Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/09/2009
Transporte sustentável também é sobre trilhos

Por Vicente Abate*

Há algum tempo não se ouve falar que o Brasil é o país do futuro e celeiro do mundo. A afirmativa, porém, ainda é verdadeira e já passou a hora de transformar isso em realidade e vantagem competitiva. E isso é impossível sem um sistema de transporte sustentável. No Brasil, o modelo construído foi baseado numa matriz essencialmente rodoviária, no transporte de passageiro e no de carga, que precisa tornar-se mais equilibrada, dando espaço também para outros modais. Na área de carga, se a velha afirmativa ainda vale, como o celeiro do mundo irá escoar a sua produção?

O Brasil conta hoje com 29 mil km de linhas para carga, enquanto a Alemanha, que tem o tamanho do Estado de São Paulo, possui 36 mil km. Faltam aqui ferrovias e portos mais aparelhados para o escoamento da produção. É fato que o Brasil tem avançado, com a eficiência já demonstrada pelas concessionárias ferroviárias de carga e com a execução de importantes obras, como a Ferrovia Norte-Sul, a Transnordestina, entre outras. Mas precisamos de muito mais.

Apesar de o trem ser modal antigo na história do transporte, hoje é a solução para o problema da mobilidade urbana, que afeta muitas cidades. Londres, que irá sediar a próxima Olimpíada, promete oferecer os Jogos mais sustentáveis do mundo, incluindo aí o transporte. A meta é que 100% dos espectadores cheguem aos ginásios, arenas e estádios por transporte público: trens, metrôs e ônibus. O Brasil, que sediará a Copa do Mundo de 2014, precisa acelerar seus projetos, pois o tempo já começa a ficar exíguo.

É certo que o Brasil já deu importantes passos para a melhoria e expansão deste modal. O governo de São Paulo, por exemplo, destinou R$ 20 bilhões ao seu ‘Plano de Expansão’, para a compra de 60 trens para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e 47 para o Metrô. Entre carros novos e reformados serão cerca de 2 mil, além da ampliação do Metrô e da revitalização das linhas da CPTM, entre outros projetos, como os Expressos Aeroporto e Tiradentes e o VLT de Santos a São Vicente. A prefeitura também investiu no sistema metro-ferroviário com aporte de R$1 bi.

Todas as outras subsedes, como Rio de Janeiro, Brasília e cidades do Nordeste também estão adquirindo trens para seus projetos de expansão.

No transporte de média distância, em trechos de 200 a 1.000 km, não há dúvidas de que a solução passa pelos trilhos, com a adoção de um ou mais tipos de veículos já disponíveis. O trem de alta velocidade, o TAV, é uma delas. O modelo opera com grande eficiência, com resposta energética nove vezes maior que a do avião e quatro vezes superior à do carro. Além disso, o TAV ocupa, em termos de largura da via, um terço da área necessária para a rodovia e transporta até 360 mil passageiros por dia. É a solução ideal para distâncias como São Paulo-Rio, São Paulo-Curitiba e São Paulo-Belo Horizonte. Na Europa, onde o TAV está presente em muitos países, é possível morar em um e trabalhar em outro. Então, por que não morar no Rio e trabalhar em São Paulo?

Já o VLT, veículo leve sobre trilhos, de média capacidade, é ideal para ligar os bairros às linhas principais do metrô e trens de subúrbio, porque o custo é cerca de três vezes menor que o ônibus. O VLT é empregado com sucesso em várias cidades da Ásia e da Europa, como em Montpellier, na França. Na cidade de 400 mil habitantes, duas linhas de VLT transportam 185 mil passageiros por dia. No Brasil, várias cidades comportam este transporte, sendo possível, em alguns casos, o aproveitamento de antigas linhas de carga desativadas, que atravessam cidades.

Ademais, todas essas soluções de transporte devem ser acompanhadas de reurbanização. Bogotá, na Colômbia, possui metrô, corredores exclusivos para ônibus e ciclovias, todos integrados com grandes áreas verdes dentro de uma cidade antiga, que tinha trânsito caótico.

No Brasil, o futuro bate à nossa porta. Teremos uma Copa do Mundo em 2014 e talvez uma Olimpíada em 2016. Logo, modalidades eficazes de transporte de passageiros deverão ser adotadas, como o TAV, que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Essas oportunidades precisam, no entanto, ser discutidas. Por isso, o TAV e o VLT serão assuntos do Comitê Ferroviário, dia 7 de outubro, no Congresso SAE BRASIL, em São Paulo. Vamos debater essas novas modalidades e buscar soluções para melhorar o sistema de transporte e a mobilidade do brasileiro.



*Vicente Abate é diretor do Comitê Ferroviário do Congresso SAE BRASIL 2009



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308