Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
01/04/2009
IQA faz palestra no Sindipeças sobre qualidade em tempos de crise

Encontro será dia 2 de abril no Sindipeças, com apresentações de especialistas sobre a importância do controle da qualidade nas empresas

A redução de custos, provocada pela retração do mercado, não pode prejudicar a qualidade na empresa. A recomendação é do engenheiro Sérgio Domingues, instrutor de cursos do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro e criado pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor automotivo. Sérgio Domingues ministrará uma palestra sobre o assunto neste dia 2 de abril, às 18h30, no Sindipeças, durante o lançamento da nova edição do manual 'FMEA – Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial’.

“Normalmente, em tempos de crise econômica, diminui a preocupação das empresas sobre ações para melhorar ou corrigir processos, porque a questão restringe-se em ter ou não verba para determinada ação. Com isso, a qualidade começa a cair”, adverte o instrutor do IQA.

De acordo com Domingues, agora, mais do que nunca, assegurar a qualidade é imprescindível. “Somente a qualidade pode garantir a sobrevivência ou a evolução dos negócios dentro de um mercado extremamente enxuto como o de hoje”, afirma o instrutor, que falará sobre como adotar processos de melhoria contínua para que a empresa garanta seu espaço.

A palestra será seguida de apresentação da quarta edição do manual 'FMEA – Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial’, com Júlio Moreira, também instrutor do IQA. Moreira abordará as novidades do manual FMEA e a sua importância para garantir processos com qualidade.

Traduzido, adaptado e distribuído no Brasil com exclusividade pelo IQA, o novo manual vem com mais conteúdo e repostas sobre as principais dúvidas nas organizações. Uma novidade é o alinhamento de pontos em comum entre os dois principais tipos de FMEA, o DFMEA e o PFMEA, relacionados ao projeto e ao processo, respectivamente. A edição também destaca que os requisitos de cada cliente devem ser considerados para determinação de riscos.

Nasa – o FMEA, ou Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial, é uma metodologia de gestão de risco, desenvolvida em 1960 pela Nasa, a agência espacial norte-americana, e adotada posteriormente pela indústria automotiva a partir de 1972. O objetivo é identificar como um projeto ou processo pode falhar e o que fazer para prevenir a ocorrência de falhas e aumentar a confiabilidade. Os procedimentos podem proporcionar uma forma sistemática de catalogar informações sobre as falhas e resultam em melhor conhecimento dos problemas e ações de melhoria. A diminuição de custos por meio da prevenção de erros e o surgimento da cultura preventiva entre os colaboradores são outros benefícios da metodologia.

Destinado aos profissionais da área da qualidade e empresários, o encontro tem, ainda, como convidados Willian Mufarej, gerente executivo do Sindipeças, e Mário Güitti, superintendente do IQA. O convite para o encontro deve ser adquirido pelo site do IQA - www.iqa.org.br, custa R$ 100,00 e dá direito ao novo manual FMEA, sendo que para empresas certificadas pelo IQA a entrada no evento é gratuita. Além disso, a terceira e mais nova edição do manual Regras ISO/TS 16949 será comercializada no local.

PROGRAMAÇÃO:
18h30 - Credenciamento
18h50 - Abertura, com Willian Mufarej, gerente executivo do Sindipeças.
19h10 - Apresentação do IQA, com Mário Güitti, superintendente do Instituto.
19h30 - Palestra “Como manter a Qualidade em tempos de crise”, com Sergio Domingues, Instrutor do IQA.
19h50 - Palestra: “Novo FMEA 4ª edição, impactos e como se adaptar”, com Julio Moreira, instrutor do IQA.
20h10 - Coquetel de encerramento

Local – Sindipeças – avenida Santo Amaro, 1386, Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
Dia 2 de abril (quinta-feira), das 18h30 às 21h30
Convite: R$ 100.
Empresas Certificadas IQA: Gratuito



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308