Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/09/2009
Sustentabilidade na aviação estará em debate no Congresso SAE BRASIL

Painel Aeroespacial será realizado no dia 6 de outubro, às 12h30, e abordará as novas configurações dos aviões para redução de consumo e de ruído

O projeto de uma nova aeronave agora não apenas abrange o processo de manufatura, operação, manutenção e descarte do veículo. Hoje tem de considerar todos os aspectos relativos à sustentabilidade, que envolvem, de forma integrada, questões ambientais, sociais e econômicas do produto. O assunto será o foco do painel “Projeto de futuras aeronaves e o meio ambiente”, no dia 6 outubro, às 12h30, durante o Congresso SAE BRASIL 2009, em São Paulo.

No encontro, especialistas da indústria e universidade vão debater os desafios futuros do setor aeroespacial e apresentar as soluções da indústria que estão em desenvolvimento para aumentar a eficiência e reduzir o consumo das futuras aeronaves.

“Os aviões são veículos complexos e têm longa vida de operação, com até mais de 20 anos de uso. Por isso, é de extrema importância que os novos projetos sejam altamente sustentáveis, dado o impacto do produto no tocante ao meio ambiente, sociedade e economia. Precisamos debater o projeto de futuras aeronaves sob estas perspectivas”, destaca Paulo Lourenção, diretor do Comitê Aeroespacial do Congresso.

Um dos palestrantes será o professor doutor Isak Kruglianskas, diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), que falará sobre os desafios das organizações para se manterem competitivas, inovadoras e, ao mesmo tempo, sustentáveis. Engenheiro aeronáutico, Kruglianskas mostrará como desenvolver processo de inovação tecnológica sustentável e formular políticas para favorecer o aumento da competitividade. Kruglianskas ainda abordará análise do ciclo de vida dos produtos e o conceito de ‘ecodesign’ para o setor. O pesquisador é co-autor do livro recém-lançado ‘Gestão Socioambiental: Responsabilidade e Sustentabilidade do Negócio’.

Eficiência - Os desafios do setor para atender os novos requisitos globais que limitarão o ruído e as emissões de futuras aeronaves também estão na pauta. O tema será apresentado por Fernando Catalano, professor da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, que falará sobre as novas arquiteturas de aviões e de instalação da motorização que podem tornar as aeronaves mais eficientes, ao proporcionar maior eficácia aerodinâmica, redução de consumo de combustível e de ruído externo.

“Um dos desafios da indústria aeronáutica para evoluir com qualidade é desenvolver aviões mais silenciosos”, conta Lourenção, ao adiantar que um novo requisito de ruídos, estipulado pela Federal Aviation Administration (FAA), órgão regulador do setor aéreo dos Estados Unidos, está previsto para vigorar a partir de 2015.

Além das novas arquiteturas, o consumo de combustível também pode ser reduzido com a otimização da trajetória das aeronaves. Fernando Ranieri, diretor de Engenharia do Centro de Competência da Embraer, vai apresentar os novos sistemas de comunicação, navegação, controle e vigilância do espaço aéreo que permitem otimizar trajetórias. No painel, Ranieri também abordará os desafios da integração das aeronaves aos outros elementos do sistema: controle de tráfego, aeroporto e satélites.

O painel é um dos 16 eventos do XXVIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que será realizado de 6 a 8 de outubro, sob o comando do engenheiro Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler.

Os painéis e fóruns do Congresso cobrirão as áreas de veículos de passeio, comerciais e de duas rodas, educação, manufatura, tecnologia da informação, aeroespacial, ferroviário, máquinas agrícolas e de construção. Com o tema ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira', o Congresso SAE BRASIL 2009 terá, ainda, a apresentação de 120 trabalhos técnicos (papers) inéditos, de autores brasileiros e estrangeiros.

A tradicional exposição tecnológica do Congresso SAE BRASIL, com mais de 100 estandes, mostrará a última palavra em tecnologias e serviços desenvolvidos pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e do Exterior, contando com montadoras, sistemistas e demais empresas do setor.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca que o Congresso chega à maioridade consolidando seu papel como a mais importante vitrine da engenharia da mobilidade do América Latina. “Ao reunir as principais empresas do setor, com suas últimas inovações tecnológicas, e congregar os mais destacados ‘experts’ brasileiros e internacionais na discussão dos temas mais atuais da área, o Congresso SAE BRASIL firma-se como encontro de alto padrão técnico e científico proporcionando elevado valor agregado a seus participantes”, destaca Botelho.



XXVIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Quando - 6 a 8 de outubro de 2009
Onde - Expo Center Norte – avenida José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo
Painel Aeroespacial – dia 6, às 12h30 - informações – www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308