Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/10/2009
SAE BRASIL 2009 discute o projeto do primeiro ônibus movido a hidrogênio

Encontro, programado para amanhã, 8 de outubro, no Expo Center Norte, em SP, apresenta o atual estágio de implementação do ônibus movido a hidrogênio

O projeto do ônibus movido a hidrogênio terá um painel exclusivo no Congresso SAE BRASIL 2009, amanhã, 8 de outubro, a partir das 9h, no Expo Center Norte, em SP. Representantes do consórcio, formado por oito empresas nacionais e internacionais, responsáveis pelo fornecimento do primeiro protótipo e da estação de abastecimento de hidrogênio, estarão reunidos para debater o atual estágio de desenvolvimento do projeto no País.

Um dos convidados é Marcos Correia Lopes, engenheiro da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) e responsável pelo gerenciamento do Corredor Metropolitano ABD. Lopes falará sobre a aquisição, operação e manutenção de até cinco ônibus do projeto. Os veículos entrarão em testes ainda este ano no Corredor Metropolitano ABD, entre São Mateus e Jabaquara, na região metropolitana de São Paulo. “A EMTU/SP desenvolve política ambiental para promover o transporte metropolitano com sustentabilidade”, afirma Lopes.

Além do consórcio, o projeto conta com parceria do Ministério de Minas e Energia (MME), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Global Environmental Facility (GEF) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Mônica Saraiva Panik, gerente do projeto pelo consórcio e representante da EPRI International, apresentará o grupo de empresas, formado ainda pelas AES Eletropaulo, Ballard Power Systems, Hydrogenics, Marcopolo, Nucellsys, Petrobras Distribuidora, Tuttotrasporti e EPRI.

O painel ‘Ônibus a Célula a Combustível a Hidrogênio’ terá duas mesas-redondas, uma delas ‘O Chassi: a integração e o software, a carroceria e sua estrutura, e testes’, com os engenheiros gerentes do projeto, Sidney Gonçalves, da Tuttotrasporti; e Luis Roberto da Fonseca Ribeiro, da Marcopolo; além de Silvano Pozzi, diretor de Engenharia de Produto da Ballard; e Lázaro Azedo, engenheiro da Netz Engenharia.

A outra mesa-redonda, ‘Produção e Abastecimento de Hidrogênio’, abordará a estação de produção e abastecimento de hidrogênio, para uma operação livre de emissões de gás carbônico, segura e não-poluente. A mesa é composta por Demóstenes Barbosa da Silva, diretor de Gestão do Meio Ambiente e Créditos de Carbono da AES Eletropaulo; Alexandre Correia, engenheiro da BR Petrobras; e Marcos Correia Lopes

O potencial para tornar viável a substituição dos ônibus convencionais a diesel pelos movidos a células a combustível hidrogênio, em larga escala, também esta na pauta da segunda mesa.

Ferdinand Panik, gerente técnico do projeto pelo consórcio e engenheiro da EPRI International, participará do painel com apresentação sobre as próximas etapas do projeto e informações sobre célula a combustível no mundiao. Luso Ventura, diretor de Comissões Técnicas da SAE BRASIL, fará o trabalho de mediação do painel.

CONGRESSO - Com o tema ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira', o XVIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL expõe e debate os últimos desenvolvimentos da engenharia global e brasileira. Dirigido a engenheiros, executivos, consultores e acadêmicos do setor da mobilidade, o Congresso será realizado de 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em SP, sob o comando de Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler para a América do Sul.

Ao todo, o Congresso SAE BRASIL 2009 contará com 16 painéis temáticos, que reunirão opiniões de renomados especialistas do Brasil e do Exterior sobre as oportunidades e as vocações que a engenharia brasileira pode liderar para ocupar seu espaço no cenário global e como as empresas podem ser mais competitivas e sustentáveis. As apresentações vão abranger as áreas de veículos de passeio e comerciais, máquinas agrícolas e construção, duas rodas, ferroviária, aeroespacial, educação, manufatura, tecnologia da informação, além de dois painéis internacionais.

O Congresso SAE BRASIL 2009 apresentará, também, 129 trabalhos técnicos inéditos, preparados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades sobre veículos de passeio, comerciais, veículos fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário, entre outros.

Outra atração será a tradicional Mostra Tecnológica, que este ano contará com mais de 100 estandes com as últimas tecnologias e serviços desenvolvidos pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, afirma que o congresso, além de reunir as principais novidades e tendências tecnológicas da indústria da mobilidade, é palco de encontro de alto padrão técnico-científico. “Referência tecnológica para toda a comunidade de profissionais da indústria da mobilidade brasileira, o Congresso SAE BRASIL estimula a discussão temas da maior importância e promove ampla troca de experiência entre os participantes”, destaca Botelho.

Congresso SAE BRASIL 2009
Quando - 6 a 8 de outubro de 2009
Onde - Expo Center Norte – Pavilhão Azul - avenida José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo
Painéis sobre Caminhões e Ônibus – dia 8: ‘Ônibus à Célula a Combustível a Hidrogênio’, às 9h; e “Enquanto o Euro V não chega” às 13h30. Informações – www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Telefone (11) 4435-0000 / 7204 1921 / 9658 5828
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308