Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
03/11/2009
IQA agenda 3 novos cursos no ABC sobre Qualidade

Cursos serão realizados ainda neste ano e visam atender a necessidade de capacitação e treinamento voltado à qualidade para as empresas do setor na região

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação especializado no setor automotivo e acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido por Anfavea, Sindirepa, Sindipeças e outras entidades do setor, agenda três novos cursos que serão realizados em dezembro na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, em Santo André (SP). Com o lote, o IQA realizará seis cursos na região até o final do ano, voltados para o aprimoramento da qualidade nas empresas.

De acordo com Alexandre Xavier, gerente de Negócios e Marketing do IQA, os novos cursos foram desenvolvidos com base em pesquisas realizadas pelo Cestec (Centro de Serviços em Tecnologia e Inovação do Grande ABC) em junho deste ano com 500 empresas da região, que apontaram necessidade de treinamento em qualidade e maior capacitação profissional. “Alinhamos nosso portfólio com as necessidades da região apontadas na pesquisa e criamos novos cursos para atender por completo esta demanda”, ressalta o gerente, ao adiantar que outros 12 temas estão previstos na grade para 2010.

Entre os três temas para dezembro, dois são sobre meio ambiente, um deles “Interpretação e Leitura ISO 14001:2004”, de 8 a 10 de dezembro e ministrado pelo instrutor Fábio Bertolino. O curso, voltado para gerentes, coordenadores e outros profissionais responsáveis pela implementação do sistema de gestão ambiental, trará duas abordagens: discussão conceitual da ISO 14001:2004, apresentando as exigências da norma e a sequência do ciclo PDCA (planejamento, execução, verificação e consolidação); e auditorias para certificação.

“A ISO 14001:2004 não é obrigatória nas empresas que atuam na cadeia automobilística, mas algumas montadoras exigem que seus fornecedores sejam certificados porque a norma está diretamente relacionada com os aspectos e impactos ambientais”, ressalta o instrutor. Fábio Bertolino destaca outros benefícios de se conhecer e implantar a norma nas empresas, como a melhoria da imagem da organização, menor possibilidade de multas e intervenções, e preservação do meio ambiente.

Já no dia 17 de dezembro, Roberto Caldarola ministrará o curso “Conscientização ambiental”, sobre como criar aspectos motivacionais e de bem-estar no local de trabalho, por meio de práticas e iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável. Direcionado aos profissionais de RH e interessados na área, o curso apresentará conceitos de educação ambiental, normas internacionais, além de trazer uma abordagem prática sobre como criar e implementar projetos que tragam benefícios sociais e ecológicos, como manejo de plantas no ambiente de trabalho, coleta seletiva de lixo e planejamento de ambientes.

Qualidade – dia 16 de dezembro será realizado o curso ‘5S’, que propiciará uma visão conceitual e prática da filosofia japonesa de organização pessoal e de empresas. De acordo com Edson Barbosa, instrutor do curso, o conceito surgiu nos anos 50 no Japão, no pós-guerra, e auxiliou na reconstrução do país. “Demonstrou ser tão eficaz que as empresas o adotaram, sendo utilizado até hoje. É um processo educacional e de mudança de valores na empresa que visa construir base sólida para solucionar problemas ligados à qualidade, além de propiciar meios para implantar sistemas de gestão”, explica.

Além de explicar os 5S – senso de utilização, organização, limpeza, saúde, autodisciplina - o curso mostrará cases de sucesso e insucesso da aplicação da filosofia nas empresas, além de realizar em workshop para mostrar de forma prática a aplicação do conceito. “Com o 5S as empresas têm como resultado o desenvolvimento de ambiente mais saudável, com colaboradores mais motivados e com melhor rendimento”, explica o instrutor, ao ressaltar que, finalizada a implantação do 5S na empresa, é preciso um acompanhamento constante, para a manutenção dos resultados.

A programação dos cursos do IQA realizados na Agência pode ser acessada pelo website do Instituto (www.iqa.org.br). Os cursos realizados na Agência têm 10% de desconto. Mais informações pelo telefone (11) 5533-4545 ou (11) 4992-7352.

Cursos IQA para novembro e dezembro:

De 10 a 11 de novembro - MSA 3ª ed. Básico – Análise dos Sistemas de Medição - capacita os participantes a planejar e elaborar estudos de MSA conforme 3° edição e a preparar os alunos para avaliação eficaz dos Sistemas de Medição.

De 12 a 13 de novembro - PPAP 4ª ed. Avançado - Como gerenciar o processo de aprovação de novos produtos - propicia aos participantes uma visão gerencial sobre o PPAP e os prepara para identificar e prevenir erros ao longo do desenvolvimento do PPAP, além de demonstrar métodos de gerenciamento da equipe multidisciplinar ao longo do desenvolvimento do PPAP.

De 8 a 10 de dezembro – Interpretação e Leitura ISO 14001:2004 – conceitos da ISO 14001:2004 e sequência do ciclo PDCA ao sistema de gestão ambiental. (novo)

De 14 a 15 de dezembro - APQP 2ª edição - Básico - capacita a conhecer, aplicar, planejar e implantar o APQP na organização, bem como a avaliar o andamento dos APQP´s na empresa, elaborar Planos de Controle exigidos em vários elementos da ISOTS 16949:2002 e mostrar como o APQP pode atender aos requisitos 7.1 (Planejamento da Realização do Produto) e 7.3 (Projeto e Desenvolvimento) da ISO TS 16949:2002. Também promove a atualização da revisão proposta na 2ª edição do manual de APQP.

16 de dezembro – 5S - visão conceitual e prática do 5S, integrada ao conceito amplo de qualidade, centrado na aplicação dos sensos de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina. (novo)

17 de dezembro – Meio Ambiente – Conscientização Ambiental – capacita o desenvolvimento de ações motivacionais e de bem-estar no local de trabalho, por meio de práticas e conceitos associados ao meio ambiente. (novo)



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308