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 Release
03/08/2009
SAE BRASIL debate nesta semana liberação do Diesel para carros de passeio

Encontro apresentará em Curitiba os últimos desenvolvimentos tecnológicos para motores Diesel, principalmente para automóveis

Limitações legais impostas há mais de 30 anos impedem a indústria brasileira de produzir automóvel a Diesel para o mercado interno. O fim da proibição estimularia maior desenvolvimento tecnológico na área e consequente crescimento econômico no País. O assunto estará em discussão no 6º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias de Motores Diesel, agendado para esta quinta-feira, 6 de agosto, no campus da Unicemp (Universidade Positivo), em Curitiba (PR).

O fórum terá dois painéis: Tendências para Tecnologia Diesel, que englobará mercado e meio ambiente; e Tecnologia Diesel do Futuro, além de uma mesa-redonda com especialistas, que explicarão porque o Diesel é uma tecnologia do futuro e importante para o desenvolvimento do Brasil.

Representantes da Dedini, FEV, FPT, Petrobras, Renault, Shell, Simrit, Umicore, Unicemp, Volkswagen Caminhões, Cummins e Volvo já confirmaram presença no fórum, por meio de palestras que abordarão o desenvolvimento da tecnologia Diesel.

“As discussões estarão centradas nas tendências da tecnologia Diesel, que é a tecnologia do futuro, pois os motores são mais robustos e confiáveis, oferecem maior capacidade em torque e são largamente empregados em outros países, mas no Brasil esbarram em restrições”, diz Wilson Loterio, chairman do fórum, organizado pela Seção Paraná Santa Catarina da SAE BRASIL.

O encontro iniciará com o painel Tendências para Tecnologia Diesel, em que Giovanni Violano, gerente de plataforma da FPT, falará sobre as demandas tecnológicas para motores Diesel em pós-tratamento, performance, combustão e emissões. A qualidade do Diesel também está na pauta, com Nicole Hoff, engenheira de Combustíveis da Renault.

A Cummins será representada pelo engenheiro-chefe para soluções em emissões David Dunnuck, que falará sobre tecnologia de emissões para as normas EPA 2010 e Euro 6. Já a Simrit apresentará as novas tecnologias para componentes de vedação de alta performance, com o eng. Edson Medeiros.

Biodiesel - Os combustíveis alternativos também terão espaço. Luis Gustavo Lacerda, coordenador de cursos de especialização da Unicemp dará um panorama da produção de biodiesel a partir de biomassa; enquanto Bruna Fernandes, engenheira de Desenvolvimento de Tecnologia e Negócios na Área de Meio Ambiente da Dedini Indústrias de Base, fará apresentação sobre o biocombustível a partir da vinhaça de cana. Já a Petrobras destacará aldeídos em veículos a Diesel e seus impactos no meio ambiente, com o consultor Tadeu Cavalcante de Melo. Além disso, Luis Ronconi, engenheiro Especialista da Volvo, participará de um debate sobre como atingir a sustentabilidade econômica e ambiental dos motores diesel com a aplicação de novas tecnologias.

No painel Tecnologia Diesel do Futuro, o assunto mercados emergentes ficará a cargo de Paulo Alleo, diretor de Engenharia da Volkswagen Caminhões. A FEV, representada pelo consultor Horst Bergmann, abordará o atendimento futuro de emissões para os motores HD, on e off-road. Participam, ainda, do painel Luis Fernando Sabino, consultor global de Tecnologia da Shell; que falará sobre o futuro dos combustíveis; e Stephan Blumrich, gerente geral de Catalisadores Automotivos para América do Sul, da Umicore, que mostrará o cenário atual e as tendências nos veículos Diesel no âmbito do pós-tratamento.

A última palestra do fórum terá como tema as oportunidades de desenvolvimento econômico com a aplicação de motores Diesel em carros de passeio, com Rubens Avanzini, coordenador da Comissão Técnica de Tecnologia Diesel da SAE BRASIL. O encontro encerrará com a mesa-redonda ‘Por que o Diesel é uma Tecnologia do Futuro?

Wilson Loterio ressalta que é hora de corrigir distorções e eliminar restrições legais, que proíbem o uso dos motores Diesel em veículos de passeio. “É preciso acreditar no potencial do Diesel e seguir a tendência mundial”, diz o diretor do fórum, que será realizado na Unicemp (rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300).

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância do trabalho realizado pelas Seções Regionais no desenvolvimento e difusão de conhecimentos para a comunidade de engenharia. “Tendo em vista a vocação de suas áreas de abrangência, as Seções Regionais promovem eventos de elevado conteúdo técnico e de grande interesse para o setor, já que debatem os desafios e os avanços da engenharia em diferentes áreas”, destaca.


PROGRAMAÇÃO
8h45 - Abertura, com Mario Massagardi, diretor da SAE BRASIL, Seção Regional Paraná e Santa Catarina.

Painel 1 - TENDÊNCIAS PARA TECNOLOGIA DIESEL. Uma visão geral de montadoras, sistemistas e pesquisadores sobre o mercado, possíveis rotas tecnológicas e combustíveis alternativos.
9h – Mercado - com Giovanni Violano, gerente de plataforma da FPT; Nicole Hoff, engenheira de Combustíveis da Renault; David Dunnuck, engenheiro-chefe para Soluções de Emissões da Cummins; e Edson Medeiros, engenheiro de Qualidade da Simrit.

11h30 - Meio ambiente - com Luis Gustavo Lacerda, engenheiro coordenador dos cursos de Especialização da Universidade Positivo; Bruna Fernandes, engenheira de Desenvolvimento de Tecnologias para Meio Ambiente da Dedini Indústrias de Base; e Tadeu Cavalcante de Melo, consultor técnico da Petrobras.
12h30 – Debate - Como atingir a sustentabilidade econômica e ambiental aplicando novas tecnologias às demandas de mercado atuais e futuras, com Luis Ronconi, engenheiro Especialista da Volvo.

14h – Painel 2 - TECNOLOGIA DIESEL DO FUTURO - Cenários de longo prazo para o mundo Diesel, desde a tecnologia de combustíveis até as inovações em pós-tratamento de gases de escape, além das expectativas no desenvolvimento de motores para os mercados de maior crescimento, as tendências construtivas e de combustão para atender as demandas futuras. Com Paulo Alleo, diretor de Engenharia da Volkswagen Caminhões; Horst Bergmann, consultor da FEV; Luis Fernando Sabino, consultor global de Tecnologia de Combustíveis da Shell; e Stephan Blumrich, gerente geral de Catalisadores Automotivos para América do Sul da Umicore;

16h30 – OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COM APLICAÇÃO DE MOTORES DIESEL EM CARROS DE PASSEIO, com Rubens Avanzini, gerente de Desenvolvimento da Bosch e coordenador da Comissão Técnica de Tecnologia Diesel da SAE BRASIL.

17h - Mesa-redonda - Por que o Diesel é uma tecnologia do futuro?, com os palestrantes do segundo painel.

6º Fórum SAE BRASIL de tecnologias de motores diesel 2009
Data: 6 de agosto de 2009
Local - UNICEMP - Teatro Positivo - Pequeno Auditório
R. Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Curitiba, PR



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A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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