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 Release
03/11/2009
Estudantes de engenharia de SP e Paraná constroem 11 carros para Fórmula SAE


Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, que acontece entre 6 e 8 de novembro, em Americana, SP, reúne 20 equipes

Onze carros tipo Fórmula, projetados e construídos por estudantes de engenharia do Paraná e São Paulo, participarão nesta semana, de 6 a 8 de novembro, da VI Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, no Campo de Provas da Goodyear, em Americana, SP. A competição conta com 20 equipes inscritas, compostas por mais de 250 universitários, de instituições de ensino de seis Estados do País e da Venezuela. Em 2008 foram 15 equipes.

Em Americana, os carros serão avaliados por especialistas da área da mobilidade, da concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) até a viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto). Para isso, enfrentarão provas dinâmicas, como de aceleração lateral, manobrabilidade, e a mais esperada: o enduro, que testa desempenho, resistência e consumo. A equipe que alcançar a melhor pontuação na soma geral das provas poderá representar o Brasil na tradicional competição da SAE International, a Fórmula SAE Michigan, nos EUA, em 2010.

A equipe estreante UNIP Racing, da Universidade Paulista de Sorocaba, conta com 18 estudantes de Engenharia Mecatrônica. gEntendemos que o Projeto Fórmula SAE é a porta para muitos que querem trabalhar na indústria automotivah, acredita o capitão Evandro Pupim, que aposta no bom desempenho do carro na estréia da competição.

Título - Para a equipe Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, o objetivo é desafiante. gEstaremos em busca do título de tricampeão nacional, para representar de novo o Brasil lá forah, afirma Lucas Kira, capitão da equipe, com 20 estudantes. Este ano, a equipe conquistou a inédita 10ª colocação na competitiva Fórmula SAE Michigan, que reuniu 97 equipes também do Japão, Canadá, Venezuela, Coréia do Sul, Singapura, Áustria e EUA.

O carro da FEI está equipado com tecnologia que estreita a comunicação entre o piloto e o box, importante para o enduro. No box, a equipe passa informações para o piloto, que recebe os dados via fone de ouvido, acoplado no capacete. Movido a gasolina, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 3,4 segundos e atinge 160 km/h de velocidade máxima em sexta marcha.

Paraná - a equipe UTFP Racing, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, é a única do Estado e participará pela segunda vez. Para fazer face às dificuldades orçamentárias do ano, a equipe apostou em componentes já prontos, que facilitam a manutenção e reposição de peças em eventual falha. gMesmo assim fomos desafiados a fazer adaptaçõesh, diz Marco Massuchetto, capitão da equipe, com nove integrantes.

As principais apostas na construção do carro foram no aumento da rigidez torcional do chassi, para melhorar a estabilidade; implementação do sistema de injeção eletrônica, para o bom desempenho do motor; posicionamento do motor mais baixo e mais próximo do eixo traseiro, capaz de diminuir o centro de gravidade e melhorar a aderência da parte traseira do carro; modificação do sistema de direção, com objetivo de melhorar a manobrabilidade e substituição dos materiais utilizados no sistema de freio, para aumentar o desempenho de frenagem. O veículo possui chassi tubular em aço SAE 1020, suspensão independente nas quatro rodas com amortecedores horizontais, motor Honda de 600 cm3, câmbio sequencial de seis marchas e tração traseira.

Além das equipes de São Paulo e Paraná, a competição conta com a participação de três equipes do Rio de Janeiro, duas de Minas Gerais e duas da Bahia. O Estado da Paraíba (estreante) será representado por uma equipe, assim como a Venezuela.

Carros - Surgidos em 1978, nos EUA, os veículos Fórmula SAE possuem motores 4-tempos têm cilindrada máxima de 610 cm³ e a construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da associação www.saebrasil.org.br. Atualmente, as competições de carros Fórmula SAE são realizadas nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão, Austrália e no Brasil, que ingressou no circuito em 2004. A Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS visa fomentar a especialização técnica da engenharia da mobilidade brasileira.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca que as competições estudantis da associação impõem um rico desafio ao futuro engenheiro, porque envolvem desde o projeto e desenvolvimento do veículo até a realização de testes no protótipo. gOs estudantes trabalham em equipe não somente para conceber e elaborar o projeto, mas para construí-lo e colocá-lo em prova, sempre de acordo com o regulamento técnico da competiçãoh, afirma Botelho. Segundo o executivo, esses quesitos ajudam o futuro profissional a chegar mais preparado ao mercado.

RELAÇÃO DAS EQUIPES:

BAHIA
Faculdade Tecnológica Senai Cimatec – equipe Fast Track
UniBahia – equipe UniBahia FSAE
MINAS GERAIS
Centro Federal Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) – equipe Cefast
Universidade Federal de Minas Gerais – equipe Toronado
PARAÍBA - Universidade Federal da Paraíba – equipe Fórmula UFPB
PARANÁ - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - equipe UTFP Racing.
RIO DE JANEIRO
Centro Federal Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet) – equipe FSAE Cefet-RJ.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – equipe Ícarus
Universidade Federal Fluminense (UFF) – equipe Buffalo
SÃO PAULO
Centro Universitário da FEI – equipe Fórmula FEI
Escola de Engenharia de São Carlos da USP – equipe Solid Edge EESC-USP.
Escola Politécnica da USP (Poli USP) – equipe Poli Racing.
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – equipe V8.
Instituto Mauá de Tecnologia – equipe Mauá Racing.
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe FSAE Unicamp.
Universidade Estadual Paulista de Guaratinguetá (Unesp) – equipe Unesp Racing.
Universidade Paulista campus Ilha Solteira (Unip) – equipe Fênix Racing.
Universidade Paulista campus São Paulo (Unip SP) – equipe Fórmula Unip.
Universidade Paulista campus Sorocaba (Unip Sorocaba) – equipe Unip Racing.
VENEZUELA - La Universidad Del Zulia – equipe Formula SAE-LUZ.



VI Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS
Data - 6 a 8 de novembro de 2009
Local - Campo de Prova da Goodyear (rodovia Anhanguera, km 128), Americana, São Paulo.
 Dia 6 (sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilt table e noise - das 9h às 16h;
 Dia 7 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade (skidpad), auto cross - das 9h às 16h.
 Dia 8 (domingo) – Enduro de Resistência - das 9h às 12h.
Aberto ao público a partir de sábado.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000 / 11 7204 1921 / 11 9658 5828

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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