Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
27/08/2009
Deficientes fazem batismo de mergulho, em Santo André

Festival de mergulho adaptado acontece dia 20 de setembro, às 8h, com patrocínio do Pólo Petroquímico do Grande ABC e apoio da HSA (Handcapped Scuba Association)

Trinta deficientes farão, pela primeira vez no Grande ABC, turismo submarino na piscina, durante o ‘I Desafio Subaquático’. A atividade, conhecida como batismo de mergulho, acontece dia 20 de setembro, às 8h, no clube ADC Quattor, em Santo André, e marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). Os 30 participantes são alunos e ex-alunos do Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André (Nanasa), mantido pela Prefeitura, com patrocínio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC).

Com ajuda de especialistas em mergulho adaptado da HSA (Handcapped Scuba Association), programa mundial pioneiro na realização de atividades subaquáticas para pessoas com deficiências, além de instrutores na área de Educação Física, o grupo fará mergulhos, durante todo o evento (tem três horas de duração), em piscina semi-olímpica. Os 30 atletas especiais são pessoas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva, todas com idade superior a 15 anos,

“O grupo já está preparado pelo Nanasa para freqüentar clubes, praias e espaços públicos com piscina, sendo assim o mergulho é mais uma opção de atividade aquática”, explica Ivan Teixeira Cardoso professor e coordenador do Programa de Educação Física Adaptada (Pefa), responsável pelo Nanasa.

Preparação - Para aprender a usar os equipamentos de mergulho - luva de membrana, roupa especial, nadadeiras, cinto de lastro, colete equilibrador, cilindro e regulador -, no sábado, dia 19, que antecede o Desafio Subaquático, o grupo acompanhará um treinamento com aula teórica, sobre técnicas de mergulho, forma de utilização e informações gerais de cada equipamento e a história do turismo submarino no mundo.

O objetivo da ação é aproximar a atividade da realidade das pessoas, como opção de lazer. “Muitos poderão descobrir a atividade e depois passar a freqüentar um curso de mergulho e até se tornar profissional”, assegura Lúcia Sodré, especialista em mergulho adaptado e diretora da HSA Brasil.

O ‘I Desafio Subaquático’ faz parte do Pefa, criado pela Prefeitura de Santo André com patrocínio da APOLO e apoio da Associação pela Cidadania da Pessoa com Deficiência (Acide), Faculdades Integradas de Santo André, ABC Plaza Shopping e Alcoa Alumínio. O programa conta com 240 alunos matriculados e desde a criação, em 2002, formou 661 pessoas, consideradas aptas a freqüentar espaços públicos, como praias e clubes.


PÓLO PETROQUÍMICO – Localizado entre Santo André e Mauá, o Pólo Petroquímico do Grande ABC é formado por empresas que mantêm, desde 1998, um trabalho integrado visando interesses comuns e metas de responsabilidade social por meio da Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC (APOLO), que nasceu em dezembro de 2004, com o objetivo de absorver, ampliar e administrar os trabalhos até então realizados pelo Grupo de Sinergia. O grupo tinha como objetivo negociar questões econômicas ou políticas comuns, como transporte, alimentação, segurança e disponibilidade de matéria-prima, além de planejar ações estratégicas voltadas ao futuro do Pólo. Com a criação da Associação, a sinergia ganhou aspectos de relevância social porque é por meio da entidade que o diálogo com a comunidade e a educação social se amplia.
A APOLO é dirigida por executivos das empresas e atua subdividida em sete grupos: Serviços Administrativos, Manutenção, Atuação Responsável, Tratamento de Água, Segurança Patrimonial, Comunicação, Medicina do Trabalho e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo). Tudo é negociado em bloco e cada empresa paga a sua parte. Entre os projetos desenvolvidos pela APOLO estão o Programa de Educação Física Adaptada, da Prefeitura de Santo André, que inclui atividades no Núcleo de Natação Adaptada e o Circuito Aventura, realização de esportes radicais voltados para pessoas com deficiência, e o Concurso APOLO Meio Ambiente, que anualmente envolve 34 escolas públicas localizadas no entorno do Pólo e mais de 30 mil alunos.
A APOLO também mantém há sete anos o Conselho Comunitário Consultivo (CCC), composto por membros da sociedade, como moradores, educadores, agentes sociais e representantes de órgão governamentais e não-governamentais. As empresas que participam da APOLO são a Air Liquide, Cabot, Quattor, Oxiteno, Petrobras/Refinaria de Capuava, Solvay e Vitopel.

‘I Desafio Subaquático’
Data: domingo, 20 de setembro - das 8h às 13h
Local: Clube ADC Quattor - av. Presidente Costa e Silva, 1.173, Capuava, Santo André



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Camila Silva – camila@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435 0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Localizado entre Santo André e Mauá, o Pólo Petroquímico do Grande ABC é formado por empresas que mantêm, desde 1998, um trabalho integrado visando interesses comuns e metas de responsabilidade social por meio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), que nasceu em dezembro de 2004 com o objetivo de absorver, ampliar e administrar os trabalhos até então realizados pelo Grupo de Sinergia. A Associação também é dirigida por executivos das empresas e atua subdividida em sete grupos: Serviços Administrativos, Manutenção, Atuação Responsável, Tratamento de Água, Segurança Patrimonial, Comunicação, Medicina do Trabalho e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo). Tudo é negociado em bloco e cada empresa paga a sua parte. Entre os projetos desenvolvidos pela APOLO estão a campanha 'Balão Não', em parceria com a Polícia Militar, e o Programa de Educação Física Adaptada, da Prefeitura de Santo André, que inclui atividades no Núcleo de Natação Adaptada e o Circuito Aventura, esporte radical voltado para pessoas com deficiência. As empresas que participam dessas ações sociais são a Air Liquide, Cabot, Quattor – Unidade Polipropileno / ABC, Oxiteno, Petrobras/Refinaria de Capuava, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC, Quattor – Unidade Polietileno / ABC, Solvay, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC (planta de Cumeno) e Vitopel.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308