A nanotecnologia e materiais, como ligas de alumínio, metais e polímeros, são cada vez mais utilizados para reduzir o peso, consumo e emissões dos automóveis. O assunto estará em debate no dia 6 de outubro, às 15h, durante o Congresso SAE BRASIL 2009, no Expo Center Norte, em São Paulo. Para contar como as novas tecnologias de materiais impactam na segurança e conforto dos usuários, o Comitê de Veículos de Passeio convidou especialistas na área.
Fábio Ferreira, chairman do comitê, adianta que o uso correto dos diferentes materiais tem sido alvo de crescentes investimentos da indústria, não só para reduzir o peso dos veículos, mas para garantir o destino final dos componentes após o descarte. “Hoje, a reciclabilidade dos materiais empregados no automóvel influi diretamente no projeto de novos modelos”, diz.
Quatro experts no assunto estarão no painel Tecnologias de Materiais. Autor do recém-lançado livro ‘A encruzilhada da nanotecnologia’, Peter Schulz, professor da Unicamp, abordará a tendência da nanotecnologia no setor; enquanto Hélio Wiebeck, engenheiro e pesquisador da ABPol (Associação Brasileira de Polímeros), falará sobre a evolução dos polímeros. A evolução dos materiais metálicos será assunto de Ed Juarez Mendes Taiss, analista da Usiminas; e as novidades sobre uso do alumínio estarão a cargo de Ayrton Filleti, coordenador da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio).
Inspeção veicular – No mesmo dia, às 12h30, outro painel analisará os resultados já obtidos pelo programa paulista de inspeção veicular, com a participação de Eduardo Rosin, diretor-executivo da Controlar, que mostrará também programas internacionais na área, além de Henry Joseph Junior, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Anfavea; José Aurélio Ramalho, diretor de Operações do Cesvi Brasil; e Antonio Carlos Bento, do Sindipeças. Estas três palestras abordarão, ainda, os impactos técnicos da inspeção nos veículos e na renovação da frota.
“Vamos saber se houve melhorias significativas na redução da emissão de gases poluentes e o que a indústria faz para melhorar as condições de sustentabilidade nos veículos”, adianta Fábio Ferreira.
Os dois painéis integram um grupo de 16 apresentações temáticas programadas para o 18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que será realizado de 6 a 8 de outubro. Os debates abrangem, ainda, veículos comerciais, educação, manufatura, tecnologia da informação, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e ferroviário.
O Congresso SAE BRASIL 2009 apresentará 120 trabalhos técnicos inéditos, preparados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades sobre veículos de passeio, comerciais, veículos fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário, entre outros.
Além dos “papers” e painéis temáticos, haverá a tradicional Mostra Tecnológica, com exposição das últimas tecnologias e serviços desenvolvidos pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento.
Sob o comando do engenheiro Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler, o maior evento de engenharia da mobilidade do Hemisfério Sul e o segundo mais importante do mundo, após o SAE World Congress and Exhibition, discutirá este ano o tema ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira'.
Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca que o Congresso chega à maioridade consolidando seu papel como a mais importante vitrine da engenharia da mobilidade do América Latina. “Ao reunir as principais empresas do setor, com suas últimas inovações tecnológicas, e congregar os mais destacados ‘experts’ brasileiros e internacionais na discussão dos temas mais atuais da área, o Congresso SAE BRASIL firma-se como encontro do mais alto padrão técnico e científico proporcionando elevado valor agregado a seus participantes”, destaca Botelho.
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