Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
Para efetuar o credenciamento de imprensa, clique aqui. A credencial deve ser retirada no guichê de Imprensa, na entrada do Pavilhão.

 Release
05/10/2009
Dica de pauta - SAE BRASIL 2009 abre amanhã com as tecnologias para o veículo do futuro

Abre amanhã, terça-feira (6) em São Paulo, no Expo Center Norte, o SAE BRASIL 2009, o mais importante evento de tecnologias engenheiros da mobilidade do Hemisfério Sul. Uma exposição com as principais empresas do setor automotivo traz os últimos desenvolvimentos, muitos nunca apresentados ao mercado.

Duas tendências aparecem muito fortes: a ambiental, junto com legislação de segurança, e a preferência do consumidor por maior comodidade e facilidade de direção. As novas tecnologias priorizam também a redução do consumo, segurança e interatividade com o usuário. O evento é da SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), formada por engenheiros.


Dicas de tecnologias que rendem imagens:

- Sistema Flex Terceira Geração - identifica o nível de emissão de poluentes do veículo e, caso esteja acima do permitido, uma luz no painel acende avisando o motorista. A inovação está preparada para atender à nova norma do IBAMA (instrução normativa 24), que torna obrigatório que 60% da frota de veículos, a partir de 2010, seja equipada com o sistema de diagnóstico de bordo.

- O Primeiro Motor bicombustível Diesel-Etanol para trator do Brasil - a tecnologia será apresentada durante o evento. Oferece redução de 40% no custo operacional e permite a utilização de um combustível renovável. Pode ser abastecido com 50% de etanol (álcool).

- Painel Reconfigurável – o painel do automóvel, totalmente digital, pode ser manuseado pelo condutor, permitindo sua configuração, como mudança de cores e a posição dos indicativos de temperatura da água do motor, velocímetro, nível de combustível, relógio, entre outros. A tecnologia ainda permite a visualização de imagens da parte traseira do veículo no painel, através de uma câmera instalada no carro.

- Painel de controle de baixo custo e imobilizador eletrônico – conjunto de tecnologias para sugerir carros de baixo custo no Brasil. O conjunto equipa o Tata Nano, o veículo indiano mais barato do mundo (US$ 2,5 mil). O imobilizador eletrônico é um sistema que reconhece a chave codificada do veículo, dificultando o roubo. As tecnologias serão expostas para atrair a atenção das montadoras como sugestão para produção de veículos a preços mais populares.

- Blue&Me Map – sistema integrado ao veículo que permite ao motorista, pelo comando de viva-voz, se comunicar com o GPS portátil via celular e até falar com outra pessoa ao mesmo tempo.

- MAPEC - central elétrica leva a eletrônica para os carros populares. Substitui uma série de equipamentos mecânicos, como fusíveis, relês e fios de cobre, por eletrônica embarcada. A tecnologia foi desenvolvida no Brasil e permite uma arquitetura de central elétrica a um custo acessível, com redução de 4% no custo do veículo, o que a torna atrativa para mercados emergentes.

- Programa Eletrônico de Estabilidade – próximo passo depois dos freios ABS em termos de segurança ativa. A tecnologia corrige automaticamente a trajetória do veículo, gerenciando a potência do motor.

- Compressor variável CVC – opção ecológica que integra o sistema de ar-condicionado e permite uma economia de 5 a 10% no consumo de combustível, quando comparados com compressores fixos. A tecnologia ganhou tamanho reduzido, o que contribui também para a redução do cosumo.

- Freio S Came 325x80mm – freio a ar para caminhões e ônibus entre 5 a 6 toneladas, que reduz desgaste e as paradas para manutenção.

- Primeira roda de plástico para moto – a roda, que será lançada no evento, é feita a partir de polímeros de alta performance, que permitem a redução do peso da roda, em comparação com modelos convencionais, de 30 a 50%. Também permite a liberdade de design, ou seja, a criação de formas arrojadas, desenhos, sem restrição de geometria. Outro ponto é que a roda pode ser reciclada e utilizada para outras aplicações na indústria. Além disso, absorve energia de impactos, sem quebrar, já que sua forma elástica, após uma colisão, volta ao formato original (dependerá do tipo de impacto).

- Start/Stop – o motor desliga enquanto o carro está parado, o que reduz em 8% a emissão de CO2 e consumo de combustível. A tecnologia ainda não é aplicada no Brasil.

Empresas também expõem investimentos em fibras naturais, como de bananeira, na produção de peças de acabamento interno e externo do veículo, e outros materiais. As montadoras GM, Ford, Mercedes-Benz, Volkswagen, Fiat também expõem seus últimos lançamentos.

Durante os três dias do evento, 16 painéis temáticos vão reunir grandes especialistas do Brasil e do Exterior para debater questões importantes relacionadas à mobilidade no País. É a maior plataforma de engenheiros do setor automotivo no Brasil.

18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Quando - 6 a 8 de outubro de 2009
Horários – dia 6 das 9h30 às 19h30; dia 7 das 12h às 20h30; e dia 8 das 12h às 19h30
Onde - Expo Center Norte Pavilhão Azul – avenida José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo
Informações – www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921 – 9658-5828

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308