Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
05/08/2009
Cursos SAE BRASIL agosto

Aerodinâmica Veicular
Dias 6 e 7 de agosto - SP


Carga horária
- 16h
Instrutor: - Luiz Antonio Negro Martin Lopez
Objetivo - Fornecer aos participantes conhecimentos fundamentais para executar com autonomia o dimensionamento, modelagem e teste de veículos automotores e equipamentos, considerando os aspectos relacionados com a aerodinâmica, a troca de calor e o desempenho.
Público-alvo - Este curso se destina a estudantes e profissionais de nível técnico ou superior dedicados ao projeto aerodinâmico de carroçarias e carenagens de veículos automotores, preparadores de veículos de competição, construtores de protótipos e modelos, fornecedores de equipamentos de refrigeração veicular e de troca térmica em geral.

_____________________________________________________________________________________

FMEA

Dias 10 a 12 de agosto - Piracicaba

Carga horária
- 9h
Instrutor – Marcos Gobbo
Ementa - O (FMEA) Análise de Modos de Falha e Efeitos é uma das técnicas de baixo risco mais eficientes para prevenção de problemas e identificação das soluções mais eficazes em relação aos custos envolvidos. FMEA é considerada uma das mais importantes ferramentas do APQP (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto).

Tópicos:
• Aprenda os conceitos básicos do FMEA.
• FMEA – Ferramenta de prevenção e melhoria contínua.
• Escopo de um FMEA.
• Aprenda as melhores práticas na ferramenta.
• Avalie os riscos potenciais e recomende ações preventivas.
• Exercite os conceitos com um caso prático.

Público Alvo – Profissionais que atuam em organizações que trabalham com desenvolvimento de produto e processo e estejam interessados na utilização da ferramenta de qualidade FMEA.
Pré-requisito: tenha concluído o ensino médio.

_____________________________________________________________________________________

Conceitos Gerais Sobre Torque, Processos de
Aperto e Metodologia para Controle do Torque

Dias 10 a 12 de agosto - SP


Carga horária
- 20h
OBS: dois primeiros dias das 8h às 18h, e terceiro dia das 8h às 12h.


Instrutor - dr. Roberto Garcia

Ementa
- Aula expositiva, com apresentação de conceitos teóricos e exemplos reais.
Aulas com atividades experimentais, utilizando apertadeira eletro-eletrônico, bem como o aparelho "DTT - Determinação Torque-Tensão" e posterior discussão dos resultados, com analogia direta com o que ocorre nas diversas linhas de montagem.

Público-alvo - Engenheiros de produtos, engenheiros de processo, auditores, coordenadores, supervisores, líderes e operadores de equipamento de aperto.

_____________________________________________________________________________________

ANÁLISE PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Dias 15 e 22 de agosto - Piracicaba

Carga Horária
- 8h

Instrutor - Rodrigo M. da Silva

Objetivo - Capacitar o aluno na elaboração de uma análise lógica de solução de problema com visão sistêmica das causas e das soluções de cada problema.

Público Alvo - Profissionais que estejam atuando em organizações que trabalham com a produção de bens e serviços e que tenham interesse em desenvolver conhecimentos na elaboração de estratégias para solucionar problemas. Pré-requisito: Tenha concluído o 2º Grau e conhecimento básico de estatística.

_____________________________________________________________________________________
Combustão e emissões para Engenheiros

Dias 15 e 22 de agosto - SP


Carga horária
- 16h

Instrutor – Professor doutor Felipe Soto

Ementa -
1 - Estrutura e composição geral dos combustíveis
2 - Propriedades dos combustíveis
3 - Reações químicas de combustão
4 - Coeficiente de excesso de ar
5 - Composição dos produtos da combustão para combustão completa e incompleta
6 - Poder calórico dos combustíveis. Emissões em função da energia entregue.
7 - Fenômeno de detonação em motores. Influência de diferentes fatores sobre a detonação
8 - Número de Octano e Número de Cetano. Antidetonantes.
Público-alvo - engenheiros e tecnólogos interessados em aprofundar conhecimentos em Combustão e Emissões.

Os cursos serão realizados na sede da SAE BRASIL, em São Paulo, e em Piracicaba, conforme a programação, disponível no site www.saebrasil.org.br. Em São Paulo, o endereço é av. Paulista, 2073 – Edifício Horsa II – Cj. 1003 – 10º andar, e em Piracicaba, rua Bernardino de Campos, 588, Cidade Alta. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 115.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 - 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308