horas

Instrutor - Prof. dr. Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Objetivo - Apresentar de forma clara e abrangente os aspectos construtivos e operacionais relacionados com a aerodinâmica de aeronaves e suas conseqüências na segurança. Em todos os tópicos do curso são analisados diversos acidentes aéreos sob a ótica da dinâmica do vôo pois, recentemente e em menos de um ano, ocorreram os dois maiores acidentes aeronáuticos brasileiros envolvendo aeronaves comerciais e a queda de três helicópteros em um só dia.

Público-alvo - Este curso se destina às pessoas que, de alguma forma, estejam envolvidas com a atividade aérea em terra ou no ar, tais como passageiros, entusiastas por aviação, construtores, futuros pilotos e seus familiares, administradores, agentes de seguro, estudantes e profissionais de nível técnico ou superior.

_____________________________________________________________________________________


Sistemas de Suspensão
Dias 5 e 12 de dezembro, das 8h às 18h - SP


Carga Horária – 16 horas

Instrutor - Prof. Dr. Frederico Barbieri.

Objetivo - Este curso tem por objetivo proporcionar treinamento presencial para um grupo de profissionais e estudantes, visando apresentar os conceitos teóricos básicos relativos ao funcionamento de sistemas de suspensão juntamente com conceitos de dinâmica veicular. Os módulos podem ser oferecidos em conjunto ou separadamente, conforme a necessidade.
_____________________________________________________________________________________

Termodinâmica Aplicada: Energia e Exergia (Aplicada)
Dias 5 e 12 de dezembro, das 8h às 17h - SP


Carga horária – 16 horas

Instrutor - Prof.Felipe Soto Pau

Ementas - Energia e médio ambiente
- Aspectos Termodinâmicos de sistemas biológicos
- Alguns dispositivos de engenharia com escoamentos em regime permanente
- Forma geral da equação da energia
- Os princípios de Carnot. Escala termodinâmica de temperatura. Máquina térmica de Carnot. A qualidade da energia. Quantidade versus qualidade no dia-a-dia. Bomba de calor e o refrigerador de Carnot
- O que é a Entropia?. Geração de entropia na vida diária
- Reduzindo o custo do ar comprimido: reparando vazamentos; instalando motores de alta eficiência; usando o ar exterior na admissão e ajustando o valor máximo da pressão do ar
- Aspectos da segunda lei na vida diária
Público-alvo - Profissionais formado em curso superior, interessados em aprofundar conhecimentos em ENERGIA, COMBUSTÃO e MEIO AMBIENTE

_____________________________________________________________________________________

Metodologia de Gestão de Projetos de
Produtos na Cadeia Automotiva
Dias 8 e 12 de dezembro, das 8h às 18h - SP


Carga Horária – 16 horas

Instrutor –prof. Heymann A R Leite

Ementa - Gestão do Projeto do Produto:
1. Conceituação de Projeto.
2. Noções sobre o PMI e PMBOK.
3. O Planejamento do Produto.
4. A Gestão de Programas de Produto.
5. A Metodologia dos 7 Marcos.
6. Atividade da Engenharia do Produto que suportam o programa.

_____________________________________________________________________________________

Lubrificantes e Lubrificação Automotiva
Dias 10 e 11 de dezembro, das 8h às 17h – SP


Carga Horária –16 horas

Instrutor - Eng. Gaston R. S. Schweizer

Ementa - Noções básicas sobre o petróleo, origem, exploração, processamento e produção de óleos lubrificantes.
-Características e tipos de óleos lubrificantes automotivos, viscosidade e multiviscosidade, tipos de bases ( minerais e sintéticos ).
-Tipos de aditivos utilizados na formulação dos lubrificantes automotivos.
-Lubrificantes e lubrificação para motores de combustão interna ciclo Otto e ciclo Diesel, classificações de serviço, especificações de desempenho, períodos de troca, problemas de formação de borra.
-Lubrificantes e lubrificação para sistemas de transmissão ( caixas de cambio, diferenciais e direções hidráulicas ) classificações de serviço, especificações de desempenho e períodos de troca.
-Especificações, desempenho e tipo dos Fluidos de Freio e Embreagem e dos aditivos para os Sistemas de Arrefecimento.
-Características, especificações, tipos e desempenho das Graxas Automotivas.
-Análise e interpretação de laudos de óleos e fluidos automotivos usados.
-Conceito de Lubrificação Integrada
Público Alvo - Profissionais de nível superior, técnico ou estudantes voltados às áreas de Manutenção, Reparação, Assistência Técnica, Oficinas Mecânicas, Controle de Qualidade e atividades ligadas aos lubrificantes e processos de lubrificação em todos os setores da Indústria Automotiva Brasileira.
_____________________________________________________________________________________
Análise de Riscos em Projetos
Dias 14 e 15 de dezembro, das 8h às 18h - SP


Carga Horária – 16 horas

Instrutor - Prof. Luiz Pedroso

Ementa - Nem sempre as boas intenções nas decisões tomadas durante a vida de um projeto são garantia de sucesso. A experiência mostra que um dos fatores mais críticos para o insucesso de um projeto é a falta do gerenciamento dos riscos e a não mitigação dos mesmos. Sem mitigar os riscos, freqüentemente um projeto caminha para ter sérios problemas no seu gerenciamento. “Se você não tem tempo ou recursos para mitigar os riscos agora, tenha certeza absoluta que você deverá ter tempo ou recursos para atacá-los quando se tornarem problemas”. Risco é um problema que ainda não ocorreu, portanto ainda temos chance de gerenciá-lo.
A vida dos gerentes de projetos está cada vez mais difícil. O crescimento na complexidade dos projetos com as exigências de custos cada vez menores e prazos mais curtos é uma constante nos tempos atuais, somando-se a isto a velocidade da evolução/mudança tecnológica que estamos experimentando, temos aí todos os ingredientes que tornam um projeto em uma verdadeira bomba relógio.
Este curso pretende dar uma visão geral de como as empresas estão tratando com os riscos em seus projetos dentro da ótica dos processos do PMI Project Management Institute.

Serão abordados os seguintes temas:
1. Análise de Decisão em Projetos
2. Expected Value – Teoria do Valor Esperado
3. Payoff Table
4. Árvore de Decisão
5. Simulação de Monte Carlo
6. Gerenciamento dos Riscos em Projetos e seus processos
Público Alvo - Gerentes nas áreas de informática, desenvolvimento de produtos, novas instalações e/ou ampliações, e pessoas envolvidas na área de projetos empresarial.

Os cursos serão realizados na sede da SAE BRASIL, em São Paulo, e em Piracicaba, conforme a programação, disponível no site www.saebrasil.org.br. Em São Paulo, o endereço é av. Paulista, 2073 – Edifício Horsa II – Cj. 1003 – 10º andar, e em Piracicaba, rua Bernardino de Campos, 588, Cidade Alta. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 115.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308