Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/08/2009
A difícil missão de reduzir custos na manufatura

Por Marcelo Martin*

A excelência em manufatura é uma disciplina diária. Afinal de contas os Indicadores de Performance estão à vista de todos para comprovar esta necessidade. O papel da manufatura é fundamental na rotina incessante de redução de custos, sejam resultantes de ações de produtividade e qualidade ou de redução de materiais em estoque. Esses temas, apesar de amplamente conhecidos no mercado, debatidos e perseguidos pelos especialistas, continuam, cada vez mais, desafiadores para sua plena execução na nossa indústria.

A cadeia de abastecimento deve envolver diversos fatores para ser eficiente, como custos (lógico!), flexibilidade, qualidade/confiabilidade/performance de entregas, níveis de inventário, acuracidade no planejamento e redução do lead-time. Para permitir uma execução bem-sucedida, também é fundamental a aplicação de um sistema de comunicação confiável e dinâmico, que permita uma ágil retroinformação em toda a cadeia, para atender as necessidades de cumprir o planejamento e possibilitar o replanejamento das atividades envolvidas.

Pesquisas mostram que empresas que adotam um processo eficaz de gerenciamento da sua cadeia de abastecimento apresentam resultados bem mais rentáveis que suas concorrentes que fazem tão somente o processo logístico tradicional, com claros reflexos no aumento de share e na comparação dos indicadores de mercado.

O grande problema que nos afeta, responsáveis por manufatura, é que a teoria é bem mais amigável que a prática. Estabelecer processo eficiente de informações que garanta todas as variáveis necessárias é considerado em nossos planejamentos? Como garantir que as nossas necessidades sejam atendidas por processos sem gargalos e com alto grau de qualidade, com os lead-times desejados e com todos os riscos mapeados e sob controle? Como garantir que tudo irá acontecer, mesmo sabendo que um fator extremamente crítico, a saúde financeira dos parceiros, está em jogo também?

O questionamento fica ainda mais interessante quando envolvemos o fato de que tanto matérias-primas quanto produtos acabados demandam entrada ou saída de nosso País. Fatores como lead-times maiores e produtividade nos portos, aeroportos e alfândegas vão compor mais uma variável nessa já não tão simples equação.

Para ilustrar estes problemas e mostrar alguns cases de sucesso na busca incessante de redução de estoques, sem comprometer os resultados da manufatura, o Congresso SAE BRASIL convidou executivos de montadoras e fornecedores do setor automotivo para um painel especial. Certamente será uma grande oportunidade para troca de experiências e aprendizado, da qual você não pode deixar de participar. A Tarde da Manufatura será no dia 7 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

*Marcelo Martin é vice-diretor do Comitê de Manufatura & Qualidade do Congresso SAE BRASIL 2009




Mais informações à imprensa:
Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308