Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
20/03/2009
IQA realiza workshop sobre atualização de importantes normas de certificação

Evento que será realizado no dia 27, no Sindipeças, abordará as principais mudanças feitas nas normas NBR ISO 9001:2008, NBR ISO/IEC 17021:2007 e Regras de Certificação (3ª edição) da ISO/TS 16949

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) realiza, no próximo dia 27 de março, às 9h, no Sindipeças (Avenida Santo Amaro, 1386, São Paulo, SP), o workshop ‘Atualização das Normas de Certificação’. O encontro abordará as principais mudanças efetuadas nas normas NBR ISO 9001:2008, NBR ISO/IEC 17021:2007 e Regras de Certificação (3ª edição) da ISO/TS 16949.

O workshop é destinado aos profissionais envolvidos na Gestão da Qualidade, além de auditores internos e externos com experiência em auditoria na indústria automotiva. “É importante que estes profissionais acompanhem as modificações das normas para que possam incorporar as alterações no sistema da Qualidade das empresas”, afirma Aníbal Teixeira, instrutor do IQA que irá ministrar o workshop.

De acordo com Aníbal Teixeira, a NBR ISO 9001, assim como as demais normas, é periodicamente revisada para assegurar que se mantenha no seu estado da arte. “Criada para ampliar a confiabilidade dos produtos ou serviços nas empresas, a norma foi submetida a um processo de 'aperfeiçoamento' no ano passado e substitui a NBR ISO 9001:2000, implementada em organizações públicas e privadas de 170 países, abrangendo cerca de um milhão de organizações”, ressalta o instrutor.

Já a NBR ISO / IEC 17021:2007, de acordo com Aníbal Teixeira, contempla os requisitos que regem os Organismos de Certificação (OCs) para assegurar que estes operem a certificação de sistemas de gestão de maneira competente, coerente e imparcial. No workshop, serão tratadas as principais mudanças da norma, além de trazer informações sobre consultorias, reclamações, auditoria de certificação, tratamento de não conformidades, critérios para recertificação, entre outros.

“A ISO / IEC 17021:2007 aborda o conjunto dos princípios que regem a certificação de sistema da qualidade, que são: imparcialidade, competência, responsabilidade, transparência, confidencialidade e capacidade de resposta a reclamações, aspectos que serão tratados no workshop”, explica o instrutor.

Já para as empresas, é importante que conheçam os requisitos que regem os Organismos de Certificação (OCs) para que possam estar prontas para o processo de certificação. “As empresas devem conhecer os prazos determinados pela norma para as auditorias, para que a recertificação ou o processo de certificação não sejam prejudicados. Muitas vezes, esses prazos são prorrogados pelas empresas e acabam ficando muito próximos das datas de vencimento das auditorias. Neste caso, a empresa corre o risco de não ser certificada ou recertificada”, complementa.

Regras de Certificação da ISO/TS 16949 - O workshop também abordará as regras em que estão submetidos os Organismos de Certificação, para que possam certificar organizações segundo a ISO/TS 16949:2002. “A importância de se tratar este tema com os clientes das certificadoras é que, durante o processo de validade do certificado, existe um conjunto de atividades trabalhadas em parceria, envolvendo o Organismo de Certificação e a organização certificada (ou em processo de certificação)”, diz Aníbal Teixeira. O encontro trará esclarecimentos relacionados às áreas de preocupação das regras atuais, além de indicar os problemas de implementação com as regras atuais.

As inscrições podem ser feitas pelo site do IQA (www.iqa.org.br). As vagas são limitadas e a taxa é R$ 100 para inscrição individual e R$ 60 (por pessoa) para empresas parceiras do IQA (AEA, SAE BRASIL, Sindipeças e Sindirepa) ou que queiram inscrever três ou mais participantes. Já para as empresas certificadas pelo IQA a inscrição é gratuita. Informações pelo telefone (11) 5533-4545 ou pelo e-mail cursos@iqa.org.br .




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308