Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
28/08/2009
FPT avalia cenários para mercado de motores em simpósio da SAE, segunda-feira

Empresa do Grupo Fiat também apresentará nova tecnologia de propulsão, durante encontro que reunirá importantes dirigentes da indústria

Os novos cenários para o mercado de motores automotivos serão analisados por Lucio Bernard, diretor do Centro de Pesquisa e Tecnologia da FPT Powertrain Technologies na Itália, durante o Simpósio SAE BRASIL Tendências e Inovação, agendado para esta segunda-feira, 31 de agosto, em São Paulo, no Hotel Sheraton WTC (avenida Nações Unidas, 12.559, Brooklin).

Responsável pelas iniciativas em inovação na área de powertrain, o executivo é um dos principais especialistas do mundo em tecnologia de propulsão e apresentará também uma novidade que pode revolucionar o segmento: o sistema MultiAir para motores Otto.

Segundo João Irineu Medeiros, diretor de engenharia da FPT no Brasil, o MultiAir representa para o ciclo Otto algo similar ao que o common rail significou para o motor a Diesel. Medeiros destaca, ainda, que coube ao próprio Grupo Fiat, ao qual pertence a FPT, o desenvolvimento do common rail.

Inovação - O MultiAir é um sistema eletro-hidráulico de válvulas de motor, já utilizado pela marca na Europa, que faz o controle dinâmico e direto de ar e combustão cilindro a cilindro, e explosão por explosão. A tecnologia pode ser aplicada a todos os motores a gasolina e tem potencial para propulsores diesel. A nova tecnologia também permite um ganho de 10% de potência máxima, aumento de 15% do torque em baixas rotações e redução de 10% a 25% no consumo.

Franco Ciranni, diretor superintendente da FPT para o Mercosul, fará a introdução à palestra de Bernard e apresentará as iniciativas da empresa na região. A FPT comprou a fábrica de motores da Tritec, no Paraná, e prepara o lançamento de novos produtos.

Além de Lucio Bernard, outros executivos influentes vão contar no simpósio como se preparam para inovar e sobreviver no ambiente altamente competitivo da indústria automobilística. Entre os convidados estão Cledorvino Belini, presidente do Grupo Fiat no País; Marcos de Oliveira, presidente da Ford; Roberto Cortes, presidente da MAN para a América Latina; Jackson Schneider, presidente da Anfavea; Guido Vildozo, diretor da IHS Global Insight; e Paulo Butori, presidente do Sindipeças, entre outros.

Transmissão ao vivo - No simpósio, a SAE BRASIL inaugurará a transmissão ao vivo de encontros técnicos, por meio da tecnologia streaming de vídeo, na qual as imagens das apresentações poderão ser visualizadas pelo computador, juntamente com os slides das apresentações. Além disso, o sistema permitirá interação com os palestrantes e debatedores, por meio de chat. A iniciativa da SAE BRASIL, que utiliza os recursos da Automotive Business, visa facilitar o acesso dos profissionais do setor ao conteúdo dos simpósios.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca que os simpósios da associação trazem à discussão temas de grande relevância para o desenvolvimento da cadeia automotiva brasileira. “Além do conteúdo, a qualidade dos convidados, em suas respectivas áreas de atuação, revela a contribuição da SAE BRASIL para o desenvolvimento contínuo dos profissionais da área”, afirma o executivo, ao acrescentar que os eventos realizados pela entidade reúnem os expoentes da área para apresentar suas visões sobre a engenharia global.

As inscrições para o simpósio estão abertas e devem ser feitas pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 106. Mais informações na website www.saebrasil.org.br. Informações e adesões para receber a transmissão ao vivo do simpósio pelos telefones (11) 5535-8661 ou (11) 5535-8662, na Automotive Business. Confira a programação:



8h30 – Abertura
, com Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL.
8h45 - O Desafio da Retomada na Indústria Automobilística - com Cledorvino Belini, presidente da Fiat.
9h30 - Realinhando a Cadeia de Suprimentos Global - com André M. Carioba, vice-presidente sênior da AGCO Corp. para América do Sul; Letícia Costa, vice-presidente da Booz & Company; Paulo Butori, presidente do Sindipeças; e Vagner Galeote, diretor de Compras da Ford.
10h50 - O Avanço do Brasil no Mercado de Caminhões - com Roberto Cortes, presidente da MAN Latin América.
11h35 - O Brasil no Novo Cenário Automotivo Mundial - com Jackson Schneider, presidente da Anfavea.
14h - A Engenharia Brasileira Competirá Globalmente? - com Milton Lubraico, engenheiro-chefe de Desenvolvimento de Produto da Ford Brasil; Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM LAAM; e Renato Mastrobuono, diretor de Engenharia da Iveco.
15h - Global Trends and New Plataforms - com Guido Vildozo, diretor da IHS Global Insight.
16h20 - Trends & Technologies: Future Powertrains - com Lucio Bernard, diretor do Centro de Pesquisa e Tecnologia da FPT Powertrain Technologies na Itália, com abertura de Franco Ciranni, superintendente da FPT Powertrain Technologies Mercosul.
17h10 - Inovação para Reinventar a Indústria Automobilística - com Marcos de Oliveira, presidente da Ford Mercosul.





Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308