Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
17/06/2009
Yakult faz leilão de gado Wagyu hoje na Feicorte

Multinacional, que trouxe a espécie para o Brasil em 1992, é a maior produtora do País

Hoje, dia 17, às 20h, aproximadamente 20 animais da raça Wagyu serão leiloados na 15ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), que está sendo realizada no Pavilhão de Exposições Imigrantes, em São Paulo, até dia 20. O plantel pertence a criadores de São Paulo e Mato Grosso do Sul, entre os quais a Yakult do Brasil. Quem quiser também poderá conhecer o sabor diferenciado da carne do Wagyu – conhecida como Kobe Beef – no restaurante Rubaiyat instalado na Feicorte.

Ontem foi realizado, pelo terceiro ano consecutivo, o julgamento de animais da raça por um expert em Wagyu, que definiu os campeões e grandes campeões entre novilhas, vacas e touros. A Yakult conquistou o grande campeonato de animal jovem, vaca adulta e touro, o que confirma a expertise da empresa na criação da raça no Brasil. O campeonato tem validade nacional e o touro campeão já sai com contrato com a Central de Inseminação Artificial, que também exporta sêmens para vários países.

O juiz foi o criador japonês radicado nos Estados Unidos, Ted Naruke, que trabalha com a raça há mais de 13 anos nos Estados Unidos e na Austrália, e foi o responsável por levar os primeiros embriões para a América do Norte. “Fora do Japão, os maiores criatórios estão na Austrália, mas o Brasil está bem encaminhado no desenvolvimento da raça”, opina. O Brasil está entre os cinco maiores produtores de Wagyu do mundo.

Segundo Ted Naruke, um dos fatores importantes para avaliar um campeão é a qualidade e a densidade do pelo, que podem determinar a qualidade do marmoreio da carne. Além disso, o juiz avalia desenvolvimento da ossatura, estatura adequada, leveza, aprumo e comprimento de pernas, arqueamento das costelas e linha dorso-lombar do animal. Os itens feminilidade e masculinidade também têm peso no julgamento.

Marmoreio – A principal diferença da carne do Wagyu é o alto teor de marmoreio (gordura entremeada na carne), o que confere maciez, suculência, aroma e sabor diferenciados. Essa ‘marmorização’ tem influência genética e sistema diferenciado de manejo e alimentação. Na Fazenda Yakult, os animais destinados ao abate são confinados a partir do sétimo mês de vida, quando são desmamados e passam a ser alimentados com ração especial.

O grau de marmoreio vai até 12 e, na Fazenda Yakult, os animais puros são abatidos com cerca de 30 meses de idade e o grau de marmoreio está em torno de 5 a 6. “O marmoreio 5 a 6 já é excelente, não sendo possível ser alcançado por outras raças e, com a nova tabela de marmoreio, conseguir marmoreio 12 é uma tarefa bastante difícil, um desafio para todos nós produtores de Wagyu no Brasil”, afirma Rogério Uenishi.

Além de ser produtora, a Yakult desenvolve um intenso trabalho de melhoramento genético da raça, com resultados excelentes. A Fazenda Yakult tem rebanho de matrizes e reprodutores altamente selecionados para as características de marmoreio e maciez, sem esquecer da rusticidade e produtividade. O rebanho é composto das melhores linhagens e famílias, e prioriza a seleção e produção de animais de alto valor genético, com base em acasalamentos dirigidos e utilização do melhor material encontrado em países como Japão, Estados Unidos e Austrália.

15ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte)
Quando - até 20 de junho – das 9h às 21h.
Onde - Pavilhão de Exposições Imigrantes.
Endereço - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Bairro Água Funda - São Paulo.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones – 11 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A Yakult é a precursora no segmento de alimentos com probióticos no mundo, com o Leite Fermentado comLactobacillus casei Shirota, lançado em 1935 no Japão e em 1968 no Brasil. A empresa possui um Complexo Fabril na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, onde mantém a produção de todo o portfólio disponível no Brasil.

Em Lorena, a Yakult produz o Leite Fermentado Yakult, o Yakult 40 e o Yakult 40 light, a sobremesa láctea fermentada Sofyl – os quatro com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota –, o Suco de Maçã, o alimento com extrato de soja Tonyu, a bebida láctea combinada com suco de frutas Yodel e os alimentos adicionados com nutrientes essenciais direcionados ao público feminino e masculino Hiline F e Taffman-EX, respectivamente.

A empresa foi fundada no Japão em 1935 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota que, após anos de pesquisas, conseguiu isolar uma cepa do intestino humano classificada posteriormente como Lactobacillus casei Shirota. A cepa deu origem a um leite fermentado contendo microrganismos probióticos capazes de regularizar a microbiota intestinal e que é, até hoje, o carro-chefe da empresa.

A matriz japonesa da Yakult completa 82 anos em 2017. Desde o início de suas atividades, em 1935, quando o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que pudessem beneficiar a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano.

A Yakult está presente em 37 países e regiões, além do Japão (incluindo escritórios de representação), e possui 35 mil comerciantes autônomas no Japão (conhecidas como Yakult Ladies) e 45 mil em 12 outros países. No mundo, mais de 37 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente. A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota por dia e é uma das mais modernas da companhia no mundo.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308