Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
22/07/2009
IQA realiza hoje palestra sobre meio ambiente em evento para empresas de reparação automotiva

No evento, que será realizado no Senai-Ipiranga, a partir das 18h30, o IQA mostra aos profissionais da área da reparação automotiva como se adequar à legislação ambiental

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) realiza hoje, no Senai-Ipiranga, em São Paulo, em conjunto com o SEBRAE, Sindirepa-SP e Senai Ipiranga, palestras para empresários e profissionais da área da reparação automotiva, que mostrarão como trabalhar a questão ambiental para atender à legislação vigente e minimizar impactos no meio ambiente.

O encontro é gratuito e começa às 18h30, com visita às instalações da unidade do Senai (rua Moreira de Godoi, 226, Ipiranga). “O intuito é mostrar que um centro de reparação ambientalmente correto pode ampliar seus negócios, além de minimizar riscos de acidentes e evitar autuações e multas”, comenta o engenheiro Mário Guitti, superintendente do IQA.

Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo); Getúlio Hanashiro, ex-secretário de Transportes do Município de São Paulo; e Fábio Rocha, diretor do Senai-Ipiranga, farão a abertura do encontro. Também participam da cerimônia Eduardo Jorge, secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, e Cel. Ronaldo Severo Ramos, do Comando de Policiamento Ambiental de São Paulo.

Uma das palestras terá como tema: ‘Uso e manutenção de equipamentos de pintura x respeito ao meio ambiente’ e será proferida por Fábio Sartini, especialista em equipamentos para funilaria e pintura. Sartini abordará as opções da manutenção de equipamentos para diminuir gastos e impactos ao meio ambiente.

Outra apresentação é ‘Como destinar os resíduos de forma correta e legal?’, que será realizada por Manoel Padreca, consultor do SEBRAE e um dos responsáveis por um projeto-piloto para coleta de resíduos recicláveis criado pelo SEBRAE, Cetesb e Sindirepa. Padreca falará sobre descarte de resíduos, como óleo, tinta e outros materiais, que devem ser encaminhados para empresas de reciclagem credenciadas e registradas por entidades reconhecidas.

E o último tema da noite, ‘Certificação Ambiental para Empresas de Reparação Automotiva: oportunidade de abrir novos mercados’, será apresentado por José Palacio, auditor do IQA, que falará sobre a certificação ambiental, lançada recentemente pelo Instituto em parceria com o CESVI BRASIL.

Os interessados em participar do encontro ‘Certificação Ambiental para Empresas de Reparação Automotiva – Como atender a legislação evitando riscos e desenvolvendo novas oportunidades‘ devem fazer inscrição pelo site do IQA http://www.iqa.org..br/curso/eventos/calendário2009 . As vagas são limitadas.

Confira a programação:



18h30 – 19h00 Visita às instalações do SENAI
19h00 – 19h30 – Abertura, com Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP; Getúlio Hanashiro, ex-secretário de Transportes do Município de São Paulo; Eduardo Jorge, secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo; Cel. Ronaldo Severo Ramos, do Comando de Policiamento Ambiental de São Paulo; e Fábio Rocha, diretor do Senai-Ipiranga.
19h30 – 20h00 – USO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PINTURA X RESPEITO PARA O MEIO AMBIENTE, com Fábio Sartini, responsável comercial e coordenador da Saimatec.
20h00 – 20h15 – COFFEE BREAK
20h15 – 20h45 – COMO DESTINAR OS RESÍDUOS DE FORMA CORRETA E LEGAL?, com Manoel Padreca, consultor do SEBRAE.
20h45 - 21h15 – CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PARA EMPRESAS DE REPARAÇÃO AUTOMOTIVA: OPORTUNIDADE DE ABRIR NOVOS MERCADOS, com José Palacio, auditor do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).
21h15 – 21H30 - Encerramento, com Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308