Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto na Volkswagen do Brasil, será o presidente do Congresso SAE BRASIL em 2010. O anúncio foi feito por Ricardo Reimer, presidente do Congresso SAE 2009, durante a cerimônia de encerramento da 18ª edição da segunda mais importante plataforma de engenharia da mobilidade do mundo, neste dia 8 de outubro, em São Paulo. Na oportunidade, estiveram presentes Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, Paulo Takeuchi, presidente da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares); Harro Burmann, presidente da Dana para a América do Sul; Andrew Brown Jr., diretor chefe de Tecnologia da Delphi Corporation e presidente da SAE International para 2010; e Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL.
Os dirigentes participaram do Painel dos Presidentes, onde apresentaram suas visões de modelo de gestão sustentável diante dos novos cenários da indústria automobilística. A inovação como fator essencial para o Brasil garantir a competitividade global deu o tom no painel.
Andrew Brown Jr. destacou que, para processos mais robustos, as empresas devem olhar as tendências globais e regionais e desenvolver soluções para atender estas necessidades. “Na indústria da mobilidade, as tendências apontam para maior segurança e conectividade nos veículos, além de tecnologias verdes, com combustíveis mais limpos”, disse o presidente da centenária SAE International.
Thomas Schmall apontou também para a mesma direção e aposta na motorização elétrica para os carros de amanhã. “O consumidor busca mais conforto, segurança e maior interatividade. A indústria tem de reduzir emissões de poluentes e gases de efeito estufa e o veículo elétrico se mostra uma solução neste sentido”, disse o presidente da Volkswagen do Brasil.
Balanço – Com 8,5 mil visitantes, o Congresso SAE BRASIL debateu desde o dia 6 a ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira’, em 16 painéis na ótica de veículos de passageiros e comerciais, manufatura, tecnologia da informação, gestão, educação, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e ferroviário.
O tema também pautou 123 apresentações técnicas (papers), sobre segurança, ergonomia, veículos, emissões, eletroeletrônica, manufatura, ensaios, meio ambiente, chassis/cabine, qualidade, produtividade, combustíveis e lubrificantes, suspensão, motores, tecnologia da informação, gestão, ruído, vibrações e outras áreas.
Na área de exposição, 65 empresas nacionais e internacionais, 15 delas inéditas, apresentaram ao Brasil seus últimos desenvolvimentos, a maioria não disponível ainda para o consumidor, mas que fará parte dos veículos de amanhã. Muitas tecnologias verdes para reduzir o consumo de combustível e emissões, novas propostas de aplicação de materiais naturais, além materiais como o alumínio, e novos desenvolvimentos que aumentam a interação do motorista com o veículo e proporcionam maior segurança deram o tom da exposição.
Dentre as novidades, foram apresentados novos sistemas de direção, sistemas híbridos-elétricos, caminhão elétrico, motores bicombustível diesel-etanol para veículos pesados, roda de plástico para motocicletas, quadros reconfiguráveis para automóveis, entre outras soluções.
“Tínhamos um grande desafio pela frente, que era a realização de um congresso vitorioso em um ano pouco animador. Vencemos o desafio e cumprimos nosso papel de levar inovação e conhecimento aos profissionais da engenharia brasileira e a toda a comunidade da mobilidade, técnicos, executivos e estudantes”, ressaltou o presidente do Congresso SAE 2009, o engenheiro Ricardo Reimer.
Copa do Mundo - Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, disse que o Congresso trouxe uma engenharia criativa de uma indústria madura, preparada para retomar o crescimento, e ressaltou essa oportunidade para o Brasil.
“Saímos da crise mais fortalecidos. O que vislumbramos agora é a possibilidade de um forte crescimento da economia e do setor com grandes projetos em andamento, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016, no País, que irão demandar grandes investimentos em infraestrutura. Temos aí o desafio de buscar soluções necessárias e inevitáveis para a nossa mobilidade nos diferentes modais, portanto um campo farto para desenvolver opções para atender estas necessidades”, ressaltou.
Tecnologias destaques – A Delphi, Iveco, Plascar e a Schaeffler foram laureadas como os destaques da exposição no quesito Inovação Tecnológica pela SAE BRASIL. A Delphi apresentou tecnologias que contribuem para o meio ambiente e trazem economia para o motorista, como o motor bicombustível diesel-etanol para veículos pesados, enquanto a Iveco expôs o Daily Elétrico, primeiro caminhão do Brasil movido à energia 100% limpa e renovável.
A Plascar apresentou novos desenvolvimentos em fibras naturais, desta vez de bananeira, na produção de peças de acabamento interno e externo de veículos, e também mostrou proposta de reaproveitamento de garrafas PET para carpete de carro.
O Grupo Schaeffler trouxe a Transmissão de Dupla Embreagem (DCT), composta por sistema de automatização e embreagem LuK e por rolamentos INA, que alia redução do consumo de combustível alcançada nas transmissões manuais, e o conforto das transmissões automáticas, entre outras novidades que diminuem também as emissões.
Melhores papers - Entre os 123 trabalhos técnicos apresentados, dois foram laureados pelo Comitê Técnico da SAE BRASIL. Na categoria nacional, o destaque de Melhor Paper foi o trabalho ‘Metodologia de Testes para Veículos Leves Híbridos (Gasolina/Eletricidade)’, de Fernando Elias de Freitas Fadel. Em reconhecimento, Fadel poderá apresentar seu trabalho no SAE World Congress, que será realizado em Detroit, EUA, em abril de 2010.
Na categoria internacional, o 'paper' eleito foi ‘Improvement of the Positioning of Dummy and Vehicle Parts During a Crash’ (melhoria no posicionamento do modelo e partes do veículo durante uma batida), de Andrés Aparicio. O autor poderá participar do Congresso SAE 2010.
Homenagens – Como todos os anos, a instituição homenageia uma personalidade que tenha prestado relevantes contribuições para a mobilidade do País. O Prêmio SAE BRASIL 2009 foi para Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil. Nove profissionais ligados também à mobilidade que se destacaram em suas áreas de atuação também foram homenageados. São eles:
Frederico Curado - presidente da Embraer, na categoria Aeroespacial.
Décio Del Débbio - gerente de Engenharia da Mercedes Benz do Brasil, na categoria Combustíveis e Emissões.
Júlio Fontana Neto - presidente da Rumo Logística, na categoria Ferroviário.
Fábio D´Amico - responsável pelas Operações da Planta da Fiat em Betim, na categoria Manufatura.
José Donizeti da Silva - diretor da Plascar, na categoria Materiais.
Otávio de Mattos Silvares - reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, na categoria Educação em Engenharia.
Rogério Vollet - gerente Global do Sistema de Carga Elétrica Veicular, da General Motors do Brasil, na categoria Eletroeletrônica.
Milton Lubraico – engenheiro-chefe de Desenvolvimento de Produto da Ford Brasil, na categoria Projeto de Produto.
Luiz Alberto Veiga – diretor da Área de Estilo da Volkswagen Mundial, na categoria Design.
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