Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/10/2009
Egon Feichter, da VW, presidirá o Congresso SAE BRASIL em 2010

Maior plataforma de engenharia da mobilidade do Hemisfério Sul encerrou nesta quinta-feira, dia 8, em São Paulo, com muitas novidades sobre as tecnologias verdes que farão parte do futuro da mobilidade

Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto na Volkswagen do Brasil, será o presidente do Congresso SAE BRASIL em 2010. O anúncio foi feito por Ricardo Reimer, presidente do Congresso SAE 2009, durante a cerimônia de encerramento da 18ª edição da segunda mais importante plataforma de engenharia da mobilidade do mundo, neste dia 8 de outubro, em São Paulo. Na oportunidade, estiveram presentes Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, Paulo Takeuchi, presidente da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares); Harro Burmann, presidente da Dana para a América do Sul; Andrew Brown Jr., diretor chefe de Tecnologia da Delphi Corporation e presidente da SAE International para 2010; e Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL.

Os dirigentes participaram do Painel dos Presidentes, onde apresentaram suas visões de modelo de gestão sustentável diante dos novos cenários da indústria automobilística. A inovação como fator essencial para o Brasil garantir a competitividade global deu o tom no painel.

Andrew Brown Jr. destacou que, para processos mais robustos, as empresas devem olhar as tendências globais e regionais e desenvolver soluções para atender estas necessidades. “Na indústria da mobilidade, as tendências apontam para maior segurança e conectividade nos veículos, além de tecnologias verdes, com combustíveis mais limpos”, disse o presidente da centenária SAE International.
Thomas Schmall apontou também para a mesma direção e aposta na motorização elétrica para os carros de amanhã. “O consumidor busca mais conforto, segurança e maior interatividade. A indústria tem de reduzir emissões de poluentes e gases de efeito estufa e o veículo elétrico se mostra uma solução neste sentido”, disse o presidente da Volkswagen do Brasil.

Balanço – Com 8,5 mil visitantes, o Congresso SAE BRASIL debateu desde o dia 6 a ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira’, em 16 painéis na ótica de veículos de passageiros e comerciais, manufatura, tecnologia da informação, gestão, educação, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e ferroviário.

O tema também pautou 123 apresentações técnicas (papers), sobre segurança, ergonomia, veículos, emissões, eletroeletrônica, manufatura, ensaios, meio ambiente, chassis/cabine, qualidade, produtividade, combustíveis e lubrificantes, suspensão, motores, tecnologia da informação, gestão, ruído, vibrações e outras áreas.

Na área de exposição, 65 empresas nacionais e internacionais, 15 delas inéditas, apresentaram ao Brasil seus últimos desenvolvimentos, a maioria não disponível ainda para o consumidor, mas que fará parte dos veículos de amanhã. Muitas tecnologias verdes para reduzir o consumo de combustível e emissões, novas propostas de aplicação de materiais naturais, além materiais como o alumínio, e novos desenvolvimentos que aumentam a interação do motorista com o veículo e proporcionam maior segurança deram o tom da exposição.

Dentre as novidades, foram apresentados novos sistemas de direção, sistemas híbridos-elétricos, caminhão elétrico, motores bicombustível diesel-etanol para veículos pesados, roda de plástico para motocicletas, quadros reconfiguráveis para automóveis, entre outras soluções.

“Tínhamos um grande desafio pela frente, que era a realização de um congresso vitorioso em um ano pouco animador. Vencemos o desafio e cumprimos nosso papel de levar inovação e conhecimento aos profissionais da engenharia brasileira e a toda a comunidade da mobilidade, técnicos, executivos e estudantes”, ressaltou o presidente do Congresso SAE 2009, o engenheiro Ricardo Reimer.

Copa do Mundo - Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, disse que o Congresso trouxe uma engenharia criativa de uma indústria madura, preparada para retomar o crescimento, e ressaltou essa oportunidade para o Brasil.

“Saímos da crise mais fortalecidos. O que vislumbramos agora é a possibilidade de um forte crescimento da economia e do setor com grandes projetos em andamento, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016, no País, que irão demandar grandes investimentos em infraestrutura. Temos aí o desafio de buscar soluções necessárias e inevitáveis para a nossa mobilidade nos diferentes modais, portanto um campo farto para desenvolver opções para atender estas necessidades”, ressaltou.

Tecnologias destaques – A Delphi, Iveco, Plascar e a Schaeffler foram laureadas como os destaques da exposição no quesito Inovação Tecnológica pela SAE BRASIL. A Delphi apresentou tecnologias que contribuem para o meio ambiente e trazem economia para o motorista, como o motor bicombustível diesel-etanol para veículos pesados, enquanto a Iveco expôs o Daily Elétrico, primeiro caminhão do Brasil movido à energia 100% limpa e renovável.

A Plascar apresentou novos desenvolvimentos em fibras naturais, desta vez de bananeira, na produção de peças de acabamento interno e externo de veículos, e também mostrou proposta de reaproveitamento de garrafas PET para carpete de carro.

O Grupo Schaeffler trouxe a Transmissão de Dupla Embreagem (DCT), composta por sistema de automatização e embreagem LuK e por rolamentos INA, que alia redução do consumo de combustível alcançada nas transmissões manuais, e o conforto das transmissões automáticas, entre outras novidades que diminuem também as emissões.

Melhores papers - Entre os 123 trabalhos técnicos apresentados, dois foram laureados pelo Comitê Técnico da SAE BRASIL. Na categoria nacional, o destaque de Melhor Paper foi o trabalho ‘Metodologia de Testes para Veículos Leves Híbridos (Gasolina/Eletricidade)’, de Fernando Elias de Freitas Fadel. Em reconhecimento, Fadel poderá apresentar seu trabalho no SAE World Congress, que será realizado em Detroit, EUA, em abril de 2010.
Na categoria internacional, o 'paper' eleito foi ‘Improvement of the Positioning of Dummy and Vehicle Parts During a Crash’ (melhoria no posicionamento do modelo e partes do veículo durante uma batida), de Andrés Aparicio. O autor poderá participar do Congresso SAE 2010.

Homenagens – Como todos os anos, a instituição homenageia uma personalidade que tenha prestado relevantes contribuições para a mobilidade do País. O Prêmio SAE BRASIL 2009 foi para Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil. Nove profissionais ligados também à mobilidade que se destacaram em suas áreas de atuação também foram homenageados. São eles:

Frederico Curado - presidente da Embraer, na categoria Aeroespacial.
Décio Del Débbio - gerente de Engenharia da Mercedes Benz do Brasil, na categoria Combustíveis e Emissões.
Júlio Fontana Neto - presidente da Rumo Logística, na categoria Ferroviário.
Fábio D´Amico - responsável pelas Operações da Planta da Fiat em Betim, na categoria Manufatura.
José Donizeti da Silva - diretor da Plascar, na categoria Materiais.
Otávio de Mattos Silvares - reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, na categoria Educação em Engenharia.
Rogério Vollet - gerente Global do Sistema de Carga Elétrica Veicular, da General Motors do Brasil, na categoria Eletroeletrônica.
Milton Lubraico – engenheiro-chefe de Desenvolvimento de Produto da Ford Brasil, na categoria Projeto de Produto.
Luiz Alberto Veiga – diretor da Área de Estilo da Volkswagen Mundial, na categoria Design.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921 – 9658-5828

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308