Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/10/2009
IQA apresenta norma ISO/TS 16949:2009 em português no Congresso SAE BRASIL 2009

O Instituto da Qualidade Automotiva detém o direito exclusivo de tradução da publicação em português

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, é um dos expositores do Congresso SAE BRASIL 2009, que será realizado até o dia 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. No estande, o IQA destaca a nova edição da norma ISO/TS 16949:2009, com lançamento em português previsto para o primeiro semestre de 2010. Esta especificação técnica é utilizada como referência pelos principais fabricantes automotivos para certificar e homologar empresas produtoras e fornecedoras do setor em todo o mundo.

Segundo Alexandre Xavier, gerente de Negócios e Marketing do IQA, a norma ISO/TS 16949 é uma importante ferramenta para as empresas melhorarem sua qualidade e reduzirem seus custos, frente ao atual cenário, que requer cada vez mais eficiência nos processos produtivos e na satisfação do cliente e do consumidor. “As empresas adaptadas às mudanças podem obter o certificado atualizado já nas próximas auditorias”, afirma Alexandre Xavier.

O IQA destaca também o processo de homologação, sua importância e como exportar dentro dos requisitos necessários para circulação de produtos fora do Brasil. O trabalho de homologação desenvolvido pelo IQA auxilia as empresas a exportar, ao dar apoio para que o produto seja aceito pelos organismos reguladores internacionais. Na área automotiva, o IQA se encarrega de organizar toda a documentação técnica para submeter o produto brasileiro à análise dos Organismos Notificados (Notified Bodies), incluindo testes, de acordo com a legislação de cada país ou região.

O IQA possui parcerias internacionais com organismos notificados, que facilitam as transmissões para a efetivação da homologação em outros países. Estes acordos permitem a identificação dos melhores laboratórios, incluindo a análise de amostras dos produtos e a entrega do certificado de homologação do produto para o cliente.

Segundo Alexandre Xavier, para exportar com segurança, não basta ter apenas um bom produto e compradores, mas prestar atenção às normas e legislações dos países alvos, que podem variar de acordo com a região. E para o negócio ser concluído com sucesso, é preciso que o produto atenda a todas as exigências dos organismos notificadores. “Nosso trabalho é auxiliar as empresas a obter sucesso nessas negociações”, diz Xavier.

Ainda no estande, o IQA disponibiliza informações gerais sobre toda a gama de serviços do Instituto, sinônimo de qualidade no Brasil. Entre os serviços, destaque para o calendário de cursos para 2009 e 2010, que já inclui o treinamento ISO/TS 16949:2009. Todos os cursos focados no setor automotivo.

18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Dias - 6 a 8 de outubro de 2009
Horários – dia 6 e 7 das 12h às 20h30; e dia 8 das 12h às 19h30
Onde - Expo Center Norte – Pavilhão Azul - Avenida José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, SP
Estande do IQA – número 7, próximo à entrada principal.
Informações sobre o Congresso – www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308