Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
11/09/2009
Simpósio SAE BRASIL de Testes e simulações será nesta segunda-feira (14)

Simpósio reunirá, em SP, especialistas para discutir opções sofisticadas e econômicas para elevar a competitividade da indústria automotiva brasileira

Com a competição intensa na indústria automotiva, acirrada ainda mais pela crise financeira mundial, os testes e simulações ganharam importância decisiva no desenvolvimento de projetos, acelerando a tomada de decisões, otimização e resultados finais. Por isso, a SAE BRASIL organizou um encontro de especialistas no assunto. O Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações: Garantia de Competitividade no Setor Automotivo, será no dia 14 de setembro, no Centro de Convenções Milenium, em SP (rua Doutor Bacelar, 1043).

O objetivo será mostrar como a engenharia brasileira avança no campo de testes e simulações, com a promoção de trabalho colaborativo, implantação de centros de realidade virtual e ferramentas sofisticadas, que avaliam toda a vida útil do produto.

Nilton Monteiro, gerente do Campo de Provas da Ford em Tatuí, SP, abrirá o ciclo de palestras com apresentação da experiência em testes e simulações da montadora para aumentar sua competitividade. Na área de caminhões e ônibus, Paulo Alleo, diretor de Engenharia da MAN Latin America, contará a experiência também da companhia na área.

A Fiat é outra convidada para mostrar o avanço de seu Polo de Desenvolvimento, em Betim, MG, que recebe sucessivos aportes no aperfeiçoamento de sua estrutura, visando o desenvolvimento de tecnologias e produtos e o aumento da competitividade.

Renato Maracini, coordenador de Produto, Acústica e Vibração da PSA Peugeot Citröen para o Mercosul, apresentará no simpósio os desafios em testes e simulações na Peugeot Citroën.

Edson Orikassa, gerente de Homologação da Toyota, e Reinaldo Muratori, diretor de Planejamento da Mitsubishi, vão contar como estão o desenvolvimento e a homologação de componentes em suas empresas.

Fornecedores - A LMS, uma das gigantes mundiais em ferramentas de testes e simulações, será representada por Paul Weal, diretor de Serviços Internacionais, que discorrerá sobre os testes e simulações praticados no mundo, a fim de globalizar experiências e dar uma visão geral de práticas realizadas em diferentes lugares.

O papel dos fornecedores de serviços nesta área será apresentado pela Smarttech, que fará a palestra “Determinação de Sinal de Excitação de Pista em Veículos Ferroviários”, com André Oliveira, gerente de Serviços, e Gabriel Gueler, diretor tecnológico, ambos da empresa.

A experiência da FPT Powertrain Technologies na calibração de motores será apresentada por Flavio Flish, responsável por Engenharia de Aplicação da FPT, durante a palestra ‘A simulação na Calibração de Motores’.

Os cenários e tendências no setor, estratégias no desenvolvimento de produtos, testes e simulações serão analisados por Álvaro Costa Neto, diretor da Multicorpos. Já Paulo Oliveira, gerente regional de negócios da Siemens PLM, irá abordar as técnicas avançadas utilizadas em testes e simulações, com softwares na área de PLM, colaboração e inovação. Para encerrar o simpósio, Roberto Ramos, gerente geral da GM, apresentará as inovações na área de projetos envolvendo simulações e o avanço na engenharia do produto da General Motors do Brasil.

Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL, afirma que estes encontros da associação promovem importantes debates sobre as inovações tecnológicas e as tendências do setor, ao abordar temas de grande interesse da comunidade de engenharia. “Os simpósios da SAE são importante meio para disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade e promover o 'networking'”, diz.

As inscrições para o simpósio estão abertas e devem ser feitas pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 106. Mais informações no site www.saebrasil.org.br. Confira a programação:

8h30 – Abertura

8h40 - Testes e simulações para Ganhar Competitividade
, com Nilton Monteiro, gerente do Campo de Provas de Tatuí.

9h20 - Testes e Simulações na Volksvagen CO, com Paulo Alleo, diretor de Engenharia da MAN.

10h – Testes e Simulações: Uma Visão Global (em inglês), com Paul Weal, LMS International Services Business Development Director.

11h10 – O Avanço do Centro de Tecnologia da Fiat, a definir.

11h50 –Testes e Simulações na PSA Peugeot Citröen, Renato Maracini, coordenador de produto, acústica e vibração da PSA Peugeot Citröen para o Mercosul.

12h20 – Homologação de Produtos Automotivos, com Edson Orikassa, gerente de homologação da Toyota; e Reinaldo Muratori, diretor de Planejamento da Mitsubishi.

14h30 – O Papel dos Fornecedores de Serviços, com a Smarttech.

14h50 – Palestra Técnica. Determinação de Sinal de Excitação de Pista em Veículos Ferroviários, com André de Oliveira, gerente de Serviços; e Gabriel Gueler, diretor tecnológico, ambos da Smarttech.

15h10 – A Simulações na Calibração de Motores, com Flavio Flish, Engenheiro de Aplicação da FPT Powertrain Technologies.

15h30 – Estratégias no Desenvolvimento de Produtos, Testes e Simulações, com Álvaro Costa Neto, diretor da Multicorpos.

16h30 – Softwares na Área de PLM – Colaboração e Inovação, com a Siemens PLM.

17h - Avanço da Simulação na Engenharia do produto da GMB, com Roberto Ramos, sênior manager da GM LAAM.




Mais informações à imprensa:
Telefones (11) 4435-0000 / 7204-1921
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308