O projeto do ônibus movido a hidrogênio terá um painel exclusivo no Congresso SAE BRASIL 2009, amanhã, 8 de outubro, a partir das 9h, no Expo Center Norte, em SP. Representantes do consórcio, formado por oito empresas nacionais e internacionais, responsáveis pelo fornecimento do primeiro protótipo e da estação de abastecimento de hidrogênio, estarão reunidos para debater o atual estágio de desenvolvimento do projeto no País.
Um dos convidados é Marcos Correia Lopes, engenheiro da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) e responsável pelo gerenciamento do Corredor Metropolitano ABD. Lopes falará sobre a aquisição, operação e manutenção de até cinco ônibus do projeto. Os veículos entrarão em testes ainda este ano no Corredor Metropolitano ABD, entre São Mateus e Jabaquara, na região metropolitana de São Paulo. “A EMTU/SP desenvolve política ambiental para promover o transporte metropolitano com sustentabilidade”, afirma Lopes.
Além do consórcio, o projeto conta com parceria do Ministério de Minas e Energia (MME), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Global Environmental Facility (GEF) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Mônica Saraiva Panik, gerente do projeto pelo consórcio e representante da EPRI International, apresentará o grupo de empresas, formado ainda pelas AES Eletropaulo, Ballard Power Systems, Hydrogenics, Marcopolo, Nucellsys, Petrobras Distribuidora, Tuttotrasporti e EPRI.
O painel ‘Ônibus a Célula a Combustível a Hidrogênio’ terá duas mesas-redondas, uma delas ‘O Chassi: a integração e o software, a carroceria e sua estrutura, e testes’, com os engenheiros gerentes do projeto, Sidney Gonçalves, da Tuttotrasporti; e Luis Roberto da Fonseca Ribeiro, da Marcopolo; além de Silvano Pozzi, diretor de Engenharia de Produto da Ballard; e Lázaro Azedo, engenheiro da Netz Engenharia.
A outra mesa-redonda, ‘Produção e Abastecimento de Hidrogênio’, abordará a estação de produção e abastecimento de hidrogênio, para uma operação livre de emissões de gás carbônico, segura e não-poluente. A mesa é composta por Demóstenes Barbosa da Silva, diretor de Gestão do Meio Ambiente e Créditos de Carbono da AES Eletropaulo; Alexandre Correia, engenheiro da BR Petrobras; e Marcos Correia Lopes
O potencial para tornar viável a substituição dos ônibus convencionais a diesel pelos movidos a células a combustível hidrogênio, em larga escala, também esta na pauta da segunda mesa.
Ferdinand Panik, gerente técnico do projeto pelo consórcio e engenheiro da EPRI International, participará do painel com apresentação sobre as próximas etapas do projeto e informações sobre célula a combustível no mundiao. Luso Ventura, diretor de Comissões Técnicas da SAE BRASIL, fará o trabalho de mediação do painel.
CONGRESSO - Com o tema ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira', o XVIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL expõe e debate os últimos desenvolvimentos da engenharia global e brasileira. Dirigido a engenheiros, executivos, consultores e acadêmicos do setor da mobilidade, o Congresso será realizado de 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em SP, sob o comando de Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler para a América do Sul.
Ao todo, o Congresso SAE BRASIL 2009 contará com 16 painéis temáticos, que reunirão opiniões de renomados especialistas do Brasil e do Exterior sobre as oportunidades e as vocações que a engenharia brasileira pode liderar para ocupar seu espaço no cenário global e como as empresas podem ser mais competitivas e sustentáveis. As apresentações vão abranger as áreas de veículos de passeio e comerciais, máquinas agrícolas e construção, duas rodas, ferroviária, aeroespacial, educação, manufatura, tecnologia da informação, além de dois painéis internacionais.
O Congresso SAE BRASIL 2009 apresentará, também, 129 trabalhos técnicos inéditos, preparados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades sobre veículos de passeio, comerciais, veículos fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário, entre outros.
Outra atração será a tradicional Mostra Tecnológica, que este ano contará com mais de 100 estandes com as últimas tecnologias e serviços desenvolvidos pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento.
Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, afirma que o congresso, além de reunir as principais novidades e tendências tecnológicas da indústria da mobilidade, é palco de encontro de alto padrão técnico-científico. “Referência tecnológica para toda a comunidade de profissionais da indústria da mobilidade brasileira, o Congresso SAE BRASIL estimula a discussão temas da maior importância e promove ampla troca de experiência entre os participantes”, destaca Botelho.
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