Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
21/08/2009
Nanotecnologia avança na manufatura

Por Fabio Eduardo Peake Braga*

No vertiginoso processo de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias, veem-se cada vez mais artigos, apresentações e publicações sobre nanotecnologia. Todas as tecnologias atualmente conhecidas e aplicadas por nossa indústria receberão os benefícios da nanotecnologia, particularmente nos campos químicos, mecânicos e eletrônicos. Em poucos anos, veremos uma nova geração de produtos e processos mais limpos, mais leves, mais eficientes e mais econômicos através do trabalho e manipulação da matéria em escala menor do que 100 nanômetros (10-9 metro).

Já há várias aplicações em escala industrial de nanocompostos em peças de veículos e em materiais têxteis, utilizando propriedades de materiais na escala nano. É o caso do efeito lótus, baseado na observação da flor do mesmo nome, pelo qual impurezas e água não aderem à mesma. Esse efeito pode ser aplicado em materiais de revestimento de estofamentos e tapetes, em tubulações de ar-condicionado para impedir a formação de fungos, entre diversas outras aplicações.

Na manufatura já há diversas aplicações de nanocompostos, como é o caso da aplicação em escala nano em processos de proteção superficial pré-pintura de veículos e componentes, que ficam bem mais simples do que os tradicionais processos até hoje utilizados.

No caso da fabricação de produtos com compostos nano, um grande desafio da manufatura é o controle da qualidade em escala nano, durante o processo de fabricação. Em laboratório, há equipamentos e técnicas para isso, como microscopia óptica, microscopia eletrônica de transmissão e difração de raios-X, mas, na produção, há a necessidade de se determinar parâmetros do material ou do produto que indiquem de forma indireta a presença, a quantidade e a forma dos nano componentes na estrutura atômica e molecular dos materiais.

Os setores têxteis, de plásticos, eletrônicos e da medicina têm investido bastante na aplicação do conhecimento desenvolvido pelos principais institutos de pesquisa acadêmica sobre o assunto. A discussão do impacto que essa tecnologia de ponta terá na manufatura da indústria da automotiva e aeroespacial é da maior importância para que possamos nos preparar para o grande salto tecnológico que a nanotecnologia trará ao setor.

No XVIII Congresso e Exposição SAE BRASIL, no dia 7 de outubro próximo, durante a Tarde da Manufatura, teremos painel específico sobre o tema, com diversos casos práticos de aplicação industrial da nanotecnologia em processos de manufatura.

*Fabio Eduardo Peake Braga é colaborador do Comitê de Manufatura do Congresso SAE BRASIL 2009 e gerente de Relações Institucionais da SAE BRASIL



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308