Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
11/09/2009
Visitante simulará produção de carro sustentável no Congresso SAE BRASIL

Painel de TI será realizado no dia 7 de outubro, em SP, e os participantes poderão construir um produto sustentável por meio de simulação

O painel é um dos 16 eventos do XXVIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que será realizado de 6 a 8 de outubro, sob o comando do engenheiro Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler.

Os painéis e fóruns do Congresso cobrirão as áreas de veículos de passeio, comerciais e de duas rodas, educação, manufatura, tecnologia da informação, aeroespacial, ferroviário, máquinas agrícolas e de construção. Com o tema ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira', o Congresso SAE BRASIL terá, ainda, a apresentação de 120 trabalhos técnicos (papers) inéditos, de autores brasileiros e estrangeiros.

A tradicional exposição tecnológica, com mais de 100 empresas, mostrará a última palavra em tecnologias e serviços desenvolvidos pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e do Exterior, contando com montadoras, sistemistas e demais empresas do setor.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca que o Congresso chega à maioridade consolidando seu papel como a mais importante vitrine da engenharia da mobilidade do América Latina. “Ao reunir as principais empresas do setor, com suas últimas inovações tecnológicas, e congregar os mais destacados ‘experts’ brasileiros e internacionais na discussão dos temas mais atuais da área, o Congresso SAE BRASIL firma-se como encontro do mais alto padrão técnico e científico proporcionando elevado valor agregado a seus participantes”, diz Botelho.
A tecnologia da informação já permite simular a aplicação da sustentabilidade em qualquer área da empresa. Uma sessão prática, com a produção de um veículo sustentável, está agendada para o dia 7 de outubro, às 12h30, com os visitantes do Congresso SAE BRASIL 2009, no Expo Center Norte, em São Paulo. Qualquer pessoa poderá participar do laboratório de sustentabilidade.

Em 90 minutos, o público terá oportunidade de aprender a gerir estrategicamente o lançamento de um carro num cenário repleto de desafios internos e externos, como redução de custos e riscos, inovação, crescimento, meio ambiente, qualidade, concorrência e reputação.

Na simulação de gestão estratégica, o ‘jogador’ poderá conversar em tempo real com os clientes, colaboradores, fornecedores, ONGs e outros públicos. A vivência faz parte do fórum ‘Simulação da Sustentabilidade’, organizado pelo Comitê Tecnologia de Informação do Congresso.

O fórum será apresentado por Antonio Dirceu de Miranda e Saionara de Assis, consultores da BMI (BankRisk Management Institute), que falarão sobre o modelo de negócios sustentáveis e a ferramenta ‘Green Transformation Lab’, a ser lançada no Congresso e que permite as empresas desenvolverem visão sistêmica de sustentabilidade aplicada à gestão estratégica.

Prática – Com o auxílio da simulação computadorizada, os participantes poderão realizar a montagem parcial do protótipo de um transportador de bolas de golfe (representam etapas do desenvolvimento do produto), aplicando conceitos da sustentabilidade. Divididos em equipes, os participantes realizarão teste do produto em uma pista montada na sala.

“As decisões tomadas durante a sessão permitirão o participante ter um profundo contato com o tema gestão empresarial e inserir a sustentabilidade no DNA da organização”, adianta o engenheiro Sérgio Savane, diretor do comitê. A BMI é parceira do norte-americano Realia Group, detentor do ‘Green Transformation Lab’, tecnologia desenvolvida em conjunto com o professor Stuart Hart, especialista em sustentabilidade e autor do best-seller ‘Capitalismo na Encruzilhada’, cuja introdução é assinada por Al Gore.

Savane conta que, às vezes, a sustentabilidade é entendida como questão ambiental ou de responsabilidade social, e com isso seja alvo do marketing institucional. “Ela também abrange o lado negócio, questão financeira e produtos fabricados. Agora, a TI vem simular negócios sustentáveis, em estratégias que focam negociações, viabilidade econômica, desenvolvimento de produtos e visão integrada gerencial”, diz.


XXVIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Quando - 6 a 8 de outubro de 2009
Onde - Expo Center Norte – avenida José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo
Painel de TI – dia 7, às 12h30 - Informações – www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308