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 Release
15/04/2009
IQA destaca certificação de serviços para reparação, na Automec 2009

Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços será realizada de 14 a 18 de abril, em SP

São Paulo, abril de 2009 – O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) é um dos expositores da 9ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, a Automec 2009, que acontece de 14 a 18 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Na feira, o IQA destaca a importância da qualificação de oficinas e centros de reparação por meio da certificação. O Instituto está na rua K, no estande da campanha Carro 100%.

Organismo de certificação criado há 12 anos pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor e acreditado pelo Inmetro, o IQA atua na qualificação do aftermarket de toda a cadeia automotiva, de montadoras, fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, aplicadores, oficinas, centros de reparação a retíficas de motores. O objetivo é assegurar que todos adquiram competência e ofereçam produtos e serviços com qualidade para atender o cliente.

Assim, o processo de certificação de um centro de reparação passa por várias etapas, em que os técnicos avaliam aspectos, como instalações, equipamentos, materiais, processos de trabalho, pessoal, gestão e outros quesitos. “Desta forma, o consumidor final tem a garantia de receber serviço com qualidade”, diz o engenheiro Mário Guitti, superintendente do IQA, que já certificou mais de 500 oficinas em todo o Brasil.

CASES - As primeiras empresas que investiram na qualificação comemoram resultados significativos em produtividade e queda no índice de reclamações e retrabalhos. É o caso da Mecânica do Gato, sediada em São Paulo e certificada em 2000, após 41 anos de atuação no mercado. Com a Certificação IQA, a empresa melhorou em 10% sua produtividade, com a otimização de processos e a diminuição no tempo da execução de serviços.

“Sempre fomos preocupados com a qualidade dos procedimentos e a certificação nos ajudou a mostrar ao mercado que seguimos as normas e padrões de qualidade oficiais do setor”, destaca César Garcia Samos, gerente comercial da Mecânica do Gato. A empresa informa que o maior ganho foi com manutenção de equipamentos. Com um plano traçado, a oficina realiza periodicamente a calibração dos equipamentos, o que diminuiu o risco de erro durante reparos e permitiu oferecer mais segurança para o cliente.

Com a certificação, a empresa também passou a ter maior controle sobre reclamações e pode rastrear, de forma ágil, eventuais problemas. “Conseguimos saber se a origem do problema está em uma peça defeituosa ou em um atendimento não adequado e, assim, evitamos o risco do mesmo erro se repetir. Isso nos trouxe ganhos em produtividade e satisfação do cliente”, destaca César Garcia Samos.

FREIOS - Outra empresa que colhe resultados é a Carbofreio, que atua há 28 anos no mercado e com três unidades em São Paulo. Certificada há mais de 10 anos, a empresa reduziu o índice de reclamação dos clientes em 50% e também viu cair de 6% para 3% a incidência de retorno de veículos que apresentam problemas em função do conserto. “A certificação tem sido muito satisfatória, porque também contribuiu, efetivamente, para fidelizar o cliente”, completa Luiz Augusto Franco da Rocha, proprietário da oficina.

Para isso, Rocha conta que a Carbofreio precisou mudar seus processos de trabalho. A uniformização e identificação de funcionários, implementação de controle de reclamações, realização de programa de treinamentos, focado nas necessidades dos profissionais e da oficina, e aferição periódica de equipamentos foram algumas das medidas adotadas e que refletiram na produtividade da oficina. A empresa registrou aumento de 10% a 15% na produtividade por mecânico.

“Resumindo, a Carbofreio ficou mais competitiva. Hoje o cliente não busca mais o preço, mas a qualidade, porque o carro é patrimônio e sendo assim o cliente só deixará seu bem onde ele tem confiança”, ressalta Luiz Augusto Franco da Rocha.

Carro 100% - Destacando a certificação de serviços, o IQA fará parte na Automec do estande dedicado a Campanha Carro 100%/Caminhão 100% - ação educativa que visa promover a manutenção preventiva de veículos, ao mostrar aos consumidores a importância de realizar a manutenção em oficinas e centros de reparação qualificados.

AUTOMEC 2009 - FEIRA INTERNACIONAL DE AUTOPEÇAS, EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS
Data: 14 a 18 de abril de 2009
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – av. Olavo Fontoura, 1.209, estande Rua Q
Horário: terça a sexta-feira, das 10h às 19h; e sábado, das 9h às 17h



Mais informações à imprensa:
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Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000 / 7204-1921

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O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

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