Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
30/06/2009
Pólo Petroquímico divulga os vencedores do 3º Concurso APOLO - Meio Ambiente

Com apoio do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o concurso atraiu 1,4 mil trabalhos de alunos de 34 escolas públicas do entorno das indústrias no ABC

Os estudantes Eduardo da Silva Paiva, 7 anos; Gabriel Lopes Sabaini, 11 anos; e Isis de Oliveira Silva, 18 anos, foram os vencedores do ‘3º Concurso APOLO - Meio Ambiente’, nas categorias desenho, redação e pesquisa, respectivamente. Promovido pela APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), o concurso selecionou 1,4 mil trabalhos feitos por alunos de 34 escolas públicas de Mauá, Santo André, Rio Grande da Serra e do Parque São Rafael, São Paulo. A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira, 30, na ADC Quattor, em Santo André.

Eduardo, Gabriel, Isis e seus professores orientadores receberam, como prêmio, um notebook cada, enquanto as escolas ganharam um microcomputador. Aluno da 2ª série do ensino fundamental na Emeief Luiz Gonzaga, em Santo André, Eduardo da Silva Paiva retratou num único desenho três consequências que podem ser provocadas por balões - incêndios na floresta, prédios residenciais e indústria – e uma ação do Corpo de Bombeiros na sala de aula. Eduardo trabalhou com o tema ‘Os perigos que o balão provoca’.

Desafiado a responder à pergunta-tema da redação - Por que é importante conscientizar as pessoas sobre os riscos de soltar balões? - Gabriel Lopes Sabaini, aluno da 5ª série da Escola Estadual Profª Maria Josefina Kuhlmann Fláquer, de Mauá, descreveu, em sonho, a alegria da sua primeira viagem feita de avião se transformar em pesadelo, ao sobrevoar a floresta amazônica em chamas, provocadas pela queda de balão.

Isis de Oliveira Silva, formanda do ensino médio da Escola Estadual Joaquim Lucio Cardoso Filho, de Santo André, fez uma pesquisa para responder ‘Por que a prática de soltar balões deve ser combatida? Além de aprofundar o assunto, Isis sugere a realização de um projeto de educação ambiental com a utilização da música.

Segundo colocado - Os segundos colocados no concurso foram Gabriela Neves Martins, aluna da Emeief Luiz Gonzaga, categoria desenho; Carine Machado Siqueira, da Escola Estadual Delfino Ribeiro Guimarães, categoria redação; e Adan Souza da Conceição, da Escola Estadual Joaquim Lucio de Carvalho, categoria pesquisa. Os três participantes ganharam como prêmio uma câmera fotográfica digital.

Em terceiro lugar ficaram: Victória da Silva Santos, da Escola Estadual Francisco Lourenço de Melo, categoria desenho; Caíque Vido Cascardi, da Escola Estadual Cassiano Ricardo, categoria redação; e Letícia Soares da Silva, da Escola Estadual Ivone Palma Todorov Ruggieri, categoria pesquisa, que levaram para casa um MP4. Jenifer Gabriely Zaiatz Monteiro, aluna da Escola Estadual Profª Sada Umeizawa, recebeu menção honrosa ao inscrever uma poesia.

Balões - Com o tema ‘Consciência e preservação. Vamos salvar o nosso meio ambiente’, e o apoio do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, que realizou palestras nas escolas, o concurso buscou estimular uma reflexão sobre os perigos dos balões e a importância da preservação do meio ambiente. “O concurso é um projeto de inclusão social, com foco no meio ambiente, que pode ajudar a garantir a base da sociedade”, comenta Francisco Ruiz, presidente da APOLO.

O objetivo do 3º Concurso APOLO - Meio Ambiente é combater a prática da soltura de balões, que aumenta nesta época do ano. Transportar, fabricar, comercializar ou soltar balões que apresentem riscos ao meio ambiente, como incêndios em florestas e matas, e em qualquer área urbana ou onde exista presença de qualquer tipo de assentamento humano, se tornou crime ambiental desde 13 de fevereiro de 1998, com a lei 9.605, art.42. A pena pode chegar a três anos de detenção. Para denunciar, a recomendação é ligar no Disque Denúncia 181.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Camila Silva – camila@companhiadeimprensa.com.br
Telefone 11 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Localizado entre Santo André e Mauá, o Pólo Petroquímico do Grande ABC é formado por empresas que mantêm, desde 1998, um trabalho integrado visando interesses comuns e metas de responsabilidade social por meio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), que nasceu em dezembro de 2004 com o objetivo de absorver, ampliar e administrar os trabalhos até então realizados pelo Grupo de Sinergia. A Associação também é dirigida por executivos das empresas e atua subdividida em sete grupos: Serviços Administrativos, Manutenção, Atuação Responsável, Tratamento de Água, Segurança Patrimonial, Comunicação, Medicina do Trabalho e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo). Tudo é negociado em bloco e cada empresa paga a sua parte. Entre os projetos desenvolvidos pela APOLO estão a campanha 'Balão Não', em parceria com a Polícia Militar, e o Programa de Educação Física Adaptada, da Prefeitura de Santo André, que inclui atividades no Núcleo de Natação Adaptada e o Circuito Aventura, esporte radical voltado para pessoas com deficiência. As empresas que participam dessas ações sociais são a Air Liquide, Cabot, Quattor – Unidade Polipropileno / ABC, Oxiteno, Petrobras/Refinaria de Capuava, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC, Quattor – Unidade Polietileno / ABC, Solvay, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC (planta de Cumeno) e Vitopel.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308