Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
20/08/2009
Credenciamento de Imprensa - Seminário SAE BRASIL de Powertrain - dias 24 e 25 de agosto, em Campinas

Caro colega,

Se você deseja acompanhar o VII Seminário SAE BRASIL de Powertrain, nos dias 24 e 25 de agosto, em Campinas, retorne esta mensagem com:

Nome completo:
Nome do órgão de imprensa:
telefone:
e-mail:


até sexta-feira, 21 de agosto, ou envie seus dados para estefania@companhiadeimprensa.com.br


Segunda (24) tem Seminário SAE BRASIL
de Powertrain, em Campinas


Além da atualização do conhecimento técnico, o encontro abrirá espaço para networking e troca de experiências e ideias entre a indústria e a academia

Nos dias 24 e 25 de agosto, expoentes globais em powertrain estarão reunidos em Campinas, SP, durante o VII Seminário SAE BRASIL de Powertrain. Realizado no Clube da Bosch, o encontro abordará as novas tecnologias aplicadas a componentes da transmissão e a motores de combustão interna do ciclo Otto, além do aumento da eficiência do veículo e a redução do consumo de combustível e das emissões. Uma exposição com últimos desenvolvimentos da indústria da área ilustrará o encontro.

“O seminário mostrará as novas tecnologias de uma área da indústria cada vez mais requisitada para o desenvolvimento de soluções que causem menos impactos ao meio ambiente. Daí, a importância do evento”, ressalta Thomas Schmidt, chairman do seminário, organizado pela Seção Regional Campinas da SAE BRASIL.

Transmissão - Sete palestras e um painel sobre transmissões estão programados para o dia 24. Dorival Munhoz Junior, pesquisador do Núcleo de Informações Tecnológicas em Materiais da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, apresentará os novos materiais para powertrain; enquanto Salvador Mangano Neto, gerente técnico da ZF do Brasil, apontará as diferenças entre as atuais tecnologias das transmissões, no Brasil e na Europa, além das tendências na área.

A contribuição do powertrain na redução de CO2 e do consumo de combustível será assunto de painel com Thomas Schmidt, diretor Operacional de Transmissões para Veículos Comerciais da ZF do Brasil; Luis Pasquoto, diretor-presidente da Cummis; e Per Arne Eriksson, diretor de Desenvolvimento de Produtos da Scania América Latina. A mediação será de Luso Ventura, diretor de Comissões Técnicas da SAE BRASIL.

Ainda no dia 24, Fabio de Carvalho Jacoby, gerente técnico da Lubrizol para a América Latina, apresentará estudo comparativo entre aplicações de diferentes óleos lubrificantes. Na área de NVH, André de Oliveira, engenheiro, e Jeovano Lima, analista de suporte, ambos da SMARTtech, farão simulações de ruído de engrenagens.

Além destes, José Inácio Piva, engenheiro especialista em NVH e Rolamentos da Eaton Divisão Transmissões, falará sobre CAE na otimização de carcaças de transmissões e Adriana Yoshiga, pesquisadora da ZF do Brasil, Divisão ZF Sachs, abordará revestimento bi-layer de embreagem.

Ônibus movido a etanol também está pauta de discussões do dia 24 e o tema será apresentado por Euler Hoffmann, do Cenbio (Centro Nacional de Pesquisa em Biomassa), da USP.

Motores – Dia 25, sete palestras e um painel irão cobrir a área motores. Dois experts internacionais estão confirmados: Thor Windbergs, engenheiro de Aplicação de Sistemas da Divisão Gasoline Systems da Robert Bosch América Latina, que falará sobre a experiência Bosch em sistemas híbridos nos EUA e Europa; e Neil Fraser, engenheiro chefe de P&D da Mahle Powertrain UK, especialista em sistemas avançados de injeção.

O OBDBR2, implantação de dispositivo no painel do carro para indicar o nível de poluentes emitidos, em atendimento à segunda etapa da resolução do Conama, também está na pauta de outro especialista internacional: Michel Zambom Alves, OBD technical expert da Ford South America Operations.

Também estão confirmados Stephan Blumrich, gerente geral de Catalisadores Automotivos da Umicore, que falará sobre tecnologias de catalisadores para atender às legislações futuras; e Marcos Bernhard Pinto, chefe de Engenharia Sistemas de Motor do Grupo Schaeffler; com a palestra ‘VVA – Variable Valve Actuation: Tecnologias para redução de consumo e emissões’. Marcos Langeani, diretor presidente da Sygma Motors, representando a Orbital Corporation, também estará presente para falar sobre novos desenvolvimentos para aplicação do etanol em motores de veículos pesados.

O seminário será encerrado com o painel “Desafios e Oportunidades Futuras do etanol e flex-fuel”, com Frederico Guilherme Kremer, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Petrobras, Alfred Szwarc, consultor de Emissões e Tecnologia da Única, e Erlon Rodrigues, da FPT. As inscrições para o seminário estão abertas e devem ser feitas pelo site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br . Informações pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 338.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância do trabalho realizado pelas Seções Regionais no desenvolvimento e difusão de conhecimentos para a comunidade de engenharia local. “Tendo em vista a vocação de suas áreas de abrangência, as Seções Regionais promovem eventos de elevado conteúdo técnico e de grande interesse para o setor, já que debatem os desafios e os avanços da engenharia brasileira em diferentes áreas”, destaca Botelho.

Confira a programação:

Dia 24 – TRANSMISSÕES
8h20 - Abertura – com Thomas Schmidt, chairman do seminário.

9h - Comparativo da aplicação de óleos lubrificantes API GL5 e SAEJ2360, em vocações severas no Brasil (aplicação no campo e teste em veículos) e ensaios acelerados em laboratório, com Fabio de Carvalho Jacoby, gerente técnico da Lubrizol para America Latina.

9h40 - Simulações de ruído em engrenagens, com André de Oliveira, engenheiro e Jeovano Lima, analista de suporte, ambos da SMARTtech/TTS.

10h50 - Novos materiais para powertrain: metodologia para identificação de tendências, com Dorival Munhoz Junior, pesquisador do Núcleo de Informações Tecnológicas em Materiais da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos.

11h30 - Diferenças entre tecnologias de transmissões atuais e futuras no Brasil e Europa, com Salvador Mangano Neto, gerente técnico da ZF do Brasil.

13h50 - CAE na otimização de carcaças de transmissões: enfoque vibroacústico, com José Inácio Piva, engenheiro especialista da NVH & Rolamentos da Eaton - Divisão Transmissões.

14h50 - Revestimento Bi-Layer de Embreagem, com Adriana Yoshiga, pesquisadora da ZF do Brasil, Divisão ZF Sachs.

16h - PAINEL: “Contribuição do powertrain na redução das emissões de CO2 x consumo de combustível x preservação meio ambiente”, com Thomas Schmidt, diretor Operacional da Divisão de Transmissões para Veículos Comerciais da ZF do Brasil; Luis Pasquoto, diretor-presidente da Cummis e Per Arne Eriksson, diretor de Desenvolvimento de Produtos da Scania América Latina. Mediação: Luso Ventura, diretor de Comissões Técnicas da SAE BRASIL.

17h20 - Ônibus movido a etanol, com Euler Hoffmann, da CENBIO – Centro Nacional de Pesquisa em Biomassa, da USP.


DIA 25 – MOTORES
9h - OBDBR2, com Michel Zambon Alves, OBD technical expert da Ford South America Operations.

9h40 - Tecnologias de catalisadores para atendimento às futuras legislações, com Stephan Blumrich, gerente geral de Catalisadores Automotivos para América do Sul da Umicore.

10h50 – A experiência Bosch em sistemas híbridos nos EUA e Europa, com Thor Windbergs, engenheiro de Aplicação de Sistemas da Divisão Gasoline Systems, Robert Bosch.

11h30 - Novo Sistema de Controle e Componentes para Motocicletas Flex Fuel, com Frans Theunissen, da Delphi.

14h10 - VVA – Variable Valve Actuation: Tecnologias para redução de consumo e emissões, com Marcos Bernhard Pinto, chefe de Engenharia Sistemas de Motor da Schaeffler.

15h - Gasoline-Alcohol Fuel Blends in an Advanced Turbocharged Direct Fuel Injection Engine, com Neil Fraser, engenheiro chefe de P&D da Mahle Powertrain UK.

16h10 - New developments on ethanol application in medium and heavy duty SI engines, com Marcos Langeani, diretor presidente da Sygma Motors, representando a Orbital Corporation.

16h50 - PAINEL: Desafios e Oportunidades futuras do Etanol e Flex-Fuel, com Frederico Guilherme Kremer, da Petrobras, Alfred Szwarc, consultor de Emissões e Tecnologia da ÚNICA, e Erlon Rodrigues, da FPT. Mediação: jornalista Fred Carvalho.

VII Seminário SAE BRASIL de Powertrain
Data - dias 24 e 25 de agosto de 2009 – a partir das 8h
Local – Clube da Bosch - via Anhanguera, km 98-B (portaria principal), bairro Cambuí, Campinas, SP




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
11 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308