Limitações legais impostas há mais de 30 anos impedem a indústria brasileira de produzir automóvel a Diesel para o mercado interno. O fim da proibição estimularia maior desenvolvimento tecnológico na área e consequente crescimento econômico no País. O assunto estará em discussão no 6º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias de Motores Diesel, agendado para esta quinta-feira, 6 de agosto, no campus da Unicemp (Universidade Positivo), em Curitiba (PR).
O fórum terá dois painéis: Tendências para Tecnologia Diesel, que englobará mercado e meio ambiente; e Tecnologia Diesel do Futuro, além de uma mesa-redonda com especialistas, que explicarão porque o Diesel é uma tecnologia do futuro e importante para o desenvolvimento do Brasil.
Representantes da Dedini, FEV, FPT, Petrobras, Renault, Shell, Simrit, Umicore, Unicemp, Volkswagen Caminhões, Cummins e Volvo já confirmaram presença no fórum, por meio de palestras que abordarão o desenvolvimento da tecnologia Diesel.
“As discussões estarão centradas nas tendências da tecnologia Diesel, que é a tecnologia do futuro, pois os motores são mais robustos e confiáveis, oferecem maior capacidade em torque e são largamente empregados em outros países, mas no Brasil esbarram em restrições”, diz Wilson Loterio, chairman do fórum, organizado pela Seção Paraná Santa Catarina da SAE BRASIL.
O encontro iniciará com o painel Tendências para Tecnologia Diesel, em que Giovanni Violano, gerente de plataforma da FPT, falará sobre as demandas tecnológicas para motores Diesel em pós-tratamento, performance, combustão e emissões. A qualidade do Diesel também está na pauta, com Nicole Hoff, engenheira de Combustíveis da Renault.
A Cummins será representada pelo engenheiro-chefe para soluções em emissões David Dunnuck, que falará sobre tecnologia de emissões para as normas EPA 2010 e Euro 6. Já a Simrit apresentará as novas tecnologias para componentes de vedação de alta performance, com o eng. Edson Medeiros.
Biodiesel - Os combustíveis alternativos também terão espaço. Luis Gustavo Lacerda, coordenador de cursos de especialização da Unicemp dará um panorama da produção de biodiesel a partir de biomassa; enquanto Bruna Fernandes, engenheira de Desenvolvimento de Tecnologia e Negócios na Área de Meio Ambiente da Dedini Indústrias de Base, fará apresentação sobre o biocombustível a partir da vinhaça de cana. Já a Petrobras destacará aldeídos em veículos a Diesel e seus impactos no meio ambiente, com o consultor Tadeu Cavalcante de Melo. Além disso, Luis Ronconi, engenheiro Especialista da Volvo, participará de um debate sobre como atingir a sustentabilidade econômica e ambiental dos motores diesel com a aplicação de novas tecnologias.
No painel Tecnologia Diesel do Futuro, o assunto mercados emergentes ficará a cargo de Paulo Alleo, diretor de Engenharia da Volkswagen Caminhões. A FEV, representada pelo consultor Horst Bergmann, abordará o atendimento futuro de emissões para os motores HD, on e off-road. Participam, ainda, do painel Luis Fernando Sabino, consultor global de Tecnologia da Shell; que falará sobre o futuro dos combustíveis; e Stephan Blumrich, gerente geral de Catalisadores Automotivos para América do Sul, da Umicore, que mostrará o cenário atual e as tendências nos veículos Diesel no âmbito do pós-tratamento.
A última palestra do fórum terá como tema as oportunidades de desenvolvimento econômico com a aplicação de motores Diesel em carros de passeio, com Rubens Avanzini, coordenador da Comissão Técnica de Tecnologia Diesel da SAE BRASIL. O encontro encerrará com a mesa-redonda ‘Por que o Diesel é uma Tecnologia do Futuro?
Wilson Loterio ressalta que é hora de corrigir distorções e eliminar restrições legais, que proíbem o uso dos motores Diesel em veículos de passeio. “É preciso acreditar no potencial do Diesel e seguir a tendência mundial”, diz o diretor do fórum, que será realizado na Unicemp (rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300).
Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância do trabalho realizado pelas Seções Regionais no desenvolvimento e difusão de conhecimentos para a comunidade de engenharia. “Tendo em vista a vocação de suas áreas de abrangência, as Seções Regionais promovem eventos de elevado conteúdo técnico e de grande interesse para o setor, já que debatem os desafios e os avanços da engenharia em diferentes áreas”, destaca.
PROGRAMAÇÃO
8h45 - Abertura, com Mario Massagardi, diretor da SAE BRASIL, Seção Regional Paraná e Santa Catarina.
Painel 1 - TENDÊNCIAS PARA TECNOLOGIA DIESEL. Uma visão geral de montadoras, sistemistas e pesquisadores sobre o mercado, possíveis rotas tecnológicas e combustíveis alternativos.
9h – Mercado - com Giovanni Violano, gerente de plataforma da FPT; Nicole Hoff, engenheira de Combustíveis da Renault; David Dunnuck, engenheiro-chefe para Soluções de Emissões da Cummins; e Edson Medeiros, engenheiro de Qualidade da Simrit.
11h30 - Meio ambiente - com Luis Gustavo Lacerda, engenheiro coordenador dos cursos de Especialização da Universidade Positivo; Bruna Fernandes, engenheira de Desenvolvimento de Tecnologias para Meio Ambiente da Dedini Indústrias de Base; e Tadeu Cavalcante de Melo, consultor técnico da Petrobras.
12h30 – Debate - Como atingir a sustentabilidade econômica e ambiental aplicando novas tecnologias às demandas de mercado atuais e futuras, com Luis Ronconi, engenheiro Especialista da Volvo.
14h – Painel 2 - TECNOLOGIA DIESEL DO FUTURO - Cenários de longo prazo para o mundo Diesel, desde a tecnologia de combustíveis até as inovações em pós-tratamento de gases de escape, além das expectativas no desenvolvimento de motores para os mercados de maior crescimento, as tendências construtivas e de combustão para atender as demandas futuras. Com Paulo Alleo, diretor de Engenharia da Volkswagen Caminhões; Horst Bergmann, consultor da FEV; Luis Fernando Sabino, consultor global de Tecnologia de Combustíveis da Shell; e Stephan Blumrich, gerente geral de Catalisadores Automotivos para América do Sul da Umicore;
16h30 – OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COM APLICAÇÃO DE MOTORES DIESEL EM CARROS DE PASSEIO, com Rubens Avanzini, gerente de Desenvolvimento da Bosch e coordenador da Comissão Técnica de Tecnologia Diesel da SAE BRASIL.
17h - Mesa-redonda - Por que o Diesel é uma tecnologia do futuro?, com os palestrantes do segundo painel. |