Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
25/06/2009
IQA realiza encontro sobre ferramenta para solucionar problemas industriais

Evento, que será realizado dia 17 de julho, no Sindipeças, mostrará a metodologia CQI 10, focada na melhoria da qualidade e redução dos custos nas empresas

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) realiza dia 17 de julho, às 10h, no Sindipeças, em São Paulo, o workshop ‘CQI 10 - Solução Eficaz de Problemas. Como satisfazer o cliente e evitar desperdícios?’. O encontro é gratuito e abordará as ferramentas avançadas para resolução de problemas na área industrial e de processos das empresas. As ferramentas estão reunidas no manual ‘CQI 10’ da AIAG (sigla inglesa para o Grupo de Ação da Indústria Automotiva).

O encontro é destinado a gerentes, supervisores, analistas da qualidade, de processo e de produção que atuam no setor automotivo ou demais áreas da indústria. O 'CQI 10' é uma metodologia que reúne as mais avançadas ferramentas da qualidade e estatística para solução de problemas, que auxiliam a identificar lacunas ou deficiências na empresa. “Além de mostrar os recursos, vamos fornecer um modelo de desenvolvimento de competência, que pode ser usado para maximizar habilidades e comportamentos dos profissionais”, explica o professor José Germano Buchaim, que fará apresentação.

Mestre em Engenharia de Produção, Buchaim é um dos pioneiros na implantação de Controle Estatístico do Processo (CEP) e Administração Total da Qualidade (TQM) no Brasil. Em sua opinião, quando bem aplicado, o 'CQI 10' melhora a satisfação do cliente e a competitividade. “Isso se dá com a melhoria da qualidade e a redução de custos, já que a metodologia é voltada à solução efetiva de problemas, dando subsídios para que o mesmo não retorne, ao contrário de outros processos que se concentram na questão imediata e servem para satisfazer o cliente em curto prazo”, explica.

Buchaim mostrará que o ‘CQI 10’ também orienta as empresas sobre a importância da mudança cultural, comportamentos e valores para que o processo de tomada de decisão seja eficaz, reduzindo-se os desperdícios de material, financeiros e humanos. “Conhecendo todas as ferramentas, o gestor passa a ter uma visão mais clara da empresa e suas necessidades, além de aumentar a agilidade na tomada de decisões”, diz.

As inscrições para o encontro são gratuitas e devem ser feitas pelo site do IQA (www.iqa.org.br) e as vagas são limitadas. Informações pelo telefone (11) 5533-4545 ou e-mail cursos@iqa.org.br. O endereço do Sindipeças é avenida Santo Amaro, 1386.

O IQA oeferece com exclusividade a versão em português do manual ‘CQI 10’, além de outras publicações, como ISO/TS 16949, Ferramentas da Qualidade QS 9000 (FMEA, CEP, APQP, MSA, PPAP) e VDA. No dia do evento, serão disponibilizados manuais por preços especiais.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308