O projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), popularmente chamado ‘trem bala’, que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas a partir de 2014, estará em debate no Congresso SAE BRASIL 2009, agendado para 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Um painel exclusivo sobre o novo sistema de transporte está marcado para o dia 7, a partir das 12h30, com representantes do governo e outras instituições envolvidas com o empreendimento.
Vicente Abate, diretor do Comitê Ferroviário do Congresso da SAE BRASIL, afirma que o modelo oferece maior competitividade em médias distâncias (trechos entre 200 e 1.000 km), podendo transportar até 360 mil passageiros/dia. “Hoje no Brasil, trechos como estes são realizados pelos modais rodoviário e aéreo, sem a participação do ferroviário, que viria a complementar a matriz para atender a uma demanda maior, com segurança, rapidez e capacidade”, analisa o engenheiro.
O painel terá a presença de representantes do Ministério dos Transportes, ANTT e BNDES, que irão apresentar o projeto do TAV no Brasil, desde os aspectos do traçado estudado pelo governo federal, passando pela demanda do trecho de cobertura, condições ambientais dos locais onde circulará o veículo, até a viabilidade financeira do projeto e a oportunidade da sua implementação.
“O Brasil ainda não domina esta tecnologia, mas o governo estuda um modelo de licitação que permita trazer o sistema e disseminá-lo, para que a construção seja executada com a participação da indústria ferroviária nacional”, afirma Vicente Abate.
Guilherme Quintella, presidente da empresa EDLP (Estação da Luz Participações) e diretor no Brasil da UIC (Union Internationale des Chemins de Fer), será o moderador do painel.
“O TAV é um modelo sustentável de transporte em todos os aspectos. Sua resposta energética é nove vezes mais eficaz que o avião e quatro vezes mais eficiente que o carro. Além disso, o TAV não polui o meio ambiente e ocupa, em termos de largura da via, um terço da área necessária para uma rodovia”, defende o diretor do Comitê Ferroviário do Congresso SAE BRASIL.
O painel faz parte de 16 apresentações temáticas agendadas para o 18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que abrangem, ainda, as áreas de veículos comerciais e de passeio, educação, TI, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e manufatura.
O Congresso SAE BRASIL 2009 apresentará 120 trabalhos técnicos inéditos (papers), preparados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades sobre veículos de passeio, comerciais, veículos fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário, entre outros.
Além dos ‘papers’ e painéis temáticos, haverá a tradicional Mostra Tecnológica, com exposição das últimas tecnologias e serviços desenvolvidos pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento.
Sob o comando do engenheiro Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler, o maior evento de engenharia da mobilidade do Hemisfério Sul e o segundo mais importante do mundo, após o SAE World Congress and Exhibition, discutirá o tema ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira'.
Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca que o Congresso chega à maioridade consolidando seu papel como a mais importante vitrine da engenharia da mobilidade da América Latina. “Ao reunir as principais empresas do setor, com suas últimas inovações tecnológicas, e congregar os mais destacados ‘experts’ brasileiros e internacionais na discussão dos temas mais atuais da área, o Congresso SAE BRASIL firma-se como encontro do mais alto padrão técnico e científico proporcionando elevado valor agregado a seus participantes”, destaca Botelho.
18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Quando - 6 a 8 de outubro de 2009
Onde - Expo Center Norte – avenida José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo - mapa
Painel Ferroviário – dia 7: Trem de Alta Velocidade (TAV), às 12h30
Informações – www.saebrasil.org.br
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