Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
Para efetuar o credenciamento, clique aqui. A credencial deve ser retirada no guichê de Imprensa, na entrada do Pavilhão.

 Release
17/09/2009
Especialistas em liderança falam com o estudante no SAE BRASIL 2009

Painel Educação de Engenharia reunirá algumas das maiores autoridades em liderança na área da mobilidade, dia 8, no Expo Center Norte, em SP

O aprimoramento das competências profissionais do engenheiro é hoje vital para a indústria automobilística aumentar a sua competitividade e de forma sustentável. Para tratar do tema e indicar o novo perfil do profissional da área, o Congresso SAE BRASIL agendou para 8 de outubro, um painel com três especialistas no assunto: Andrew Brown Junior, diretor executivo e diretor chefe de Tecnologia da Delphi Corporation e presidente da SAE International para 2010; Arlene Heiderich, diretora de Recursos Humanos e Relações Corporativas para América Latina da Bosch; e André Beer, ex-vice-presidente da General Motos e diretor da André Beer Consultoria e Associados.

O painel começará às 13h30 do dia 8 de outubro, e faz parte do painel do Comitê Educação de Engenharia do Congresso SAE BRASIL, que será realizado de 6 a 8 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo.

Arlene Heiderich discorrerá o tema ‘O Profissional na Era da Sustentabilidade’, sobre os desafios que a engenharia automotiva enfrenta para desenvolver e aplicar soluções inovadoras e sustentáveis e também o perfil dos profissionais para atender a este novo cenário de grande competitividade para o Brasil.

Segundo Heiderich, não basta o profissional se atualizar com conhecimentos técnicos inerentes à função. “É preciso ir além, pensar e atuar de forma diferente, ter consciência coletiva e buscar inovações que melhorem a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente”, ressalta a diretora da Bosch. Na palestra, a executiva apresentará exemplos de sistemas e ferramentas de RH implementados pela empresa para promover o desenvolvimento dos colaboradores.

O aprimoramento contínuo, por meio de programas permanentes de desenvolvimento técnico e acadêmico, também será destacado por André Beer. Ex-vice-presidente da GM do Brasil, cargo que ocupou durante 18 anos, Beer falará sobre as necessidades de investir na capacitação dos profissionais que atuam no setor, para dar suporte ao crescimento sustentável da indústria automobilística.

Para André Beer, os programas deveriam ser primeiramente discutidos pelas indústrias quanto ao conteúdo, abrangência e meios de gerenciamento dos custos envolvidos, para que haja alinhamento das reais necessidades do mercado. “Isso é importante para dar sustentabilidade ao crescimento da indústria”, justifica o executivo.

Especialista em prover lideranças em inovação e tecnologia para ajudar a alcançar vantagem competitiva, Andrew Brown Junior representa a Delphi globalmente em fóruns no exterior sobre o assunto, incluindo o governo, agências reguladoras, clientes, parceiros de aliança, fornecedores e academia. Andrew Brown ministrará a palestra ‘A SAE International e seus Programas de Educação de Engenheiros’, criados para promover o aperfeiçoamento dos futuros engenheiros.

O painel contará, ainda, com apresentações dos três melhores ‘papers’ desenvolvidos por estudantes de engenharia no País, e faz parte de um grupo de 16 apresentações temáticas programadas para o XVIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL. Além de educação, os painéis abrangem as áreas de veículos de passeio e comerciais, duas rodas, manufatura, tecnologia da informação, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção e ferroviária.

O Congresso SAE BRASIL 2009 apresentará, ainda, 120 trabalhos técnicos inéditos, preparados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades sobre veículos de passeio, comerciais, veículos fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário, entre outros. Outra atração será tradicional Mostra Tecnológica, com exposição das últimas tecnologias e serviços desenvolvidos pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento.

O XVIII Congresso SAE BRASIL, o segundo mais importante encontro do gênero do mundo, após o SAE World Congress and Exhibition, está sob o comando de Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler, e ancorado no tema ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira'.

Ricardo Reimer afirma que o Congresso SAE BRASIL é a maior referência para o setor, como o grande aglutinador do conhecimento para os engenheiros e demais profissionais da mobilidade do Brasil. “Além de mostrar os últimos avanços da indústria da mobilidade internacional, apresentando tecnologia em seu estado da arte, o congresso é também uma grande oportunidade para se realizar ‘networking’ com a nata do conhecimento técnico do setor. É ainda uma forma muito eficaz de se atualizar tecnicamente por meio de fóruns, painéis e apresentações técnicas”, completa.

XVIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Quando - 6 a 8 de outubro de 2009
Horários – dia 6, das 10h30 às 20h30; dia 7 das 9h30 às 20h30; e dia 8, das 9h30 às 19h30.
Onde - Expo Center Norte – avenida José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo
Painel Educação de Engenharia – dia 8, às 13h30 - Informações – www.saebrasil.org.br




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308