No Brasil não há legislação sobre emissões para máquinas agrícolas e de movimentação de terra, com isso o mercado fica sem acesso a produtos com maior conteúdo tecnológico e menos poluentes. Para discutir a viabilidade e as oportunidades da implantação do controle de emissões para o segmento, o Comitê de Máquinas Agrícolas e de Construção do Congresso SAE BRASIL 2009 prepara um painel para o dia 6 de outubro, às 15h, com representantes da indústria e do governo.
Vicente Pimenta, chairman do comitê, ressalta que apesar da falta de lei para o setor, o Brasil aumenta sistematicamente sua presença em mercados onde são praticadas legislações, como Estados Unidos e diversos países da Europa, por meio de investimentos técnicos para atender às exigências destes mercados.
“Como não temos legislação, os fabricantes desenvolvem diferentes produtos, dentro de uma mesma linha, que atendem necessidades diversas dependendo do país a que se destina o produto. Uma lei de emissões poderia otimizar este processo, trazendo mais competitividade para o setor. Por outro lado, o controle de emissões poderia impactar no custo final do equipamento para o consumidor. Trata-se de um debate necessário”, destaca Vicente Pimenta.
O painel abordará legislação de emissões para o segmento agrícola e também máquinas de construção. Assim, Odirlei Ducatti, consultor de Marketing da Caterpillar, mostrará o panorama atual no País no setor de máquinas de construção, comparando o cenário brasileiro ao de outros países com regulamentação.
“A palestra mostrará que aquelas nações protegem seus habitantes e, indiretamente, fortalecem a sua indústria, ao contrário do Brasil que atua na contramão”, afirma. No setor agrícola (palestrante a confirmar) também serão mostradas as limitações impostas e oportunidades para o mercado, já que a lei contribuiria também para defender o ingresso no Brasil de máquinas que não atendem a padrões mínimos de emissões.
Paulo Macedo, coordenador do Proconve e Promot do Ibama, também estará presente e apresentará a visão governamental no painel Legislação de Emissões para Veículos Fora de Estrada. O objetivo será apontar as possibilidades e a viabilidade política de se criar legislações para o segmento no Brasil.
Além deste painel, mais 15 apresentações temáticas estão programadas para o 18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da
Mobilidade SAE BRASIL, que será realizado de 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Os debates cobrirão, ainda, as áreas veículos de passeio e comerciais, educação, manufatura, tecnologia da informação, aeroespacial, duas rodas e ferroviário.
O Congresso SAE BRASIL 2009 contará, também, com apresentação de 120 trabalhos técnicos inéditos, preparados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades sobre veículos de passeio, comerciais, veículos fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário, entre outros.
Outra atração será a tradicional Mostra Tecnológica, com exposição das últimas tecnologias e serviços desenvolvidos pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento.
Sob o comando do engenheiro Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler, o maior evento de engenharia da mobilidade do Hemisfério Sul e o segundo mais importante do mundo, após o SAE World Congress and Exhibition, discutirá este ano o tema ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira'.
Ricardo Reimer afirma que o Congresso SAE BRASIL é a maior referência para o setor, como o grande aglutinador de conhecimentos para os engenheiros e demais profissionais da mobilidade do Brasil. “Além de mostrar os últimos avanços da indústria da mobilidade internacional, apresentando tecnologia em seu estado da arte, o congresso é uma grande oportunidade para se realizar ‘networking’ com a nata do conhecimento técnico do setor. É também uma forma muito eficaz de se atualizar tecnicamente por meio de fóruns, painéis e apresentações técnicas”, afirma Reimer.
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