Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
27/04/2009
Seminário de Produção Enxuta será nesta quarta-feira, dia 29, em São Carlos

Realizado pela SAE BRASIL, encontro irá abordar os principais conceitos e tendências em produção enxuta

A SAE BRASIL realizará, por meio da Seção Regional São Carlos e Piracicaba, o 4º Seminário SAE BRASIL de Produção Enxuta, dia 29 de abril, no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos/SP. O seminário reunirá palestras de representantes de três dos maiores sistemistas do setor automotivo – Bosch, Delphi e Magneti Marelli, com apresentações, principalmente, de soluções e benefícios obtidos com a implantação de metodologias voltadas ao sistema de produção enxuta.

Além disso, o encontro contará com apresentações de três consultorias, de grande atuação no cenário nacional, que abordarão aspectos da cultura Lean nas empresas e, também, os principais conceitos e tendências da área. “Os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre as ferramentas do Lean e sobre formas de preparação e motivação das equipes no processo de implementação do Lean Manufacturing,”, avisa Pedro Perin, ‘chairman’ do seminário.

Segundo Perin, muitas empresas adotam práticas para eliminar perdas em seus processos produtivos, sem necessariamente dar ênfase na definição do problema do negócio. Parte do processo de eliminação de perdas deve considerar a definição clara e objetiva do problema do negócio. Desta forma, o uso de ferramentas Lean se torna mais correto e com resultados mais expressivos.

“O que observamos atualmente nas empresas que praticam o sistema Lean é que o sucesso deste modelo está diretamente ligado com a capacidade de se pensar Lean. Práticas adequadas de gestão devem buscar sistematicamente o pensar enxuto em todos os processos da empresa. Desta forma, tanto a definição do problema do negócio como as ações de melhoria podem trazer resultados expressivos para a organização“, comenta.

Neste sentido, Lirio José Busato, consultor do Lean Institute, fará a palestra Fatores Críticos na Implementação Lean, em que falará sobre a importância da capacitação de pessoas na implantação de sistema enxuto.

Antônio Freitas Rentes, diretor da Hominiss Lean Learning & Lean Consulting e coordenador do Grupo de Gestão da Mudança Organizacional do Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA), da USP, é outro convidado. Rentes contará como manter as melhorias ao mesmo tempo em que novas iniciativas precisam ser colocadas em prática, na palestra O desafio da sustentabilidade Lean: aplicações e ferramentas.

O Lean aplicado ao desenvolvimento de produtos e processos, por meio de alguns conceitos que reduzem custos, será o tema de Gustavo Tardin, sócio e gerente de Projetos da Táktica Lean Consulting, que apresentará, ainda, um roteiro de implementação de melhorias, por meio de um caso prático de aplicação.

Na parte dos sistemas, Wilson Pizzol, responsável pela implementação do World Class Manufacturing (WCM) da Magneti Marelli, abordará a utilização do Evento Kaizen como instrumento para buscar melhorias na implementação do programa. Já Amadeu Dalceno Junior, gerente corporativo do Sistema de Gestão da Qualidade e do Sistema Bosch de Produção, apresentará as experiências com o projeto de Equipes Orientadas ao Processo (Produção) na empresa. Por fim, Cláudia Santos, responsável pela coordenação da implementação do Sistema Lean de Manufatura da Delphi, falará sobre como criar um sistema puxado de matéria-prima e de componentes, com rotas de abastecimento padronizadas, além dos fatores críticos desta implementação.

Yassu Imai, presidente da IM&C Internacional, esquentará o debate ao comparar o Lean, Six Sigma e Manutenção Produtiva Total (TPM). “Muitos acreditam que o Lean tira recursos do TPM, no entanto, tem metodologia dentro do TPM que é Lean. A palestra, no entanto, vai mostrar que o Lean é mais um pilar para TPM e que todos os métodos podem levar à excelência”, explica Perin.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca o trabalho realizado pelas Seções Regionais no desenvolvimento e difusão de conhecimentos para a comunidade de engenharia local. “Tendo em vista a vocação das áreas de abrangência, as Seções Regionais promovem eventos de elevado conteúdo técnico e de grande interesse para o setor, já que debatem os desafios e avanços da engenharia em diferentes áreas”, diz Botelho.

O seminário será realizado no Auditório Florestan Fernandes, da UFSCar - rodovia Washington Luís, km 235, SP 310. Informações sobre inscrições são fornecidas pelo site da SAE BRASIL www.saebrasil.org.br – ou telefone (11) 3287-2033, ramal 106. Segue o programa:

8h15 - Abertura - com Gece Wallace Santos Reno, gerente de Lean Manufacturing da 3M Brasil.

9h - LEAN APLICADO AO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROCESSOS, com Gustavo Tardin, sócio e gerente de Projetos da Táktica Lean Consulting.

10h30 - A UTILIZAÇÃO DO EVENTO KAIZEN COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA FOCADA NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA WCM NA MAGNETI MARELLI, com Wilson Pizzol, responsável pela implementação do WCM nas unidades Magneti Marelli Eletrônica e Powertrain de Hortolândia, SP.

11h30 – FATORES CRÍTICOS NA IMPLEMENTAÇÃO LEAN, com Lirio José Busato, consultor do Lean Institute.

13h30 - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ORIENTADO AO SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTA, com Amadeu Dalceno Júnior, gerente do Sistema de Gestão da Qualidade e do Sistema Bosch de Produção, da Bosch.

14h30 - O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE LEAN: APLICAÇÕES E FERRAMENTAS, com o prof. dr. Antonio Freitas Rentes, sócio da Hominiss Lean Learning & Lean Consulting.

16h - CRIE UM SISTEMA PUXADO DE MATÉRIA-PRIMA E DE COMPONENTES, USANDO ROTAS DE ABASTECIMENTO PADRONIZADAS PARA PRODUÇÃO SERIADA, com Claudia Santos, coordenadora da implementação do Sistema Lean de Manufatura da Delphi.

17h30 - DILEMA METODOLÓGICO: LEAN, SIX SIGMA OU TPM?, com Yassuo Imai, presidente da IM&C Consulting.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 / 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308