Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
31/08/2009
IQA tem nova diretoria executiva e conselho

São 32 dirigentes que representam as entidades fundadoras do Instituto, associações de classe, órgãos do governo, indústrias e instituto de pesquisa. Os conselheiros e diretores estarão à frente do IQA até 20

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, elege novos membros do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva para o período vigente de 2009-2011. São 32 dirigentes ligados à cadeia automotiva e também a associações de classe nas áreas da qualidade, plástico, vidro e engenharia, além de institutos de pesquisa, órgãos do governo, indústrias e representantes de entidades fundadoras do Instituto.

Ali El Hage, representante do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), foi reeleito presidente do Conselho Diretor, que contará com 4 novos conselheiros: Edvaldo Cardozo Araújo, João Pablo Lopez Teruel, Mário Morelli e Werner Odenheimer.

À frente da Diretoria Executiva permanece Marcio Fontoura Migues, que representa a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). A Diretoria tem como novo integrante Antônio Carlos Bento de Souza, do Sindipeças, enquanto o Conselho Fiscal tem um novo titular: Marco Antônio Saltini, além dos suplentes Fábio Braga, Francisco Emilio Baccaro Nigro e Mário Milani.

Metas - A nova Diretoria e Conselho têm como metas ampliar os serviços do IQA na comunidade automotiva, tanto no aftermarket como na indústria, na certificação dos sistemas de gestão, de produtos e serviços. Outra frente que o Instituto passará a atuar mais fortemente é na ampliação, junto ao governo federal, da homologação de produtos e na certificação compulsória de itens automotivos diretamente ligados à segurança veicular.

O IQA também pretende fortalecer a implementação de barreiras técnicas legais para estabelecer requisitos mínimos de qualidade para produtos automotivos importados, que são comercializados sem restrição no mercado nacional. O trabalho é realizado em parceria com o Inmetro e Sindipeças.

Com quase 15 anos de mercado, o IQA tem atuado na certificação da Qualidade de serviços, produtos automotivos e sistemas de gestão de montadoras, fabricantes de autopeças, concessionárias, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas) e retíficas de motores. No período, o IQA consolidou diversas parcerias nacionais e internacionais com organizações como TÜV SÜD, UTAC, ABNT, CESVI BRASIL, CIESP, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, com o objetivo de aprimorar os serviços oferecidos ao setor automotivo. O Instituto também atua na área de publicações, com tradução e comercialização, com exclusividade no Brasil, dos manuais publicados pela IATF (sigla inglesa para Força Tarefa Automotiva Internacional) e AIAG (sigla inglesa para o Grupo de Ação da Indústria Automotiva), dos EUA, e VDA/QMC (Verband Der Automobilindustrie ou Associação da Indústria Automotiva), da Alemanha.

A nova Diretoria e Conselho:

DIRETORIA EXECUTIVA

Marcio Fontoura Migues - Presidente da Diretoria Executiva - (Anfavea/Renault)
Ingo Pelikan – (Anfavea/Mercedes-Benz)
Antônio Carlos Bento de Souza – (Sindipeças)
Fernando Herrera Neto – (Sindipeças/Olsa)
José Nogueira dos Santos – (Sindirepa/Dikar)

CONSELHO DIRETOR

Ali El Hage – presidente do Conselho Diretor (Sindipeças)
Fábio Assumpção Ribeiro – (Anfavea/Volkswagen Caminhões e Ônibus)
Guilherme Heinz – (Anfavea/Mercedes-Benz)
João Pablo Lopez Teruel – (Anfavea)
Marcus Vinicius Aguiar – (Anfavea/Fiat)
Ricardo Schneider Talhiari – (Anfavea/Scania)
Alexandre Meirelles Nagle – (Sindipeças/ZF)
Mário Morelli – (Sindipeças/New Oldany)
Sergio Pin – (Sindipeças/Schaeffler Group)
Werner Odenheimer – (Sindipeças/PRO-CAR)

Antônio Carlos Fiola Silva – (Sindirepa - Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo/Dimas)
Edvaldo Cardozo Araújo – (Abividro - Associação Brasileira das Indústrias de Vidro/Pilkington)
Harley Bueno – (AEA - Associação de Engenharia Automotiva)
Ilcon Miranda Costa – (ABCQ - Associação Brasileira de Controle da Qualidade)
Joaquim Ubirajara Teixeira Filho – (FINEP/MCT)
José Antônio Silvério – (Setec/MCT - Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia).
Luiz Eduardo Lopes– (IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas)
Marcelo Ciardi Franciulli – (Fenabrave - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores)
Orlando Moreira da Silva – (DENATRAN)
Romylos Ioannis Bethanis – (Abiplast - Associação Brasileira da Indústria do Plástico/Eldorado)
Wanderley Costa – (Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental)


CONSELHO FISCAL - TITULARES

Diogo Alarcon Clemente – (DAC)
Geraldo Thomaz Rinaldi – (Sindipeças)
Marco Antônio Saltini – (Anfavea/Volkswagen Caminhões e Ônibus)

CONSELHO FISCAL – SUPLENTES

Fábio Braga – (SAE BRASIL)
Francisco Emilio Baccaro Nigro – (Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo)
Mário Milani – (Sindipeças/Sogefi)




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308