Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
14/05/2009
Domingo (17) tem esporte radical gratuito para deficientes em Santo André

Aberta ao público, a ação oferece atividades em equipamentos, como tirolesa, rapel, bungee trampolim e parede de escalada, para serem praticadas por crianças e adultos

A Prefeitura de Santo André e a Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC (Apolo) realizam neste domingo, 17 de maio, mais uma edição do Circuito Aventura, programa social gratuito que proporciona a prática de esportes radicais a crianças e adultos com deficiência. A ação é aberta, acontece das 10h às 17h, no Parque Regional da Criança, em Santo André, e conta com rapel, tirolesa, parede de escalada e outras atividades, além de dança e oficinas de pintura em tela e modelagem com argila. Toda pessoa com deficiência pode participar das brincadeiras, basta comparecer ao local, à avenida Itamaraty, 530, Parque Jaçatuba.

Na 10ª edição, o Circuito Aventura traz como novidade oficina de artes plásticas, que será agitada por Zeca Del Bueno, artista plástico e vice-presidente da Associação pela Cidadania das Pessoas com Deficiência (Acide), parceira na ação. Durante o evento, ao ar livre, Del Bueno vai ensinar a fazer esculturas com argila e pintura em tela.

“Assim como o esporte, a arte é um instrumento que ajuda, e muito, a melhorar a auto-estima das pessoas, ao permitir que elas percebam suas capacidades naturais”, explica Ivan Teixeira Cardoso, professor de Educação Física e coordenador do Programa de Educação Física Adaptada (Pefa).

O Circuito Aventura conta, ainda, com escoteirismo, pintura facial, bungee trampolim, cama elástica, pula-pula e três tirolesas - têm de 30 a 60 metros de extensão cada. As atividades são desenvolvidas com o apoio de 80 instrutores, entre profissionais e estudantes de Educação Física e integrantes do Grupo de Escoteiros de Santo André.

Além das atrações esportivas e artesanais, o público poderá conferir apresentações culturais, como exibição de dança do grupo de hip-hop formado por alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santo André), e performance de balé, feita por ex-alunos do programa.

Limites - Em 2008, o Circuito Aventura atraiu 2 mil pessoas, entre deficientes, familiares e visitantes do parque. Para esta primeira edição do ano, a expectativa é reunir mais de mil participantes. “O que nos motiva a apoiar esta ação é poder propiciar aos participantes a oportunidade de experimentar e de encontrar novos limites, junto com seus familiares”, comenta Francisco Ruiz, presidente da Apolo.

O Circuito Aventura faz parte do Programa de Educação Física Adaptada (Pefa), da Prefeitura de Santo André, que tem como carro-chefe um curso de natação adaptada exclusivo para pessoa com deficiência. Ministrado pelo Núcleo de Natação Adaptada de Santo André (Nanasa), o curso conta com 240 alunos matriculados e desde a criação, em 2002, formou 661 deficientes. A iniciativa tem o apoio, ainda, da Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André), Shopping ABC Plaza, Alcoa Alumínio e Acide.



Fotos: JB Ferreira

IX Circuito Aventura
Dia 17 de maio (domingo), das 10h às 17h.
Parque Regional da Criança - av. Itamaraty, 530, pq. Jaçatuba, Santo André.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Camila Silva – camila@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435 0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Localizado entre Santo André e Mauá, o Pólo Petroquímico do Grande ABC é formado por empresas que mantêm, desde 1998, um trabalho integrado visando interesses comuns e metas de responsabilidade social por meio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), que nasceu em dezembro de 2004 com o objetivo de absorver, ampliar e administrar os trabalhos até então realizados pelo Grupo de Sinergia. A Associação também é dirigida por executivos das empresas e atua subdividida em sete grupos: Serviços Administrativos, Manutenção, Atuação Responsável, Tratamento de Água, Segurança Patrimonial, Comunicação, Medicina do Trabalho e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo). Tudo é negociado em bloco e cada empresa paga a sua parte. Entre os projetos desenvolvidos pela APOLO estão a campanha 'Balão Não', em parceria com a Polícia Militar, e o Programa de Educação Física Adaptada, da Prefeitura de Santo André, que inclui atividades no Núcleo de Natação Adaptada e o Circuito Aventura, esporte radical voltado para pessoas com deficiência. As empresas que participam dessas ações sociais são a Air Liquide, Cabot, Quattor – Unidade Polipropileno / ABC, Oxiteno, Petrobras/Refinaria de Capuava, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC, Quattor – Unidade Polietileno / ABC, Solvay, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC (planta de Cumeno) e Vitopel.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308