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15/05/2009
Colloquium de Freios SAE BRASIL aponta tecnologia aliada à legislação como avanço na segurança veicular

O encontro foi realizado pela Seção Caxias do Sul da SAE BRASIL, nos dias 7 e 8 de maio, em Gramado, RS

Apesar dos avanços tecnológicos da área de freios, o Brasil precisa de novas regulamentações para alcançar alto nível de segurança veicular. Foi este o principal recado dos dois painéis que fizeram parte da programação do 9º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia, realizado dias 7 e 8 de maio, em Gramado, Rio Grande do Sul. Compareceram ao encontro bianual cerca de 400 visitantes, entre engenheiros, especialistas da área da mobilidade e estudantes de engenharia, do Brasil e do exterior.

Além de tecnologias voltadas à segurança veicular, as apresentações se concentraram na regulamentação e legislação de sistemas de freios. “No Brasil, o uso de novas tecnologias para melhorar a segurança veicular não decola sozinho. É preciso um 'empurrão' da legislação para que ela seja amplamente incorporada, a exemplo da obrigatoriedade dos freios ABS”, destaca Dácio Paul, diretor-geral do Colloquium, realizado pela Seção Caxias do Sul da SAE BRASIL.

Na opinião dos palestrantes, assim como freios ABS, outro item de extrema importância que deveria ser regulamentado são os reguladores automáticos de freio para caminhões e ônibus. A tecnologia já está disponível no Brasil e foi incorporada pelo segmento de ônibus urbano, como opção do frotista. “No entanto, o segmento de caminhões não absorveu o item de segurança por causa, principalmente, de aspectos ligados ao custo. Neste sentido, a legislação e a obrigatoriedade são necessárias”, ressalta Paul.

O Colloquium apontou que a legislação pode abrir espaço para a obrigatoriedade ainda de outras tecnologias serem aplicadas aos veículos, além da melhoria da capacitação profissional no segmento de reparação.

Inspeção - Outro ponto abordado no encontro foi a proposta sobre a inspeção técnica veicular em todo o território nacional. “O projeto de lei, se aprovado, prevê que a frota nacional deverá passar por inspeção para atestar se o veículo está em condições seguras para rodar, proporcionando a necessária segurança não só para os usuários dos veículos, mas para toda a sociedade”, avaliou Paul.

Rudolf Limpert, um dos mais renomados especialistas em segurança veicular do mundo, mostrou que a engenharia automotiva deve primeiramente reconhecer e entender as necessidades do veículo em desenvolvimento, como e onde o mesmo irá rodar, qual o tipo previsto de operação, condições das rodovias e outros parâmetros de projeto, para, então, determinar a melhor opção para os freios. Limpert disse que o sistema de freios deve ser otimizado ainda no projeto, para que ofereça segurança para o usuário.

O 9º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia contou com a apresentação de 18 trabalhos técnicos inéditos e com uma exposição tecnológica feita por 48 empresas, que apresentaram seus mais recentes desenvolvimentos.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância do trabalho realizado pelas Seções Regionais no desenvolvimento e difusão do conhecimento tecnológica para a comunidade da engenharia. “Tendo em vista a vocação de suas áreas de abrangência, as Seções Regionais promovem eventos de elevado conteúdo técnico e de grande interesse para o setor, já que debatem os desafios e os avanços da engenharia brasileira em diferentes áreas”, destaca Botelho.




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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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