Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
17/07/2009
Metalcoop investe na certificação do IQA e alavanca faturamento

Certificação ISO 9001 permitiu à cooperativa do segmento de forjaria ingressar na cadeia automotiva, ampliar o portifólio de clientes e aumentar faturamento em 300%

Case

A Metalcoop (Cooperativa de Produção Industrial de Trabalhadores em Conformação de Metais), que atua no segmento de forjaria, adotou há cinco anos sistema de gestão da qualidade e investiu na Certificação ISO 9001:2000, por meio do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Desde então, a empresa sediada em Salto, SP, constrói uma história de sucesso no setor automotivo. Só em 2004, quando obteve a certificação, a empresa viu o faturamento crescer 300%.

A cooperativa foi criada por ex-funcionários da Picchi S/A Indústria Metalúrgica, que atuou durante mais de 50 anos no segmento de forjaria e suspendeu as atividades em 2002. Na época, a Picchi passava por uma forte crise financeira, e precisou dispensar 121 profissionais que ainda restavam na empresa, a qual já chegara empregar quase 700. Sem emprego, 88 deles resolveram fundar a cooperativa em agosto de 2002, ao iniciar um intenso processo de negociação com a direção da antiga fábrica, para arrendar as instalações, máquinas e ferramentas.

Nascia ali a Metalcoop. “Enquanto uma equipe conduzia as negociações, outra buscava relações comerciais, capazes de manter vivo e forte o desejo de ingressar no mercado em novo formato de administração, permeada na gestão participativa do negócio por todos os sócios”, conta Cláudio Domingos da Silva, diretor-presidente do Conselho de Administração da Metalcoop.

Inicialmente, a cooperativa atendeu fabricantes de correntes transportadoras, utilizadas em usinas processadoras da cana-de-açúcar. “Com a forjaria bem estruturada e experiência em metais, a empresa almejava o mercado de autopeças, mas este exigia a certificação ISO 9001”, lembra Silva. Para isso, a Metalcoop investiu no Programa de Apoio a Fornecedores do Sindipeças, desenvolvido junto com o IQA e voltado a pequenos fornecedores.

Para adequar seus processos, a cooperativa contratou uma consultoria e implantou um sistema de gestão da qualidade, que abrangia a manutenção periódica de máquinas e equipamentos, formação de auditores internos e analistas da qualidade, além do trabalho de conscientização dos funcionários sobre qualidade. “Conquistamos a certificação do IQA e em menos de seis meses ingressamos como fabricante de autopeças, com tecnologia de extrusão a frio de metais”, diz.

Assim, a empresa passou a fabricar eixos e semi-eixos para caixas de câmbio e luveiras para cardans, além de outros componentes. A produção mensal de 150 toneladas saltou para 350 toneladas no final de 2004. Silva conta que os gestores passaram a olhar diferente para a organização, entendendo que o atendimento dos requisitos da qualidade ao cliente é tarefa de todos.

A certificação permitiu, ainda, a empresa se tornar fornecedora de produtos com qualidade assegurada, ampliar o portifólio de clientes e elevar o faturamento em 300%. Para isso, a empresa adquiriu mais de 50 máquinas e equipamentos, principalmente da Picchi S/A. Além disso, o consumo de matéria-prima cresceu quatro vezes. O executivo afirma que o crescimento se manteve e em outubro de 2008 a empresa industrializou 690 toneladas de aço e fechou 2008 com faturamento de R$ 19,5 milhões.

No segmento de eixos e semi-eixos de transmissão para veículos comerciais, a Metalcoop tem, na carteira de clientes, empresas como Dana, ZF do Brasil, Eaton e ArvinMeritor. Desde 2004, a cooperativa atende também fornecedores de componentes para máquinas agrícolas, pinos e buchas para montagem de esteira de tratores, rolos, pinos e buchas para montagem de correntes transportadoras de cana-de-açúcar para usinas alcooleiras.

O diretor-presidente da Metalcoop ressalta que, para atuar em um mercado competitivo e seletivo com o automotivo, é preciso investir sempre na qualidade. Por isso, a empresa investiu em 2007 na implantação de um Sistema Integrado de Gestão, objetivando um gerenciamento mais controlado da organização e um gerenciamento de alto nível. No ano passado contratou uma consultoria para desenvolver o ‘Diagnóstico Organizacional’, destinado a identificar problemas e a executar ações que aprimorem o desempenho e melhorarem pontos possíveis.

Para o executivo, a ISO 9001:2000 e o suporte do IQA foram fatores determinante para a empresa atingir o patamar de negócios. “A qualidade é o caminho para crescer em mercados competitivos e exigentes“, destaca o diretor-presidente da Metalcoop, que atualmente investe na construção de uma fábrica própria também em Salto.

A Metalcoop – www. metalcoop.ind.br – Fundada em 2002 por um grupo de ex-funcionários da extinta Picchi Indústria Metalúrgica, dotado de especialidade técnica e larga experiência em forjamento a frio, a Metalcoop - Cooperativa de Produção Industrial de Trabalhadores em Conformação de Metais - desenvolve um sólido trabalho de posicionamento no mercado. Utilizando a tecnologia de forjamento a frio, a cooperativa tem a capacidade para projetar e produzir forjados de até 40 kg.

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo Inmetro, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação de Sistemas e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo concessionárias, fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores).



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo / Estefânia Basso
msdiogo@companhiadeimprensa.com.br / estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308