Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
27/10/2009
IQA irá atestar oficinas em SP para atendimento pré e pós-inspeção veicular ambiental

Oficinas cadastradas no Programa de Pré e Pós-Inspeção Veicular do Sindirepa-SP passarão por auditorias para atestar se estão aptas a realizar o diagnóstico ou reparo dos veículos de acordo com as exigências da inspeção veicular ambiental

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras organizações do setor, realizará auditorias em mais de 100 oficinas em São Paulo que integram o Programa de Seleção de Oficinas para Atendimento Pré e Pós-Inspeção Veicular Ambiental do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) para atestar se estão aptas a realizar o diagnóstico e reparo dos veículos de acordo com as exigências do Programa de Inspeção Veicular Ambiental. Lançado neste ano, o programa de seleção visa preparar e orientar as empresas de reparação de veículos a adotarem práticas e equipamentos necessários para realizar a pré ou pós-inspeção e também orientar os consumidores sobre quais estabelecimentos estão aptos a realizar estes serviços.

Na primeira fase do Programa, o Sindirepa-SP selecionou as oficinas localizadas no município de São Paulo que possuíam o equipamento analisador de gases, em conformidade com a lei (Resolução CONAMA nº7 de 31 de Agosto de 1993, que define diretrizes básicas e padrões de emissões para a realização do teste de emissão de poluentes) e também orientou sobre a capacitação dos profissionais para o manuseio do equipamento e reparo. Agora, estas oficinas que já estão cadastradas no programa passarão por auditorias do IQA.

De acordo com José Palacio, auditor do IQA, as oficinas devem atender alguns requisitos básicos para receber um atestado de capacitação. Além da obrigatoriedade do equipamento analisador de gases, homologado e aferido pelo Inmetro de acordo com as especificações do fabricante, a oficina deve ter profissionais treinados para efetuar a medição, comprovado por meio de certificado, pátio para efetuar o reparo e atender requisitos como iluminação adequada do estabelecimento, limpeza, piso nivelado, entre outros itens. “Iremos analisar se as oficinas estão aptas a realizar o diagnóstico ou reparo dos veículos de acordo com as exigências da inspeção veicular ambiental”, ressalta o auditor.

Outro ponto é que, de acordo com José Palacio, com a obrigatoriedade da Inspeção Veicular Ambiental para toda a frota do município de São Paulo a partir de 2010, haverá um aumento significativo de demanda nas oficinas, que devem estar preparadas para atender adequadamente o restante da frota.

Orientação – O programa também visa orientar o proprietário do veículo sobre os estabelecimentos competentes a realizar a pré ou pós-inspeção. “Assim, o consumidor pode optar por fazer uma manutenção preventiva antes de passar pela inspeção, o que lhe dá maior segurança de aprovação de seu veículo, ou ter aonde levar o carro para reparo no caso de reprovação”, informa o auditor.

Uma lista das oficinas credenciadas já está no site do Sindirepa (www.sindirepa-sp.org.br) para consulta do consumidor. A expectativa é que 400 oficinas só no município de São Paulo integrem o programa e recebam o atestado de qualidade do IQA. Já para a frota diesel, o Sindirepa também disponibiliza uma lista de oficinas que integram o Programa para a Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel (PMMVD), uma parceria feita há mais de cinco anos entre CETESB, IQA e o Sindirepa-SP para sistematizar a padronização dos serviços de regulagem de motores pela rede de reparação no Estado.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308