Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/09/2009
Tecnologias para redução de emissões em pesados terão painel no Congresso SAE BRASIL

O encontro, programado para 8 de outubro, no Expo Center Norte, em SP, apresentará soluções para Euro V, que entrará em vigor em 2012

O Euro V, legislação ambiental para veículos diesel prevista para vigorar no Brasil a partir de janeiro de 2012, vai estabelecer novos limites mínimos de emissão de poluentes e também trazer uma série de modificações técnicas nos veículos da área de pesados. O assunto estará em debate no dia 8 de outubro, às 13h30, durante o Congresso SAE BRASIL 2009, em São Paulo.

O painel “Enquanto o Euro V não chega...” reunirá especialistas para falar sobre o impacto econômico para o usuário, novas tecnologias para atender a legislação sobre emissões e medidas hoje existentes para a redução do impacto ambiental dos motores diesel.

Um dos convidados é Décio Del Debbio, gerente de Projeto Estratégico, Nacionalização e Competitividade da Mercedes-Benz, que falará sobre as tecnologias de tratamento de gases - SCR (Selective Catalytic Reductionn) e EGR (Exhaust Gas Recirculation) -, que permitem reduzir as emissões e, ao mesmo tempo, baixar o consumo de combustível.

Segundo Del Debbio, a maior exigência do Euro V é reduzir o índice de óxidos de nitrogênio e de particulados na atmosfera, e os dois sistemas cumprem isso. “A indústria busca, cada vez mais, tecnologias que atendam às legislações de emissões e que não reduzam a potência e o torque ou que aumentem o consumo. Estas tecnologias atendem a estes quesitos e devem chegar ao Brasil até 2012”, adianta Decio Del Debbio.

No entanto, como explica Fernando Andrade, chairman do Comitê de Caminhões e Ônibus do Congresso, o Brasil permanecerá com o Euro III até a entrada da nova resolução, sem passar pela Euro IV. “Isso não significa que devamos ficar estagnados até 2012. Existem medidas que podem ser adotadas pelos operadores e pela cadeia produtiva para reduzir a emissão dos veículos e o impacto ambiental dos motores”, diz.

Neste aspecto, a Fetranspor apresentará suas experiências com biodiesel e diesel S 50 (diesel com 50 ppm, 10 vezes menos poluente do que o S-500, que atualmente é distribuído em algumas cidades e áreas metropolitanas do País). Guilherme Wilson, gerente de Operações de Mobilidade Urbana da empresa, apresentará os resultados de testes feitos pela ela com combustíveis em frota de ônibus do município do Rio de Janeiro.

Outro convidado, Márcio Schettino, coordenador do Programa de Inspeção Veicular da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, abordará medidas que podem ser adotadas desde já por usuários e que contribuem para reduzir o impacto no meio ambiente.

Uma delas é a manutenção preventiva veicular, que gera economia de 5 a 10% no consumo de combustível e reduz emissões de poluentes. Schettino também contará como a inspeção veicular ajuda a manter a frota dentro dos padrões de fabricação, colaborando com a questão ambiental. Outro aspecto é a correta gestão de frota, que prevê a aplicação do veículo mais adequado para maior eficiência. “Reduzir impactos ambientais não está ligado somente a emissões, mas à sustentabilidade”, diz Schettino.

Hidrogênio – Antes do painel, o comitê realizará, na manhã do dia 8, palestras sobre o atual estágio de desenvolvimento do primeiro ônibus brasileiro movido a hidrogênio, equipado com células a combustível, que entrará em operação no Corredor Metropolitano ABD, entre São Mateus e Jabaquara, na região metropolitana de São Paulo.

Ao todo, o 18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL terá 16 fóruns e painéis temáticos, entre os dias 6 e 8 de outubro, também nas áreas de veículos de passeio, educação, manufatura, tecnologia da informação, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e ferroviário.

O Congresso SAE BRASIL 2009 apresentará 120 trabalhos técnicos inéditos, preparados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades sobre veículos de passeio, comerciais, veículos fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário, entre outros. Além destes, haverá a tradicional Mostra Tecnológica, com exposição das últimas tecnologias e serviços desenvolvidos pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento.

Sob o comando de Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler, o maior evento de engenharia da mobilidade do Hemisfério Sul e o segundo mais importante do mundo, terá neste ano o tema ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira'.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca que o Congresso chega à maioridade consolidando seu papel como a mais importante vitrine da engenharia da mobilidade do América Latina. “Ao reunir as principais empresas do setor, com as últimas inovações tecnológicas, e congregar os mais destacados ‘experts’ brasileiros e internacionais na discussão dos temas mais atuais da área, o Congresso SAE BRASIL firma-se como encontro do mais alto padrão técnico e científico proporcionando elevado valor agregado a seus participantes”, destaca.

Congresso SAE BRASIL 2009
Quando - 6 a 8 de outubro de 2009
Onde - Expo Center Norte – avenida José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo
Painéis sobre Caminhões e Ônibus – dia 8: Primeiro Ônibus brasileiro a hidrogênio (horário a definir); e “Enquanto o Euro V não chega” às 13h30.
Informações – www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Telefones (11) 4435-0000 / 7204-1921
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308