Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/07/2009
SAE BRASIL discute a reinvenção da empresa automotiva

Indústria em xeque debate gestão e novo perfil de montadoras e autopeças na retomada, durante simpósio no dia 31 de agosto, em São Paulo

A reinvenção da empresa automotiva, assolada pelo impacto da crise internacional, é tema do Simpósio SAE BRASIL Tendências e Inovação que será realizado dia 31 de agosto, em São Paulo, no Hotel Sheraton WTC (avenida Nações Unidas, 12.559, Brooklin). O encontro mostrará que as fórmulas tradicionais utilizadas no setor estão em xeque.

Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL, adverte que será preciso pensar mais em inovação e redobrar os esforços nas áreas de gestão e tecnologia para reconstruir operações e as próprias fábricas "O desenvolvimento de veículos trará novos desafios, a partir do rearranjo das estruturas de negócios globais”, afirma.

O programa do simpósio, dirigido aos profissionais de montadoras e da cadeia de fornecimento, fará uma revisão das estratégias que as empresas e executivos estão adotando diante da revolução que transforma a indústria automobilística.

Para descobrir os caminhos mais adequados na retomada, a SAE BRASIL reuniu um time de palestrantes de primeiro nível. Cledorvino Belini, presidente do Grupo Fiat no País, fará a abertura do encontro, onde avaliará o que muda na indústria automobilística, o impacto da crise e como a indústria local pode preservar a sua competitividade.

Outro convidado, Marcos de Oliveira, presidente da Ford, mostrará como a montadora tem conseguido avançar diante das dificuldades que o mercado internacional impõe ao País com a interrupção na compra de veículos brasileiros.

Roberto Cortes, presidente da MAN para a América Latina, e Jackson Schneider, presidente da Anfavea, completarão a análise dos cenários para a indústria e o mercado interno. As questões relativas à cadeia de produção estarão em debate em painel com a participação de Paulo Butori, presidente do Sindipeças; Letícia Costa, vice-presidente da Booz & Company; André Carioba, vice-presidente sênior da AGCO Corp. América do Sul; e Vagner Galeote, diretor de Compras da Ford.

Cenários tecnológicos - Com a certeza de que o powertrain comandará grande parte das mudanças no setor automotivo, a SAE BRASIL convidou Rinaldo Rinolfi, vice-presidente global da FPT Powertrain Technologies, para apresentar as tendências na área de motores e combustíveis. Considerado um dos principais especialistas mundiais no tema, Rinolfi será apresentado por Franco Ciranni, executivo que comanda as operações da FPT na região.

Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM LAAM, tratará das novas plataformas que a corporação norte-americana está desenvolvendo em sua reestruturação e também das questões relativas aos avanços da engenharia brasileira para ganhar autonomia.

A análise sobre o estágio de desenvolvimento da engenharia automotiva também estará em avaliação por especialistas como Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto na Volkswagen; Milton Lubraico, engenheiro-chefe para o Desenvolvimento de Produto na Ford; e Renato Mastrobuono, diretor de Engenharia da Iveco. A Renault também deve participar do painel de debate.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca que os simpósios da associação trazem à discussão temas de grande relevância para o desenvolvimento da cadeia automotiva brasileira. “Além do conteúdo, a qualidade dos convidados, em suas respectivas áreas de atuação, revela a contribuição da SAE BRASIL para o desenvolvimento contínuo dos profissionais da área”, afirma o executivo, ao acrescentar que os eventos realizados pela entidade reúnem os expoentes da área para apresentar suas visões sobre a engenharia global.

As inscrições para o simpósio estão abertas e devem ser feitas pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 106. Mais informações estão disponíveis na website www.saebrasil.org.br. A SAE BRASIL manteve este ano os mesmos valores de inscrição praticados em 2008 e, também, fez acordo para redução de tarifas de hospedagem no Hotel Sheraton WTC, que tem sido palco de diversos lançamentos da indústria automobilística.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308