Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/03/2009
Universitários do Sul finalizam 15 Bajas SAE para competição nacional de engenharia

15ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS reunirá de 19 a 22 de março, em São Paulo, 73 carros construídos por estudantes

Dia 19 deste mês, estudantes de engenharia de 15 instituições do Sul do País participam da 15ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, em Piracicaba, São Paulo. Na competição, equipes de 57 universidades do Brasil e Estados Unidos, irão submeter 73 carros off-road (conhecidos como Baja SAE) a provas dinâmicas, aplicadas por especialistas das principais indústrias da área da mobilidade. Os veículos foram projetados e construídos dentro de cada faculdade exclusivamente para a competição de engenharia.

Segundo maior número de equipes inscritas na competição (18), depois do Sudeste (22), o Sul será representado por nove projetos do Rio Grande do Sul, cinco de Santa Catarina e quatro do Paraná, uma média de 360 estudantes inscritos. Os 15 carros já estão pontos para a competição, que vai até o dia 22, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), e constitui um grande laboratório para formação de novos talentos na engenharia.

Durante quatro dias, os SAE Baja são submetidos a testes de tração, aceleração, velocidade máxima e um enduro de quatro horas, em pista de terra cheia de obstáculos, na qual carros e pilotos são desafiados no aspecto resistência. Antes das provas dinâmicas, porém, todas as equipes apresentam o projeto para uma banca de juízes da indústria.

Veículos - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura (6ft 3 in), pesando até 113,4 kg (250 Lbs) e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para o projeto. Com isso, a regra é investir na criatividade.

A equipe Bugio Racing, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, levará um carro 15% mais leve. Com 230 kg, o veículo possui sistema de freios individual na parte traseira, que poderá oferecer mais estabilidade, além de suspensão dianteira e a maioria dos componentes em alumínio, suspensão traseira de braços arrastados com barra estabilizadora feitos à parte. “Priorizamos ergonomia, desempenho na pista, dirigibilidade e peso sem perder em resistência”, comenta o capitão Luciano Heusner.

Na 18ª colocação em 2008, a equipe Piá de Baja, da Universidade Federal do Paraná, projetou um carro simples para garantir participação. Entre as estratégias, os estudantes utilizaram poucas dobras complexas nos tubos da estrutura e materiais comuns, como tubos de aço, alumínio, nylon e chapas de PET. “Além disso, procuramos fazer um projeto a partir de dados coletados nas competições anteriores, as quais já nos ensinaram muito”, diz André Chicoski, capitão da equipe, composta por 22 estudantes.

Com poucos componentes (5), a equipe Velociraptor, da Universidade do Estado de Santa Catarina, sonha em ficar de novo entre as 10 primeiras colocadas em Piracicaba, onde em 2005 saiu em 7º lugar entre 70 equipes inscritas. Para resgatar o bom histórico, a equipe investiu em um carro leve, de 170 kg, peso 10% inferior ao Baja SAE do ano passado, quando ficou na 53ª colocação. Além de ligas de alumínio, o carro ganhou nova transmissão e sistema de telemetria que permitirá a equipe acompanhar o desempenho do carro na pista e, com isso, agilizar os ajustes quando estiver no box. Para Diogo Jablonsk, capitão da equipe, as mudanças vão melhorar a performance da Velociraptor na competição.

Estados Unidos - Em Piracicaba, as duas equipes que conquistarem as maiores pontuações, na soma geral das provas, poderão representar o Brasil na Baja SAE Wisconsin, realizada pela SAE International, há 40 anos, e que será de 16 a 19 de junho próximo, em Milwaukee, Wisconsin, Estados Unidos. Na competição internacional, que reúne mais de 100 equipes de diferentes países, o Brasil é tetracampeão.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, conta que o Projeto Baja SAE é um dos programas de maior sucesso organizados pela associação na capacitação dos futuros engenheiros,  no qual  estudantes são envolvidos em caso real de desenvolvimento de um veículo em todas as ações correlatas. "Além de praticarem os conceitos teóricos adquiridos em sala de aula, eles são submetidos às experiências da vida real, como trabalho em equipe, atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para o projeto e atividades diversas, muitas delas em áreas não exploradas nos cursos  regulares, mas que incentivam a criatividade e o surgimento de lideranças", diz. Segundo Botelho, muitas empresas têm priorizado a contratação de ex-participantes do Projeto por terem a certeza de que eles estão bem preparados. "Isso comprova a importância da competição, um dos orgulhos da SAE BRASIL", completa.


15ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

Equipes inscritas = 72 brasileiras + 1 dos EUA


SUDESTE

São Paulo (Interior) – (14 equipes / 12 instituições)
Escola de Engª de São Carlos da USP (EESC-USP) – equipes EESC-USP 1 e EESC-USP 2
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec Sorocaba) – equipe Nitro Baja Racing
Universidade Estadual Paulista de Bauru (Unesp Bauru) – equipe FEB-Unesp
Universidade Est. Paulista de Guaratinguetá – (Unesp Guaratinguetá) – equipe Piratas do Vale
Escola de Engenharia de Piracicaba – equipe Pirabaja
Universidade de Taubaté (Unitau) – equipe Bajeca
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – equipe Fase Racing
Universidade Est. Paulista de Ilha Solteira (Unesp Ilha Solteira) – equipes Tec-Ilha 1 e Tec-Ilha 2
Faculdades Anhanguera – equipe Quadrilha B
Faculdade de Tecnologia de Moji Mirim (Fatec Moji Mirim) – equipe Pandora
Universidade Paulista de Campinas (Unip Campinas) – equipe Águia
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe Baja Unicamp

Grande São Paulo – (8 equipes / 4 instituições)
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) – equipes Poli Arsenal e Ecopoli
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 2 e Mauá 1
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec SP) – equipes Fatecnólogos 1 e Fatecnólogos 2

Minas Gerais – (7 equipes / 6 instituições)
Centro Federal de EducaçãoTecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – equipes Cefast 1 e Cefast 2
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG
Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – equipe Saci Melpoejo
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – equipe Cerrado
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – equipe Galileu
Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS) – equipe Bicho Minero

Espírito Santo (2 equipes / 1 instituição )
Universidade Federal do Espírito Santo – equipes Vitória Baja 1 e Vitória Baja 2

Rio de Janeiro (9 equipes /6 instituições de ensino)
Associação Educacional D. Bosco (ex-Faculdade de Engª de Resende) – equipes Aedbaja e Aedbaja 2
Universidade Federal Fluminense – equipes VR Baja e Tuffão
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – equipes Poli Uerj Enquip e B.O.P.E. Baja
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) – equipe Mude Runer
Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipe Minerva Baja
Faculdades Católicas – equipe PUC Rio Baja


CENTRO OESTE

Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília – equipe Piratas do Cerrado

SUL

Santa Catarina (5 equipes / 4 instituições)
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – equipe Velociraptor
Universidade Federal de Santa Catarina – equipes UFSC Ilhéu e UFSC Uiraçu
Universidade da Região de Joinville (Univille) – equipe Ubaja
Instituto Superior Tupy – equipe Tupy Racing

Rio Grande do Sul (9 equipes / 8 instituições)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – equipe Tchê
Universidade de Passo Fundo – equipe Mas Baja Tchê
Universidade de Caxias do Sul – equipe Chimango
Universidade Regional Integrada – equipe Uribaja-05
Faculdade Horizontina (Fahor) – equipe Sinuelo
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) – equipe Bugio Racing
Universidade Federal de Santa Maria – equipes Bombaja A e Bombaja B
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja UNISC

Paraná (4 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – equipes Piá de Baja e Piá de Baja 2
Universidade Tuiuti do Paraná – equipe Baja do Tio S/A
Universidade Positivo – equipe Tomelim


NORDESTE

Bahia (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira

Ceará (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – equipe Siará
Universidade de Fortaleza (Unifor) – equipe Mangabaju Racing

Paraíba (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Paraíba – equipe UFPBaja Indubtável
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet PB) – equipe Bajampa

Pernambuco (4 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2
Escola Politécnica de Pernambuco (Poli) – equipes Corisco 1 e Corisco 2

Piauí (1 equipe / 1 instituição de ensino)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (Cefet-PI) – equipe Bajuina

Rio Grande do Norte (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipe Car-Kará

NORTE

Pará (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Pará – equipe Pará Pai D’Égua
Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Cefet-PA) – equipe Amazon Baja

EUA
Rochester Institute of Technology (RIT) – equipe Tiger

15ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS
Quando – de 19 a 22 de março de 2009
Onde - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Endereço – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP – mapa aqui




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308