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 Release
05/05/2009
Colloquium SAE BRASIL de Freios traz 48 estandes com as últimas tecnologias

Colloquium será realizado dias 7 e 8 de maio, no Hotel Serrano (avenida das Hortências, 1.480), em Gramado, Rio Grande do Sul

Uma exposição tecnológica composta por 48 estandes, com os mais recentes desenvolvimentos na área de freios, é uma das atrações do 9º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia, que será realizado nesta semana, nos dias 7 e 8 de maio, em Gramado, Rio Grande do Sul. O evento é a principal referência no setor de freios no Brasil e um dos mais importantes encontros do mundo. Confira algumas das tecnologias nos estandes:
 
Bosch – expõe o Sistema ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), que além da tecnologia de freios ABS, incorpora recursos do TCS (Controle de Tração), para aceleração estável sem deslizamento das rodas. O sistema corrige automaticamente a trajetória do veículo em manobras bruscas, com frenagem das rodas individualmente e de forma autônoma, e gerencia o motor de acordo com a necessidade. A tecnologia reduz o perigo de derrapagem e o risco de acidente, evita bloqueio das rodas durante a frenagem (ABS) e a patinagem durante a aceleração (TCS), e ainda verifica 25 vezes por segundo qual a trajetória pretendida pelo condutor e a real do veículo. Se for detectada uma situação crítica, o sistema reage imediatamente.
 
ESSS – apresenta novos recursos do software ANSYS 12.0 para análise estrutural (finite element analysis-FEA, ou análise de elementos finitos) e dinâmica dos fluidos computacional (CFD). A nova versão conta com avanços nos ‘solvers’ incluindo pré e pós-processamento e aprimoramento nas áreas de modelagem de materiais, otimização estrutural e análise explícita integrada ao ambiente ANSYS Woerkbench. A ESSS lança a Geração 2 da plataforma ANSYS Woerkbench, com interface mais eficaz e objetiva.
 
FPT – a unidade de Sete Lagoas (MG) da Fiat Powertrain Technologies mostra o motor Cursor 13, hoje referência em economia de combustível, baixo custo de manutenção e durabilidade no mercado brasileiro. O propulsor equipa os caminhões Iveco Trakker e Stralis, com versões que apresentam potência máxima de 380CV e 420CV.
 
Haldex – expõe o sistema de freios TRS, que combina o ABS com controle de estabilidade antitombamento. Destinado a implementos com suspensão pneumática, o TRS reduz riscos de tombamento com monitoramento da velocidade, de 100 vezes por segundo. Quando o acidente é inevitável o freio atua para diminuir e estabilizar o impacto. Outro destaque é o sistema de freios ABS, que agregado ao freio tradicional evita o travamento das rodas em condições de aderência insuficiente. A empresa expõe, ainda, a válvula relé emergência RE9 Pórticos, que reduz o número de conexões da carreta e também o ajustador automático S-ABA, evolução do modelo A8A1 que pode ser instalado com o braço de controle em qualquer posição. 


Pirelli – apresenta as novas medidas de pneus para veículos de carga e passageiros. O 275/70R 22.5 FR85, recomendado para caminhões de uso urbano e rodoviário de média severidade, possibilita redução de até 6% no raio do pneu em relação à medida 275/80R 22.5. O pneu permite acesso mais fácil para os locais com limitação de altura. Outro lançamento é o pneu 275/70R 22.5 MC 85, destinado a eixos direcionais e trativos de veículos de transporte urbano e intermunicipal de passageiros e de carga. Nos ônibus urbanos, pode ajudar a melhorar o acesso de idosos e deficientes físicos ao sistema de transporte público, pois estes veículos terão a altura reduzida.

LINK ENGINEERING – fabricante de renome internacional de dinamômetros e outros equipamentos para testes de freios e outros sistemas de chassis e powertrain, além de provedor de serviços de testes em laboratório e em veículos. Destaca dinamômetros para testes de desempenho e ruído de freios e equipamentos compactos de aquisição de dados, com medição objetiva de eventos de ruídos.

MSC/Tekno Laminates – fabricante de laminados e metálicos destaca o Brake Shims, utilizado como atenuador de ruídos (Squeal Noise) aplicado em sistemas de freios automotivos. A inovação é constituída por uma ou mais chapas de aço, adesivos para colagem em diversas temperaturas e revestimento em borracha laminada, dependendo do veículo e da freqüência de ruído. Expõe, ainda, o QuietSteel, laminado metálico multicamadas composto por polímero viscoelástico entre chapas de aço para controle de vibrações e ruídos; e o Thermalcore, material multicamadas para peças de isolações térmicas. A empresa começa a atender o segmento de peças de reposição.
 
Menegotti– apresenta a nova unidade de produção de peças técnicas de freios de ferro fundido cinzento e nodular, utilizadas em sistemas de freios com altos requisitos de segurança. A empresa funde 12 mil toneladas/ano de peças  para o mercado automotivo e com a nova unidade produzirá 20 mil toneladas/ano até o início de 2010.
 
VirtualCAE – expõe quatro tecnologias na área de simulação numérica computacional de software de CAE para otimização de peças automotivas: o TOSCA, indicado para otimização estrutural, redução de massa e alívio de tensão; o FEMFAT para análise virtual de fadiga; o PERMAS para análise de brake squeal (estudo no sistema de freios realizado por montadoras e fabricantes de freios); e o CARSIM/TRUCKSIM, softwares para simulação virtual de dinâmica veicular, com particular aplicação para análise de sistemas ABS.
 
SBU - a Sociedade Brasileira de Usinagem apresenta as conexões D.O.T. para vedação de tubos de nylon em sistemas de freios a ar. Podem ser utilizados em segundos, com máxima eficiência na montagem e manutenção, sem a necessidade de ferramentas para montar ou desmontar o conjunto. São utilizadas em larga escala pelas montadoras de veículos comerciais e fabricantes de semi-reboque.
 
A Mostra de Engenharia reunirá, ainda, inovações de empresas, como BINS Artefatos de Borracha, Cemafreios, Durez, Duroline, Dynea, Schulz, Grupo Randon, Farina, Ferdinand Erlmann, Formale, Brex Sistemas de Freios, Grom, HBM, Ingepal, Knorr-Bremse, Mecânica Industrial Colar, MSC Brasil Software e Engenharia, National Instruments, Netz Engenharia, Nucap Industries, Peñoles Química del Rey, HBG Hydraulic Brake Group, Rodomondi, SI Group Crios Resinas AS, SKF, Sociedade Mercantil de Máquinas e Materiais, Transtechnology, Trelleborg, Usiminas, Voith e Volkswagen Caminhões & Ônibus.
 
O Colloquium terá, ainda, 18 trabalhos técnicos e dois painéis sobre segurança veicular e legislação, além da apresentação de um dos mais renomados especialistas em segurança veicular do mundo, o norte-americano Rudolf Limpert, engenheiro, Ph.D e consultor do governo e empresas nas áreas de motores e segurança. “Limpert é especialista em reconstrução de acidentes rodoviários e análise de responsabilidades”, avisa afirma Dácio Paul, ‘chairman’ do Colloquium, realizado pela Seção Caxias do Sul da SAE BRASIL.

O Colloquium acontece no Hotel Serrano (avenida das Hortências, 1.480, Gramado), com inscrições pelo site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br - ou telefone (11) 3287-2033, ramal 109.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA, 7 DE MAIO

9h – Solenidade de Abertura
9h20 - Palestra com Rudolf Limpert
9h55 - Desenvolvimento de disco de freio com foco em conforto, com Thales Tresmondi, Tiago Dantas, Ewerton Mecati e Carlos Sciré, da Continental Automotive System e Volkswagen do Brasil.
10h20 – Wear life projections model using dynamometer wear versus temperature test procedures with vehicle brake classification and driving type, com Carlos Agudelo e Hermann Josef Tumbrink, da Link Testing Laboratories.
10h45 - Validação experimental de modelos em elementos finitos para tambores de freios, com Diego Masotti, Olavo M. Silva, Luciano Matozo e Daniel Boniatti, da Master, UFSC, Fras-le e Suspensys.
11h10 - Brake Squeal Analysis using ANSYS, com Cesáreo Siqueira, Fabiano Diesel, Jean Kabche, Régis Ataídes e Siddharth Shah, da ESSS e Ansys.
13h30 - Truck Tires: Fuel Savings x Safety, com Argemiro Costa, Anderson Calhabeu, Edson Luzetti, Luiz Mari, Marcio Takimoto e Marcos Gali, da Pirelli Pneus.
13h55 - Investigação da compactação unidirecional de pós, com Eduardo Rovaris Gomes, Carlos Perez Bergmann, Marcos Roberto Farias Soares e Hazim Ali Al-Qureshi, da Fras-le, UFRGS e UFSC.
14h20 - A new approach to account for wear effects on the acoustic behavior of disc brake systems, com Mario Triches Jr. e Samyr Gerges, da UFSC.
14h45 - Contribuições dos sistemas de freio disponíveis em aeronaves durante o pouso, com Cícero de Abreu e Haroldo de Melo, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e Universidade Gama Filho.
16h10 - Transversal Pressure Distribution on a Brake Shoe, com Florisvaldo Almeida, Carlos Alberto Costa e Marcos Alexandre Luciano, da Suspensys Sistemas Automotivos e UCS.
16h35 - Comparativo de Desempenho do ABS em Composições Cavalo & Carreta, com Rafael Pelizzari, Pedro Orlando, Martin Mederer e Gerhard Wieder, da Knorr-Bremse.
17h - Influência do Tempo de Resposta e da Diferença de Pressão nos Freios de Veículos Combinados de Carga, com Antonio Carlos de Oliveira, Ênio Menengoy da Costa e David Leal Napoli, da Volkswagen C&O.
17h55 – Painel - Segurança Veicular e as Tecnologias de Sistemas de Frenagem, com Rudolf Lipert, engenheiro Ph.D; Geraldo Gardinalli, gerente de Aplicação de ABS da Bosch; Leandro Pugliese de Siqueira, gerente de Engenharia do Veículo Completo da Volkswagen Caminhões & Ônibus; com mediação de Georges Pitseys, diretor da TRY Testes e Simulações.

SEXTA-FEIRA, 8 DE MAIO

8h05 - Disk brake instability analysis using complex eigenvalue extraction, com Alberto Oehlmeyer, Renato Pavanello, Janito Vaqueiro Ferreira e Paulo Lourente, da Robert Bosch e Universidade de Campinas.
8h30 - Observação da formação de magnetita induzida por fricção na superfície de sistemas de freio a base de material orgânico, com Marcos Antonio Vasconcellos, Ruth Hinrichs e M.R.F. Soares, da UFRGS e Fras-le.
8h55 - Simulações estocásticas para avaliação de performance de frenagem, com Claudio Fernandes e Murilo Duarte, da Ford.
9h20 - A new approach to material compressibility of brake pads, com Jürgen Lange, Frank Marx e Roland Steege, da TMD Friction.
10h45 - Brake systems performance variables, com Gabriel Kruze, Ney Ferreira e Mauricio Infantini, da UFRGS.
11h10 - Análise do sistema de alimentação de freios pneumáticos de veículos comerciais, com Silvia Fioravanti, Silvia Faria Iombriller, Mônica Rosini Fonseca e Fábio Pinto, da Ford Motor Company.
11h35 - Avaliação do contato entre material de fricção e disco de freio com o uso de termografia, com Patric Daniel Neis, Renan Dillenburg, Ney Francisco Ferreira, Milton Zaro e Luciano Matozo, da UFRGS, IBTeC e Fras-le.
13h30 – Painel - Regulamentações e Legislação para Sistemas de Freios, com Roy Link, gerente da Link; e Mario Guitti, superintendente do IQA.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa – telefones 11 4435-0000 / 7204-1921
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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