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12/11/2009
Encontro da SAE em Resende discutirá tendências da eletroeletrônica embarcada

No dia 13 de novembro são previstas atividades como palestras temáticas, fóruns, eventos estudantis e mostra de engenharia sobre o setor da mobilidade.

São Paulo, novembro de 2009 – Com o objetivo de discutir temas atuais da indústria automobilística, as tendências da eletroeletrônica embarcada em veículos e oferecer maior contato com as novas tecnologias aos futuros engenheiros e profissionais especializados no setor, acontece nesta sexta-feira, 13 de novembro, em Resende (RJ), o 2º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada & Mostra de Engenharia. Realizado pela Seção Regional do Rio de Janeiro, o encontro será composto por apresentação de ‘papers’, palestras temáticas, fóruns estudantis e mostra de engenharia, com a participação das principais indústrias do setor.

Destaque para a palestra “Os desafios da eletrônica embarcada na engenharia da mobilidade”, às 9h30, para a mesa-redonda sobre Sistemas de Rastreamento, às 16h30, com moderação do engenheiro da MAN Latin America, Mauro Simões e para a apresentação do trabalho técnico sobre diagnóstico de falha no sistema de controle de emissões de poluentes, às 15h.

Segundo Jacles Coelho, diretor geral do Colloquium, os veículos têm passado por grande evolução tecnológica, principalmente em relação às tecnologias de entretenimento e gerenciamento eletrônico de motores, dirigibilidade e segurança. “Hoje em dia, não conseguimos pensar a mecânica veicular, sem pensar na assistência dos sistemas eletrônicos, que está a serviço do usuário controlando o carro como um todo. Quando discutimos questões como a ‘estrada digital’, em que a direção é controlada por sistemas e não pelo motorista, a eletroeletrônica embarcada fica ainda mais em evidência”, afirma. “A eletroeletrônica embarcada ganha ainda mais importância dentro do setor automotivo atuando, entre outros assuntos, de maneira fundamental na diminuição de poluentes”, acrescenta.

Expositores – Ao todo serão apresentados seis trabalhos técnicos, considerados os melhores estudos do setor, como questões relacionadas à interferência eletromagnética, protocolos de comunicação e diagnóstico; uma mesa-redonda e duas palestras para discutir tendências futuras da eletroeletrônica embarcada, além de uma mostra de engenharia com produtos de oito empresas e minicursos voltados a universitários de engenharia.

Estudantes – Em paralelo ao evento principal, o Colloquium também trará um espaço voltado especialmente para os estudantes da área de engenharia. O encontro discutirá as soluções energéticas para as futuras tecnologias automotivas, às 11h, e ainda discutirá o modelo do carro de 2020 na apresentação “Tendências Tecnológicas na Indústria Automotiva – o Carro da Década de 2020”, às 14h.

“A cidade de Resende vem se transformando em um dos pólos da indústria automotiva no País, até já foram estabelecidos convênios com universidades locais para potencializar ainda mais o conhecimento no no setor. Com este encontro, temos a oportunidade de vislumbrar que a tecnologia brasileira está em linha com o que há de mais moderno nos países mais desenvolvidos”, adianta Jacles Coelho. “Esperamos atrair 150 profissionais e estudantes no encontro”, complementa.

O 2º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada e Mostra de Engenharia é uma realização da SAE BRASIL Seção Rio de Janeiro e acontece nas instalações da Associação Educacional Dom Bosco, estrada Resende Riachuelo, 2535, em Resende (RJ).

PROGRAMAÇÃO – Auditório Maria Joaquina Esteves
9h – Abertura – Jacles Coelho, diretor geral do Colloquium e Mithermayer Menabo, da MAN Latin America
9h30 – Os desafios da eletrônica na engenharia da mobilidade – com Paulo Alleo, diretor de Engenharia da MAN Latin America
11h – Paper 1: Análise da propagação de distúrbios de condutores eletromagnéticos por meio do sistema elétrico do veículo , com Julio Cesar Q. Silva, engenheiro da Fiat
11h30 – Paper 2: Simulação física de transmissão de sistema de dados de rádio FM em Câmara semi anecóica, com Kenedy M. G. Santos e outros representantes da FIAT
12h – Paper 3: Análises qualitativa e quantitativa da CISPR 25, com Kenedy Marconi G. Santos e outros representantes da FIAT
14h – Paper 4: Uma aproximação da validação entre tentativas físicas e simulação virtual aplicada na engenharia automotiva, com Cláudio Parreiras de Almeida, da Fiat
14h30 – Paper 5: UDS/ODX – aplicação e vantagens – Gustavo Meneghel, do IAV do Brasil.
15h – Paper 6: OBD para sistemas SCR usando sensor NOx - Leonardo de Oliveira Costa, do IAV do Brasil.
16h – Palestra técnica: Medições em fluidos através de sensores ultrassônicos – Uwe Knipper, gerente de produção de sensores da Hella KGaA Hueck &CO
16h30 – 4ª Seção (mesa-redonda) Rastreamento, com Marcos Fleming, da CEFTRU; Mithermayer Menabo, da MAN Latin América; Ricardo Costa, da Continental; Laurentino Leite, da Zatix; Leandro Faria Fernandes, da Autotrac e moderação de Mauro Simões, da MAN Latin America.


PROGRAMAÇÃO – Sala 320 – Ciclo de Palestras para estudantes
11h – Soluções energéticas para as futuras tecnologias automotivas – Nilton Ceolato, gerente de Engenharia de Produto da Johnson Controls
11h30 – Iluminação por Leds – A engenharia auxiliando o design – Renato Perrota, diretor executivo da Semcon/IVM Automotive
12h – Componentes eletrônicos de proteção para a aplicação automotiva – Alexandre Omote, engenheiro de vendas da Littelfuse da Amazônia.
14h – Tendências Tecnológicas na Indústria Automotiva – o Carro da Década de 2020 – Renato Perrotta, diretor executivo, e Fabrício Campos, gerente de Engenharia, ambos da Semcon/ IVM Automotive.
14h30 – Rastreamento – Contran 245 – Rodrigo Lopes, engenheiro de Desenvolvimento da MAN Latin America
15h – Sistemas e funções de injeção Diesel para Euro 5 – Nuno Machado, engenheiro de Desenvolvimento de Sistemas de Injeção Diesel, da Robert Bosch.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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