Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
Para efetuar o credenciamento de imprensa,clique aqui. A credencial deve ser retirada no guichê de Imprensa, na entrada do Pavilhão.

 Release
05/10/2009
Congresso SAE BRASIL apresenta tecnologias do futuro na área da mobilidade

Palestrantes ilustres e as principais empresas do setor expõem tecnologias em seu estado da arte no maior evento da área da mobilidade do Hemisfério Sul, de 6 e 8 de outubro, em SP

Começa a 18ª edição do Congresso SAE BRASIL, o segundo mais importante encontro de engenharia da mobilidade do mundo, atrás do SAE World Congress and Exhibition, de Detroit, EUA. Com o tema ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira', o encontro expõe e debate os últimos desenvolvimentos da engenharia global e brasileira. São 8 mil m² de tecnologias e discussão sobre o futuro da mobilidade.


Dirigido a engenheiros, executivos, consultores e acadêmicos do setor da mobilidade, o SAE BRASIL 2009, realizado de 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, tem no comando o engenheiro Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler para a América do Sul.


Dezesseis painéis temáticos reúnem opiniões de renomados especialistas do Brasil e do Exterior sobre as oportunidades e as vocações que a engenharia brasileira pode liderar para ocupar o seu espaço no cenário global e como as empresas podem ser mais competitivas e sustentáveis.


Destaques - Dois painéis internacionais, com especialistas em powertrain, dias 7 e 8, abordam a propulsão elétrica partindo do veículo híbrido e também a economia global, os riscos e as oportunidades para a indústria automotiva diante dos impactos da crise econômica mundial.


Em educação, líderes trazem a visão de montadoras, sistemistas e do mundo sobre o novo perfil do profissional da mobilidade na era da sustentabilidade e da importância de se investir continuamente no aprimoramento técnico e acadêmico do engenheiro.


Diversidade - A integração da manufatura e a logística, com foco na gestão de estoques e na otimização dos fornecedores; a produção com retrabalho zero; a nanotecnologia na manufatura; multicombustível para o setor de duas rodas; projetos de novas aeronaves para reduzir o impacto ambiental; tecnologias para atender o Euro V; legislação de emissões para off-road; o trem-bala; nanotecnologia e novos materiais para automóveis, e muitos outros assuntos estão na programação. Na área de TI, uma simulação computadorizada permitirá os participantes a criarem, eles mesmos, um produto sustentável.


Exposição - Na Mostra de Engenharia, com 149 estandes, o visitante encontra tecnologias em seu estado da arte, de montadoras como Embraer, Fiat, Ford, General Motors, Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen Automóveis e Volkswagen Caminhões & Ônibus.


Entre outros expositores da cadeia haverá estandes da Aethra, AVL, BorgWarner, Bosch, Continental, Delphi, Eaton, Edag, Elring Klinger, FEV, Fiat Powetrain, Freudenberg Nok, Gerdau, Grupo Randon, GVS, Honeywell, Semcon/IVM, Magneti Marelli, MBB, Metal Schwarz, Multicorpos, MWM, National Instruments, Neumayer Tekfor, Netz, Plascar, Robtec, Saint Gobain, Sabó, Schaeffler, SKF, Usiminas e Visteon. Além destas, participam pela primeira vez a ABR, Applus Idiada, Fornos Jung, Indebras, Jtekt, Lord, Lubrizol, Mangels, Mecaplast, Omron e T-Systems.


Papers - O Congresso SAE BRASIL 2009 apresenta 129 trabalhos técnicos, desenvolvidos por engenheiros de indústrias e universidades, que serão apresentados com exclusividade. Os trabalhos abrangem temas como segurança e ergonomia, veículos, emissões, eletroeletrônica, manufatura, ensaios, meio ambiente, chassis/cabine, qualidade e produtividade, combustíveis e lubrificantes, suspensão, motores, tecnologia da informação, gestão, ruído, virações, entre outros. "A seleção de ‘papers’ é uma rica janela das muitas pesquisas que o setor vem fazendo em todos os campos da mobilidade", destaca o presidente do Congresso.


"O Congresso é uma rara oportunidade de interação e intercâmbio técnico de informação entre empresas e profissionais do setor, envolvidos com as últimas pesquisas, produtos, tecnologias e serviços. Também é uma excelente oportunidade para os estudantes conhecerem, na prática, o que é de fato a engenharia brasileira", adianta Ricardo Reimer, ao comentar que a expectativa é atrair 10 mil visitantes.




Confira abaixo a programação completa:


Fóruns e painéis - Congresso SAE BRASIL 2009
Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira



Dia 6 – terça-feira


ABERTURA DA EXPOSIÇÃO - às 9h30
PARA CONVIDADOS ESPECIAIS E IMPRENSA


CERIMÔNIA DE ABERTURA – Com Ivan Ramalho, ministro interino e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio; Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL; Andrew Brown Jr., presidente do SAE International 2010; Ricardo Reimer e Egon Feichter, presidente e vice-presidente do Congresso SAE BRASIL 2009, respectivamente. Auditórios Jaçanã 1 e 2, a partir das às 10h30.



Veículos de Passeio - INSPEÇÃO VEÍCULAR


O painel debaterá o programa de Inspeção Veicular Ambiental do município de São Paulo, os resultados obtidos, impactos técnicos nos veículos e na renovação da frota. Especialistas também falam sobre reciclabilidade dos veículos, destinação final, e como isso pode modificar o projeto de novos automóveis. Com Eduardo Rosin, diretor executivo da Controlar; Henry Joseph Junior, diretor de Meio Ambiente da Anfavea; José Aurélio Ramalho, diretor executivo de Operações da Cesvi Brasil; e Antonio Carlos Bento de Souza, conselheiro do Sindipeças e diretor do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Mediação jornalista Joel Leite. Auditórios Jaçanã 1 e 2, às 12h30.



Aeroespacial – PROJETO DE FUTURAS AERONAVES E SUSTENTABILIDADE


O projeto de futuras aeronaves sob a perspectiva da sustentabilidade, as novas arquiteturas de aviões e de instalação da motorização para maior eficiência aerodinâmica e redução de consumo e ruído externo. Painel também apresenta os novos sistemas de comunicação, navegação, controle e vigilância do espaço aéreo para otimização das trajetórias e redução do consumo de combustível. Com Isak Kruglianskas, diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP); Fernando Catalano, professor livre docente da Escola de Engenharia de São Carlos da USP; e Fernando Ranieri, diretor de Engenharia do Centro de Competência da Embraer. Mediador Paulo Tadeu Lourenção, coordenador de Projetos; e José Fernando David Farat, gerente sênior; ambos da Embraer. Auditório Vila Guilherme, às 12h30



Veículos de Passeio - TECNOLOGIA DE MATERIAIS

A aplicação de diferentes materiais e o uso crescente da nanotecnologia para redução de peso, consumo e emissões dos automóveis, além das tendências da nanotecnologia no setor, a evolução dos polímeros e materiais metálicos e as novidades sobre uso do alumínio. Com Peter Schulz, professor da Unicamp e autor do livro ‘A encruzilhada da nanotecnologia’; Hélio Wibeck, engenheiro e pesquisador da ABPol (Associação Brasileira de Polímeros); Ed Juarez Mendes Taiss, analista da Usiminas; e Ayrton Filleti, coordenador da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio). Mediação de Adriano Roberto de Lima, diretor da Altran, consultoria de tecnologia e inovação. – Auditórios Jaçanã 1 e 2, às 15h



Máquinas Agrícolas e de Construção – LEGISLAÇÃO DE EMISSÕES PARA VEÍCULOS FORA DE ESTRADA


O painel debaterá a viabilidade e a oportunidade de se implementar no Brasil a legislação de emissões para máquinas agrícolas e de movimentação de terra, inexistente no Brasil. Com Odirlei Ducatti, consultor de Marketing da Caterpillar; e Paulo Macedo, coordenador do Proconve/Promot – Ibama. Mediador: Vicente Pimenta, diretor do Comitê de Máquinas Agrícolas e de Construção do Congresso. - Auditório Vila Guilherme, às 15h.


Engenheiros-Chefe – PROJETOS X TEMPO X CUSTOS: DESAFIOS DA ENGENHARIA DA MOBILIDADE


A atualidade econômica requer iniciativas rápidas para desenvolvimento de materiais e produtos. Como ajustar o mercado no âmbito da qualidade, serviço e preço junto à competição global, que modifica tradicionais métodos de desenvolvimento. Com Egon Feichter, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen do Brasil; Robson Cotta, gerente de Desenvolvimento de Veículos – VLE Plataforma Small Cars de Engenharia de Produto da Fiat (a confirmar); Olivier Doutriaux, diretor de Engenharia da Renault; e Paulo Alleo, diretor de Engenharia da MAN Latin America. Mediação de José Luiz Albertin, diretor da Ryuma e de Pós-Graduação da SAE BRASIL. Auditórios Jaçanã 1 e 2, às 17h30.




Dia 7 – quarta-feira
Internacional – GLOBAL ECONOMY: WAYS TO OVERCOME THE BIG CRISIS


As mudanças no mercado global, os riscos e oportunidades para a indústria automotiva diante dos impactos da crise econômica mundial e a busca por ações inovadoras para superar as dificuldades e retomar o crescimento. Com Klaus Bohler, vice-presidente mundial de Vendas e Aplicações Sistemas Diesel da Bosch Alemanha; Volker Barth, executive partner da O’Horizons LLC, dos EUA; Bernd Wiedemann, conselheiro sênior do IAV GmbH (Ingenieurgesellschaft Auto und Verkehr); Paulo Cardamone, diretor da CSM Worldwide South América; Nils Tarnow, diretor da Management Engineeers do Brasil/Internacional Consultants; e Letícia Costa, vice-presidente da Booz & Company. Mediação de Peter Gierse, executivo da Mercedes Benz Vans, da Daimler AG, Alemanha e vice-diretor do Comitê Internacional do Congresso. Auditório Vila Guilherme, às 9h30.


TI – SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO: VENHA CONSTRUIR UM PRODUTO SUSTENTÁVEL


Com o auxílio da simulação computadorizada, os participantes do painel poderão construir um produto sustentável, utilizando conceitos como redução de custos e riscos, inovação, crescimento da empresa, meio ambiente, qualidade, concorrência e reputação. Com Antonio Dirceu de Miranda e Saionara de Assis, consultores da BMI (BankRisk Management Institute). Auditórios Jaçanã 1 e 2, às 12h30.


Ferroviário – POR QUE O TREM-BALA É NECESSÁRIO?


O Trem de Alta Velocidade (TAV) complementará a matriz de transporte de média a longa distância no Brasil, atualmente realizada pelos sistemas rodoviário e aéreo. Aspectos do traçado, demanda do trecho de cobertura, condições ambientais dos locais onde circulará o veículo e a oportunidade da sua implementação serão debatidos no painel. Com Paulo Sérgio Passos, secretário executivo do Ministério dos Transportes; e Bernardo Figueiredo, diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Mediação de Guilherme Quintella, presidente da empresa EDLP (Estação da Luz Participações) e diretor da UIC (Union Internationale des Chemins de Fer) no Brasil. Auditório Vila Guilherme, às 12h30.


Manufatura – INTEGRAÇÃO MANUFATURA-LOGÍSTICA COM FOCO GESTÃO DE ESTOQUES

A integração entre manufatura e logística na indústria automobilística é apontada como uma das soluções para a redução dos materiais em estoque, visando eliminar custos desnecessários. Diretores de manufatura falam sobre os desafios para a execução desta integração, de forma a garantir flexibilidade e confiabilidade de entrega. Com apresentação de cases. Com José Ricardo Chiarello, gerente executivo de Logística da Volkswagen; Fernando de Campos, diretor de Operações da Behr; e Carlos Panitz, gerente de Planejamento de Materiais e Logística da MWM. Mediação de Elcio Grassia, presidente da Supply Chain Council. Auditórios Jaçanã 1 e 2, às 15h.


Duas Rodas – MULTICOMBUSTIVEL – SOLUÇÕES, IMPACTOS AMBIENTAIS. VANTAGENS A CURTO PRAZO E DESAFIOS FUTUROS


Palestrantes apresentam tecnologias para diminuir o impacto das motocicletas no meio ambiente, como o sistema multicombustível e desenvolvimentos aplicados em componentes de motores. O painel apresenta balanço do Promot 3. Com Renato Ricardo Antonio Linke, gerente do Setor de Engenharia Automotiva e Certificação da Cetesb; Alfredo Guedes Junior, analista de Relações Públicas da Honda; e Luiz Antonio Segatti de Oliveira, chefe de Desenvolvimento de Produto da Schaeffler. Mediador: jornalista Cícero Lima. Auditório Vila Guilherme, às 15h


Manufatura – PRODUÇÃO COM RETRABALHO ZERO


Especialistas falam como reduzir custos sem afetar a produção, ao trazer uma abordagem sistêmica de ferramentas de otimização de processos como Lean Six-Sigma, DOE (delineamento de experimentos) e Shainin. Com Fernando Torrano Neto, Quality Engineer & Change Implementation Leader da Delphi Diesel Systems do Brasil; e Marcio Petitto, chefe de Fabricação da Bosch Gasoline Systems. Mediação: Sinval Dafre, diretor Instituto Six Sigma. Auditórios Jaçanã 1 e 2, às 17h


Manufatura – NANOTECNOLOGIA NA MANUFATURA


Casos práticos de aplicação industrial da nanotecnologia em processos de manufatura e as formas de organizar e manipular matéria em escala nano permitem processos mais limpos, leves, precisos e eficientes. Com Márcio Alexandre Pinheiro, químico de Desenvolvimento do Produto da Henkel Brasil; e Tarik Della Santina Mohallem, diretor de P&D da Nanum. Mediação: professor doutor Koiti Araki, do Instituto de Química da USP. Auditórios Jaçana 1 e 2, às 18h


Motorsport – TALENTO BRASILEIRO EM TODAS AS ÁREAS DO AUTOMOBILISMO


O painel visa aproximar a parcela da indústria da mobilidade, dedicada ao desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades logísticas, com a parcela dedicada à superação dos limites na interação entre o homem e a máquina, sempre na busca do desenvolvimento de soluções que aumentem a velocidade, resistência e segurança dos veículos em um ambiente de extrema competição. Com Gustavo Lehto, engenheiro da Stock Car, Rachel Loh, engenheira de dados da Stock Car; Rodrigo Chaves, gerente Powertrain da MAN (a confirmar); e o ex-piloto Titônio Massa. Mediador: Wagner Gonzalez, assessor da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Auditório vila Guilherme, às 17h30.




Dia 8 – quinta-feira
Internacional – GLOBAL ELECTRIC POWERTRAIN: CHANCES AND RISKS OF THE NEW TECHNOLOGIES


A implementação da propulsão elétrica partindo de um veículo hibrido, com análise sobre a viabilidade e riscos envolvidos, além das mais recentes tecnologias disponíveis no mundo. Com Ferdinand Panik, ex-diretor da Mercedes e professor-chefe do Departamento de Propulsões Alternativas da Universidade de Esslingen, na Alemanha; Thomas Schmidt, diretor Operacional de Transmissões para Veículos Comerciais da ZF; Marco Warth, doutor e chefe de Projetos da MAHLE International GmbH da Alemanha; Wolfgang Sczygiol, membro do board da ESG Electronik Systems GmbH; Gernot Spiegelberg, vice-presidente da Siemens AG Corporate Technology Alemanha; e Koos Zwaanenburg, chefe de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da ETAS Group (filiada à Bosch), divisão de Testes e Validação da Linha de Produtos para as Américas. Moderador Horst Bergmann, conselheiro para Veículos Comerciais da FEV Motorentechnik GmbH. Auditórios Jaçanã 1 e 2, às 9h30.


Caminhões e Ônibus – PRIMEIRO ÔNIBUS BRASILEIRO MOVIDO A HIDROGÊNIO


O debate é sobre o atual estágio de desenvolvimento do primeiro ônibus brasileiro a hidrogênio, equipado com células de combustível e que entrará em operação no Corredor Metropolitano ABD, região metropolitana de São Paulo. Com Monica Saraiva Panik, gerente do projeto pelo consórcio de empresas e engenheira da EPRI International; Ferdinand Panik, gerente técnico do projeto pelo consórcio, executivo da EPRI International; e Marcos Correia Lopes, engenheiro da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Mesa-redonda - ‘O Chassi - a integração e o software, a carroceria e sua estrutura e testes’, com Sidney Gonçalves, gerente de projeto e engenheiro da Tuttotransporti; Guido Bunzel, gerente do projeto e engenheiro da Nucellsys; José Luiz Goes, gerente do projeto e engenheiro da Marcopolo; Silvano Pozzi, diretor de Engenharia de Produto da Ballard; e Lázaro Azedo, engenheiro da Netz.

Mesa-redonda - ‘Produção e Abastecimento de Hidrogênio’, com Demóstenes Barbosa da Silva, diretor de Gestão do Meio Ambiente e Créditos de Carbono da AES Eletropaulo; Alexandre Correia, da BR Petrobras; e Salim Pirani, gerente do projeto e engenheiro da Hydrogenics. Mediador: Luso Ventura, diretor de Comissões Técnicas da SAE BRASIL. Auditórios Jaçanã 1 e 2, às 9h.


Caminhões e Ônibus – ENQUANTO EURO V NÃO CHEGA...


O Euro V, legislação ambiental para veículos diesel prevista para vigorar no Brasil em 2012, estabelecerá novos limites de emissão de poluentes, além de trazer uma série de modificações técnicas nos veículos pesados. Especialistas falam sobre o impacto econômico para o usuário, novas tecnologias para atender a legislação sobre emissões e medidas hoje existentes para a redução do impacto ambiental dos motores diesel. Com Décio Del Debbio, gerente de Projeto Estratégico, Nacionalização e Competitividade da Mercedes-Benz; Guilherme Wilson, gerente de Operações de Mobilidade Urbana da Fetranspor; e Márcio Schettino, coordenador do Programa de Inspeção Veicular da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo. Mediador: jornalista Roberto Queiroz. Auditórios Jaçanã 1 e 2, às 13h30


Educação – APRIMORAMENTO CONTÍNUO DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS


Especialistas em liderança falam no painel sobre o novo perfil do profissional da mobilidade na era da sustentabilidade e da importância de se investir continuamente no aprimoramento técnico e acadêmico do engenheiro. Com Arlene Heiderich, diretora de Recursos Humanos e Relações Corporativas para América Latina da Bosch; André Beer, ex-vice-presidente da General Motors e diretor da André Beer Consultoria e Associados; e Andrew Brown Jr., diretor executivo e diretor chefe de Tecnologia da Delphi Corporation e presidente da SAE International para 2010. Mediador: Pedro Manzano, diretor do Comitê Educação de Engenharia do Congresso. Auditório Vila Guilherme, às 13h30


Presidentes – OS MODELOS DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DIANTE DOS NOVOS CENÁRIOS

Em 2009, o cenário econômico mundial impôs inédito desafio aos dirigentes da indústria automotiva. Processos de fusão, mudanças de linhas de produtos, quedas de vendas nos mercados domésticos e nas exportações, e a consequente alteração nas metas, provocaram a necessidade de profunda readequação. Os presidentes debatem as lições aprendidas e as soluções inovadoras que mantiveram o Brasil fora do epicentro da crise financeira mundial. Também mostrarão como as empresas aqui instaladas preparam-se para o futuro e quais as novas prioridades. Com Thomas Schmall, presidente da Volkswagen no Brasil (a confirmar); Paulo Takeuchi, presidente da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares); Harro Burmann, presidente da Dana; e Andrew Brown Jr, executivo e diretor chefe de Tecnologia da Delphi Corporation e presidente da SAE International para 2010. Auditórios Jaçanã 1 e 2, às 16h.

As apresentações serão seguidas do PAINEL DE ENCERRAMENTO, com participação de Besaliel Botelho, presidente SAE BRASIL, Ricardo Reimer e Egon Feichter, presidente e vice-presidente do Congresso SAE BRASIL 2009, respectivamente. Na oportunidade, Ricardo Reimer apresenta um balanço do Congresso. Auditórios Jaçanã 1 e 2, às 18h.

VIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Quando - 6 a 8 de outubro de 2009
Horários – dia 6 das 9h30 às 19h30; dia 7 das 9h30 às 19h30; e dia 8 das 9h30 às 19h (apresentações de fóruns, painéis e papers)
Exposição – dias 6 e 7 das 12h às 20h30 e dia 8 das 12h às 19h30
Onde - Expo Center Norte – avenida José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo
Informações – www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921 – 9658-5828

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308