Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
02/03/2009
SAE BRASIL lança curso sobre Seis Sigma em abril

Indicado para Green Belts, o curso prepara os participantes para utilização da metodologia e o início da mudança de cultura na empresa

A SAE BRASIL lança em abril o curso ‘Certificação SAE BRASIL em Seis Sigma para Formação de Green Belts’. O curso é destinado aos profissionais da indústria interessados em conhecer e aplicar a metodologia Seis Sigma, a qual contribui para alavancar os negócios, por meio da eliminação de erros, defeitos e desperdícios. O curso tem 64h e será realizado em duas turmas, na sede da SAE BRASIL, em São Paulo. A primeira será de 23 de abril a 18 de junho.

As aulas serão ministradas pelos engenheiros Sinval Daffre e Enio Feijó. Daffre possui vasta experiência na implementação e gerenciamento da metodologia e já esteve à frente de mais de 300 projetos e treinamento de Black Belts e Green Belts. Enio Feijó atuou quase 30 anos na indústria automobilística, nas áreas de desenvolvimento e planejamento de produto e negócios, e hoje é um dos principais especialistas em Seis Sigma do Brasil.

O curso proporciona ao participante conhecimento sobre os fundamentos do Seis Sigma e o prepara para utilizar a metodologia em soluções onde outros métodos não conseguem obter bons resultados. Além disso, marca o início da formação de massa crítica para mudança de cultura da empresa destinada à melhoria do negócio. “A aplicação da metodologia Seis Sigma tem trazido retorno para as empresas usuárias e, também, contribuído para uma cultura mais voltada à redução de custos e busca de oportunidades. Isto é fundamental em qualquer época, principalmente no cenário atual”, resume Sinval Daffre.

Green Belts são os profissionais que aplicam a metodologia em projetos de menor escopo, cuja somatória traz resultados mais rapidamente. São os primeiros agentes na mudança da cultura da empresa. Já os Black Belts são responsáveis pelo desenvolvimento de projetos para solução de problemas mais complexos.

A metodologia Seis Sigma foi desenvolvida na década de 1980, pela Motorola, com o objetivo de melhorar a qualidade de seus produtos. A iniciativa deu resultado, ganhou notoriedade e passou a ser aplicada, também, por empresas de muitos países.

A segunda turma do curso está agendada para 2 de julho a 25 de agosto, sempre em diferentes dias da semana e das 19h às 23h. A sede da SAE BRASIL fica na avenida Paulista, 2073, edifício Horsa II, conjunto 1003. Ao final do curso os alunos aprovados receberão certificado.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.saebrasil.org.br . Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 11 3287-2033, ramal 115. Veja a programação completa de cursos para março e abril:

MARÇO
Dias 5 e 6 - Aerodinâmica de Aviões e Helicópteros, com o professor doutor Luiz Antonio Negro Martin Lopez.
Dia 9 – Sistemas de Posicionamento, muito aquém do transporte, com o engenheiro e Mestre de Ciências para área Técnica, Valdir Aparecido Galiano.
Dias 9 e 10 – Fundamentos de Freios e seus Componentes, com o professor Pedro Diulgheroglo.
Dias 11 e 13 - Oratória - como falar bem em público, com a professora doutora Ilíada de Castro.
Dias 14 e 21 – Tópicos Especiais de Motores, com o professor doutor Felipe Soto Pau.
Dias 17 e 18 - Análise de Riscos em Projetos, com o engenheiro e professor Luiz Pedroso.
Dias 20 e 21 – Dinâmica Veicular, com o professor e doutor Frederico Barbieri.
Dias 24 e 25 – Lubrificantes e Lubrificação Automotiva, com o engenheiro Gaston R.S.Schweizer.

ABRIL
Dia 3 - AeroDesign, com o professor doutor Luiz Antonio Negro Martin Lopez.
Dias 7 e 8 - Fundamentos de Freios e seus Componentes, com o professor Pedro Diulgheroglo.
Dias 9 e 16 – Certificação SAE BRASIL ‘Dinâmica Veicular’, com professor Omar Moore de Madureira.
Dia 15 - Relacionamento Interpessoal, com a professora doutora Ilíada de Castro.
Dia 17 – Desenvolvimento e sustentabilidade: marco de referências e o papel das empresas, com o professor Roberto Galassi Amaral.
Dias 18 e 25 - Aerodinâmica Veicular, com o professor doutor Luiz Antonio Negro Martin Lopez.
Dia 23 - Certificação SAE BRASIL em Seis Sigma para Formação de Green Belts, com os engenheiros Sinval Dafre e Enio Feijó.
Dias 28 e 29 - Vibrações e Ruídos Veiculares (NVH), com o professor doutor Samir N.Y.Gerges.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308