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 Release
07/10/2009
Congresso SAE BRASIL 2009 debate hoje (7) manufatura flexível em painel

Principal evento de tecnologia da mobilidade do Hemisfério Sul será realizado de 6 a 8 de outubro, em São Paulo

A crise financeira mundial provocou mudanças profundas na indústria automotiva e mostrou que o setor deve estar preparado para o sobe e desce da economia e ser mais flexível. Neste contexto, produção com erro zero e integração entre manufatura e logística com foco na gestão de estoques e redução de custos tornam-se questão de sobrevivência para as empresas. Os temas estarão em debate nos painéis do Comitê de Manufatura & Qualidade do Congresso SAE BRASIL 2009, que serão apresentados hoje (7), a partir das 15h.

Klaus Fenzl, chairman do comitê, destaca que a manufatura tem papel fundamental na redução de custos, sejam eles resultantes de ações de produtividade ou gestão de materiais na cadeia de abastecimento. Neste aspecto, a integração com os sistemas logísticos é de fundamental importância para redução dos materiais em estoque, visando à eliminação de custos desnecessários.

“São cada vez maiores os desafios para a execução desta integração de forma a garantir flexibilidade e confiabilidade de entrega. No ‘Painel dos Diretores de Manufatura’ vamos debater o tema, além de trazer cases de empresas que têm se mostrado eficientes na busca desta equação”, destaca Klaus Fenzl.

Já o painel “Produção com retrabalho zero” também mostrará como se pode reduzir custos sem sofrer consequências negativas na produção, ao trazer uma abordagem sistêmica de ferramentas de otimização de processos como o Lean Six-Sigma, DOE (delineamento de experimentos) e Shainin. Neste painel, também serão apresentados cases e conceitos com base em aplicações práticas e ferramentas.

Nanotecnologia – As discussões terão, ainda, o painel “Nanotecnologia na Manufatura”, que irá apresentar casos práticos de aplicação industrial da nanotecnologia em processos de manufatura.
“Na manufatura já há diversas aplicações de nanocompostos, como a aplicação em escala nano em processos de proteção superficial pré-pintura na indústria automotiva. Vamos mostrar como a nanotecnologia permite processos mais limpos e mais eficientes”, destaca o chairman.

Os três painéis fazem parte de uma seleção de 16 apresentações temáticas programadas para o XVIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que será realizado de 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Além de manufatura, os debates também abrangem as áreas de veículos comerciais e de passeio, educação, tecnologia da informação, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e ferroviário.

Além dos painéis, o Congresso SAE BRASIL 2009 reunirá novamente em sua mostra tecnológica as principais marcas nacionais e estrangeiras da área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do setor, que irão apresentar tecnologias e serviços em seu estado de arte, em cerca de 150 estandes. O evento terá, ainda, 120 trabalhos técnicos, de profissionais de indústrias e universidades, sobre diversas áreas da mobilidade.

Sob o comando do engenheiro Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler, o maior evento de engenharia da mobilidade do Hemisfério Sul e o segundo mais importante do mundo, após o SAE World Congress and Exhibition, discutirá o tema ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira'.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca que o Congresso chega à maioridade consolidando seu papel como a mais importante vitrine da engenharia da mobilidade do América Latina. “Ao reunir as principais empresas do setor, com suas últimas inovações tecnológicas, e congregar os mais destacados ‘experts’ brasileiros e internacionais na discussão dos temas mais atuais da área, o Congresso SAE BRASIL firma-se como encontro do mais alto padrão técnico e científico proporcionando elevado valor agregado a seus participantes”, destaca Botelho.

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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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