Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/04/2009
Credenciamento de imprensa - Simpósio SAE BRASIL de Novas Tecnologias na Indústria Automobilística

Dia 13 de abril – Centro de Convenções Millenium – rua Dr. Bacelar, 1.043, vila Clementino, São Paulo

Caro(a) colega,

Se você deseja participar do Simpósio de Novas Tecnologias na Indústria Automobilística que a SAE BRASIL realiza no dia 13 de abril, por favor retorne esta mensagem com:

Nome completo:
Nome do órgão de imprensa:
Telefone:
E-mail:

até o dia 9 de abril ou envie seus dados para estefania@companhiadeimprensa.com.br


PROGRAMA:

8h30 – Abertura – Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL.

8h45 - INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA – Os novos cenários no setor automotivo. Tendências em tecnologias e projetos. Estratégias da GM, com Jaime Ardila, presidente da GM Mercosul. Participante convidado: William Bertagni, diretor de Engenharia da GM Coréia (entrevista em vídeo).

9h45 - TENDÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO – Os desafios do projeto e desenvolvimento visando a competitividade, com Carlos Eugênio Fonseca Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia de Produto Fiat Automóveis.

11h – O BRASIL EM BUSCA DA COMPETITIVIDADE - Plataformas adequadas ao Brasil. Inovação tecnológica. Como exportar? A retomada -, com José Luiz Loureiro, gerente executivo de Engenharia de Veículos da Volkswagen.

11h45 – NOVOS SISTEMAS E COMPONENTES AUTOMOTIVOS – O desenvolvimento de sistemas e componentes inovadores e adequados à realidade brasileira, com Besaliel Botelho, vice-presidente da Bosch, Gábor Deák, presidente da Delphi, e Virgilio Cerutti, presidente da Magneti Marelli.

14h15 – O DESAFIO DAS OPERAÇÕES GLOBAIS – Projeções para os mercados de veículos leves e megatendências, com Marcelo Cioffi, sócio da Pricewaterhouse Coopers.

15h - OS AVANÇOS NO PROJETO AUTOMOTIVO - O papel da engenharia brasileira nos projetos globais. A Ford no Brasil, com Ricardo Munerato, Advanced Engineering manager da Ford.

16h15 – O papel do BNDES na indústria automobilística – Financiando tecnologia e inovação - com Haroldo Prates, diretor do Departamento da Indústria Pesada do BNDES.

16h55 – AS NOVIDADES QUE AS MONTADORAS DESENVOLVEM - Novas tecnologias e projetos – Competitividade e Inovação - Carros de baixo custo, com Marc Barral, diretor de Engenharia da Renault do Brasil, Paulo Alleo, diretor de Engenharia da VW Caminhões e Ônibus, e Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia da Mitsubishi.

Tema: As soluções da engenharia automotiva para enfrentar tempos difíceis em direção à retomada
Dia: 13 de abril, a partir das 8h30
Local: Centro de Convenções Millenium – rua Dr. Bacelar, 1.043, vila Clementino, São Paulo



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308