Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
06/11/2009
Estudantes levam 20 carros para Competição Fórmula SAE, em Americana

Competição de estudantes de engenharia será realizada de 6 a 8 de novembro, em Americana- SP e reúne vinte equipes ao todo

Vinte carros tipo Fórmula, projetados e construídos por estudantes de engenharia da Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além da Venezuela, chegarão nesta sexta-feira, 6 de novembro, no Campo de Prova da Goodyear, em Americana, SP, para a VI Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS. A competição segue até domingo (8) e visa aproximar os futuros engenheiros ao mundo do automobilismo por meio da concepção, desenvolvimento e construção de um carro de corrida.

Em Americana, os carros serão avaliados por especialistas da indústria, da concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) até a viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto). Além disso, enfrentarão provas dinâmicas, como de aceleração lateral, manobrabilidade e o enduro, que testa desempenho, resistência e consumo do veículo.

“A nossa participação vem completar o currículo da universidade e nos forçar ao um grande desenvolvimento profissional”, declara Arthur Moraes, capitão da equipe Fórmula UFPB, que marcará a estréia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na competição.

Cefet Minas - Thiago Barbosa Alvim, integrante da equipe Fórmula Cefast, do Centro Federal Educação Tecnológica (Cefet), Minas Gerais, afirma que a competição é uma excelente forma de ingressar no setor automotivo. “Minas Gerais é um pólo importante no desenvolvimento de tecnologia automobilística e as empresas têm necessidade de mão-de-obra especializada”, diz Alvim.

Quarta colocada na competição em 2008, a equipe Fórmula Cefast apostou em peças importadas na construção do carro, uso de solda “tig”, eletrônica embarcada e aplicação de treliças de aço. No sistema de suspensão e ignição, a equipe melhorou o desempenho do carro e investiu em soluções para evitar quebras nas provas dinâmicas.

Rio de Janeiro - A equipe Ícarus, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) disputará com carro 12 kg mais leve e bastante modificado. “Mudamos o módulo de injeção eletrônica que, aliado ao novo sistema de admissão, conseguiu melhorar desempenho do motor. Também alteramos a relação final de transmissão a fim de otimizar a prova de aceleração e, ainda, modificamos as relações no sistema de freio para diminuir a força exercida pelo piloto para travar as rodas”, diz Ricardo Paternoster Filho, capitão. “A equipe está muito unida e o carro com desempenho excelente, tudo indica que será o nosso melhor ano na competição. Pretendemos ganhar em consumo e custos”, afirma.

Além das equipes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraíba, a competição conta com a participação de 10 equipes de São Paulo, duas da Bahia e uma equipe da Venezuela. Em 2008, a competição teve 15 equipes inscritas.

Carros - Surgidos em 1978, nos EUA, os veículos Fórmula SAE possuem motores 4-tempos têm cilindrada máxima de 610 cm³ e a construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da associação www.saebrasil.org.br. Atualmente, as competições de carros Fórmula SAE são realizadas nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão, Austrália e no Brasil, que ingressou no circuito em 2004. A Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS visa fomentar a especialização técnica da engenharia da mobilidade brasileira.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca que as competições estudantis da associação impõem um rico desafio ao futuro engenheiro, porque envolvem desde o projeto e desenvolvimento do veículo até a realização de testes no protótipo. “Os estudantes trabalham em equipe não somente para conceber e elaborar o projeto, mas para construí-lo e colocá-lo em prova, sempre de acordo com o regulamento técnico da competição”, afirma Botelho. Segundo o executivo, esses quesitos ajudam o futuro profissional a chegar mais preparado ao mercado.


BAHIA
Faculdade Tecnológica Senai Cimatec – equipe Fast Track
UniBahia – equipe UniBahia FSAE
MINAS GERAIS
Centro Federal Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) – equipe Cefast
Universidade Federal de Minas Gerais – equipe Toronado
PARAÍBA - Universidade Federal da Paraíba – equipe Fórmula UFPB
PARANÁ - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - equipe UTFP Racing.
RIO DE JANEIRO
Centro Federal Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet) – equipe FSAE Cefet-RJ.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – equipe Ícarus
Universidade Federal Fluminense (UFF) – equipe Buffalo
SÃO PAULO
Centro Universitário da FEI – equipe Fórmula FEI
Escola de Engenharia de São Carlos da USP – equipe Solid Edge EESC-USP.
Escola Politécnica da USP (Poli USP) – equipe Poli Racing.
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – equipe V8.
Instituto Mauá de Tecnologia – equipe Mauá Racing.
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe FSAE Unicamp.
Universidade Estadual Paulista de Guaratinguetá (Unesp) – equipe Unesp Racing.
Universidade Paulista campus Ilha Solteira (Unip) – equipe Fênix Racing.
Universidade Paulista campus São Paulo (Unip SP) – equipe Fórmula Unip.
Universidade Paulista campus Sorocaba (Unip Sorocaba) – equipe Unip Racing.
VENEZUELA - La Universidad Del Zulia – equipe Formula SAE-LUZ.


VI Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS
Data - 6 a 8 de novembro de 2009
Local - Campo de Prova da Goodyear (rodovia Anhanguera, km 128), Americana, São Paulo.

Dia 6 (sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilt table e noise - das 9h às 16h;

Dia 7 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade (skidpad), auto cross - das 9h às 16h.

Dia 8 (domingo) – Enduro de Resistência - das 9h às 12h.
Aberto ao público a partir de sábado.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308