Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
25/08/2009
IHS Global Insight avalia cenários automotivos em simpósio da SAE, segunda-feira

Consultoria global faz projeções para o setor e analisa as novas plataformas que vêm aí, durante o encontro do dia 31 de agosto, em São Paulo

A IHS Global Insight, consultoria especializada no setor automotivo, analisará os novos cenários para a indústria automobilística em âmbito mundial durante o Simpósio SAE BRASIL Tendências e Inovação, que será realizado na próxima segunda-feira (31), no Hotel Sheraton WTC, em São Paulo (av.Nações Unidas, 12559).

A apresentação será feita por Guido Vildozo, diretor para a América Latina, que analisará o crescimento acelerado da China, os avanços do Brasil e da Índia e os problemas enfrentados pelo setor na América do Norte e países europeus, consolidando projeções para o mercado e tecnologias.

"O tema central de Vildozo será o dilema da maioria das empresas para conter custos e ao mesmo tempo manter os investimentos no produto para preservar a competitividade", adianta Julian Semple, diretor da Carcon Automotive, consultoria brasileira parceira da Global Insight.

Vildozo e Semple apresentarão uma lista das principais plataformas que a indústria desenvolve globalmente e para o Mercosul. Semple entende que o mercado brasileiro tornou-se muito mais sofisticado e exigente nesta década, com a introdução de veículos com design moderno e maior valor agregado em sistemas de segurança, conforto e entretenimento. "As marcas que deixarem de atualizar os produtos em consonância com as novas tecnologias e tendências mundiais perderão mercado", adverte.

A IHS Global Insight oferece informações econômicas e financeiras sobre países, regiões e indústrias, utilizando um conjunto de conhecimentos, modelagem de dados e softwares. "Com a globalização, esse menu é indispensável para análise, planejamento e tomada rápida de decisão", afirma Semple.

O simpósio é dirigido aos profissionais das montadoras e da cadeia de fornecimento. O objetivo é fazer revisão das estratégias que as empresas e executivos estão adotando diante da revolução que transforma o segmento.

Assim, Cledorvino Belini, presidente do Grupo Fiat, avaliará o que muda no setor, o impacto da crise e como a indústria local pode preservar sua competitividade.

Já Marcos de Oliveira, presidente da Ford, mostrará como a montadora tem conseguido avançar diante das dificuldades que o mercado internacional impõe ao País com a interrupção na compra de veículos.

Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, e Jackson Schneider, presidente da Anfavea, completarão a análise dos cenários para a indústria e o mercado interno.

As questões relativas à cadeia de produção estarão em debate em painel com participação de Paulo Butori, presidente do Sindipeças; Letícia Costa, vice-presidente da Booz & Company; André Carioba, vice-presidente sênior da AGCO Corp para a América do Sul; e Vagner Galeote, diretor de Compras da Ford.

A SAE BRASIL também convidou Lucio Bernard, diretor de Pesquisa & Tecnologia; e Dario Sacco, diretor técnico de Engenharia Gasolina da FPT Powertrain Technologies (Itália), da FPT, para apresentar as tendências em motores e combustíveis. Os executivos serão apresentados por Franco Ciranni, que comanda as operações da FPT na região.

A análise sobre o estágio atual da engenharia e desenvolvimento será feita por Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM LAAM, Milton Lubraico, engenheiro-chefe para o Desenvolvimento de Produto na Ford, e Renato Mastrobuono, diretor de Engenharia da Iveco.

As inscrições para o simpósio estão abertas e devem ser feitas pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 106. Mais informações na website www.saebrasil.org.br.
Confira a programação:

8h30 – Abertura, com Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL.
8h45 - O Desafio da Retomada na Indústria Automobilística - com Cledorvino Belini, presidente da Fiat.
9h30 - Realinhando a Cadeia de Suprimentos Global - com André Carioba, vice-presidente sênior da AGCO Corp. para América do Sul; Letícia Costa, vice-presidente da Booz & Company; Paulo Butori, presidente do Sindipeças; e Vagner Galeote, diretor de Compras da Ford.
10h50 - O Avanço do Brasil no Mercado de Caminhões - com Roberto Cortes, presidente da MAN Latin América.
11h35 - O Brasil no Novo Cenário Automotivo Mundial - com Jackson Schneider, presidente da Anfavea.
14h - A Engenharia Brasileira Competirá Globalmente? - com Milton Lubraico, engenheiro-chefe de Desenvolvimento de Produto da Ford Brasil; Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM LAAM; e Renato Mastrobuono, diretor de Engenharia da Iveco.
15h - Global Trends and New Plataforms - com Guido Vildozo, diretor da IHS Global Insight.
16h20 - Trends & Technologies: Future Powertrains - com Lucio Bernard, diretor de Pesquisa & Tecnologia; e Dario Sacco, diretor técnico de Engenharia Gasolina da FPT Powertrain Technologies (Itália), com abertura de Franco Ciranni, superintendente da FPT Powertrain Technologies Mercosul.
17h10 - Inovação para Reinventar a Indústria Automobilística - com Marcos de Oliveira, presidente da Ford Mercosul.




Mais informações à imprensa:
telefones (11) 4435-0000 / 7204-1921
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308