Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
19/06/2009
SAE mostra a nova manufatura após o tsunami financeiro nesta segunda-feira (22)

Operações mais flexíveis e ágeis para enfrentar mudanças e a concorrência global estão na pauta do encontro, no dia 22 de junho

Com as mudanças radicais nas operações globais da indústria automobilística, provocadas pela crise econômica, as estratégias em manufatura ganham importância sem precedentes. Para mostrar como as montadoras e autopeças reinventam programas capazes de responder com maior flexibilidade e rapidez, a SAE BRASIL realizará no dia 22 de junho, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo (rua Dr. Bacelar, 1043, Vila Mariana), o Simpósio SAE BRASIL de Manufatura Automotiva.

O simpósio mostrará que as fábricas brasileiras de veículos e componentes têm de ser ágeis para garantir competitividade internacional diante da reestruturação global do setor. O encontro avaliará as mudanças nas áreas de logística e suprimentos, ao debater quando é melhor produzir internamente ou terceirizar. Estará em pauta, ainda, a ligação entre a engenharia de produto e a manufatura.

O conceito de manufatura de classe mundial ou WCM, aplicado com sucesso na Iveco, será explicado por Marco Piquini, gerente de Comunicação da montadora. Caberá a Edmundo Manzini, engenheiro da Mercedes-Benz do Brasil, falar sobre a evolução da remanufatura na empresa.

Outro confirmado será Sílvio Illi, site manager da Ford, que apresentará os novos passos da manufatura na Ford frente às mudanças globais. A Volkswagen terá suas iniciativas na área de manufatura expostas por Frank Sowade, diretor da Fábrica de Taubaté.

A integração da manufatura na General Motors, com um balanço das atividades na área, ganhou um painel, a ser apresentado por Walter Othero, diretor de Manufatura da GM Gravataí e Rosario (Argentina).

Gilson de Souza, diretor de Projetos Industriais da Renault, falará sobre a equação da produção juntamente com a Nissan.

O impacto dos custos, da qualidade e dos profissionais na área da manufatura também será alvo de debate entre José Francisco Maciel Romero, gerente de Compras na área de Otimização de Valor da Fiat Automóveis; Marcel Oliveira, diretor de Recursos Humanos, Comunicações e Relações Corporativas da Schaeffler; e Sérgio Hartman, diretor de Manufatura da FPT Powertrain Technologies. A mediação será de Flávia Piovacari, diretora de Operações da SAE BRASIL.

Para Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, os simpósios da instituição trazem diferentes visões sobre importantes temas para o setor, promovendo a disseminação do conhecimento tecnológico e um grande intercâmbio de informações entre a comunidade. “As palestras e painéis são ricos em conteúdo e trazem uma visão aprofundada sobre o mercado, as novas tecnologias e o papel da engenharia brasileira no mercado global”, afirma Botelho.

Inscrições devem ser feitas na SAE BRASIL pelo tel. 11 3287-2033, ramal 106. Mais informações estão no website www.saebrasil.org.br.


PROGRAMA

8h45 - Os Desafios na Retomada da Produção, com Fábio D'Amico, diretor industrial da Fiat Automóveis

9h30 - O Conceito de World Class Manufacturing na Fábrica da Iveco, com Marco Piquini, gerente de Comunicação da Iveco América Latina.

10h45 - A Evolução da Remanufatura na Mercedes-Benz, com Edmundo Manzini, engenheiro de Remanufatura da Mercedes-Benz do Brasil.

11h25 - Impacto de Custos, Qualidade e Pessoal na Manufatura, com José Francisco Maciel Romero, gerente de Compras na área de Otimização de Valor da Fiat Automóveis; Marcel Oliveira, diretor de Recursos Humanos, Comunicações e Relações Corporativas da Schaeffler; e Sérgio Hartman, diretor de Manufatura da FPT Powertrain Technologies em Campo Largo, Paraná. Mediação: Flávia Piovacari, diretora de Operações da SAE BRASIL.

13h50 - Os Novos Passos da Manufatura na Ford, com Silvio A. Illi, site manager da Ford São Bernardo do Campo

14h35 - A Manufatura na Volkswagen, com Frank Sowade, diretor da fábrica de Taubaté.

15h50 - A Equação da Produção na Aliança Renault-Nissan, com Gilson Souza, diretor de Projetos Industriais da Renault Mercosul.

16h35 - A Integração da Manufatura na General Motors, com Walter Othero, diretor de Manufatura da GM Gravataí e Rosario (Argentina).

Simpósio SAE BRASIL de Manufatura Automotiva
Data: 22 de junho de 2009
Local: Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1043, Vila Mariana, São Paulo)



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308