O Euro V, legislação ambiental para veículos diesel prevista para vigorar no Brasil a partir de janeiro de 2012, vai estabelecer novos limites mínimos de emissão de poluentes e também trazer uma série de modificações técnicas nos veículos da área de pesados. O assunto estará em debate no dia 8 de outubro, às 13h30, durante o Congresso SAE BRASIL 2009, em São Paulo.
O painel “Enquanto o Euro V não chega...” reunirá especialistas para falar sobre o impacto econômico para o usuário, novas tecnologias para atender a legislação sobre emissões e medidas hoje existentes para a redução do impacto ambiental dos motores diesel.
Um dos convidados é Décio Del Debbio, gerente de Projeto Estratégico, Nacionalização e Competitividade da Mercedes-Benz, que falará sobre as tecnologias de tratamento de gases - SCR (Selective Catalytic Reductionn) e EGR (Exhaust Gas Recirculation) -, que permitem reduzir as emissões e, ao mesmo tempo, baixar o consumo de combustível.
Segundo Del Debbio, a maior exigência do Euro V é reduzir o índice de óxidos de nitrogênio e de particulados na atmosfera, e os dois sistemas cumprem isso. “A indústria busca, cada vez mais, tecnologias que atendam às legislações de emissões e que não reduzam a potência e o torque ou que aumentem o consumo. Estas tecnologias atendem a estes quesitos e devem chegar ao Brasil até 2012”, adianta Decio Del Debbio.
No entanto, como explica Fernando Andrade, chairman do Comitê de Caminhões e Ônibus do Congresso, o Brasil permanecerá com o Euro III até a entrada da nova resolução, sem passar pela Euro IV. “Isso não significa que devamos ficar estagnados até 2012. Existem medidas que podem ser adotadas pelos operadores e pela cadeia produtiva para reduzir a emissão dos veículos e o impacto ambiental dos motores”, diz.
Neste aspecto, a Fetranspor apresentará suas experiências com biodiesel e diesel S 50 (diesel com 50 ppm, 10 vezes menos poluente do que o S-500, que atualmente é distribuído em algumas cidades e áreas metropolitanas do País). Guilherme Wilson, gerente de Operações de Mobilidade Urbana da empresa, apresentará os resultados de testes feitos pela ela com combustíveis em frota de ônibus do município do Rio de Janeiro.
Outro convidado, Márcio Schettino, coordenador do Programa de Inspeção Veicular da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, abordará medidas que podem ser adotadas desde já por usuários e que contribuem para reduzir o impacto no meio ambiente.
Uma delas é a manutenção preventiva veicular, que gera economia de 5 a 10% no consumo de combustível e reduz emissões de poluentes. Schettino também contará como a inspeção veicular ajuda a manter a frota dentro dos padrões de fabricação, colaborando com a questão ambiental. Outro aspecto é a correta gestão de frota, que prevê a aplicação do veículo mais adequado para maior eficiência. “Reduzir impactos ambientais não está ligado somente a emissões, mas à sustentabilidade”, diz Schettino.
Hidrogênio – Antes do painel, o comitê realizará, na manhã do dia 8, palestras sobre o atual estágio de desenvolvimento do primeiro ônibus brasileiro movido a hidrogênio, equipado com células a combustível, que entrará em operação no Corredor Metropolitano ABD, entre São Mateus e Jabaquara, na região metropolitana de São Paulo.
Ao todo, o 18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL terá 16 fóruns e painéis temáticos, entre os dias 6 e 8 de outubro, também nas áreas de veículos de passeio, educação, manufatura, tecnologia da informação, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e ferroviário.
O Congresso SAE BRASIL 2009 apresentará 120 trabalhos técnicos inéditos, preparados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades sobre veículos de passeio, comerciais, veículos fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário, entre outros. Além destes, haverá a tradicional Mostra Tecnológica, com exposição das últimas tecnologias e serviços desenvolvidos pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento.
Sob o comando de Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler, o maior evento de engenharia da mobilidade do Hemisfério Sul e o segundo mais importante do mundo, terá neste ano o tema ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira'.
Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca que o Congresso chega à maioridade consolidando seu papel como a mais importante vitrine da engenharia da mobilidade do América Latina. “Ao reunir as principais empresas do setor, com as últimas inovações tecnológicas, e congregar os mais destacados ‘experts’ brasileiros e internacionais na discussão dos temas mais atuais da área, o Congresso SAE BRASIL firma-se como encontro do mais alto padrão técnico e científico proporcionando elevado valor agregado a seus participantes”, destaca.
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