Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
02/03/2009
Unicep investe em infraestrutura, certifica processos e cresce 50%

Fabricante de peças automotivas fundidas em alumínio, de Sorocaba/SP, apostou na NBR ISO 9001

A Unicep Usinagem, fabricante de peças automotivas fundidas em alumínio, em Sorocaba, SP, cresceu cerca de 50% nos últimos três anos. Além do investimento em máquinas, equipamentos e infraestrutura, a empresa apostou na certificação NBR ISO 9001, por meio do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Com o novo perfil, a Unicep passou a oferecer para os principais fornecedores das montadoras automobilísticas um mix de produtos com um novo padrão de serviços e qualidade.

De acordo com Paulo Favero, diretor industrial da Unicep, para ganhar espaço e visibilidade no mercado automotivo, é essencial investir na qualidade de todos os processos. “O próprio mercado exige que as empresas que atuam na cadeia automotiva sejam certificadas e primem por qualidade, é uma questão mercadológica. Depois da certificação passamos a prospectar empresas maiores”, diz.

A certificação NBR ISO 9001 atesta que a empresa adotou um Sistema de Gestão da Qualidade e, assim, utiliza métodos eficazes para o gerenciamento dos negócios, proporcionando a melhoria contínua da qualidade de produtos e serviços. Na Unicep, o ganho ocorreu ainda em organização, no controle sobre todos os processos operacionais e maior conscientização por parte dos funcionários de que primar pela qualidade é essencial para a saúde dos negócios e para a manutenção do emprego. “Essas mudanças deram maior confiabilidade aos nossos clientes”, relata o diretor da Unicep, que passará pelo processo de recertificação em 2009, que ocorre a cada três anos.

A empresa levou mais de um ano para adequar seus processos para a certificação e contou com o apoio de consultoria externa para conseguir melhor interpretação das normas de qualidade. Entre as mudanças, a NBR ISO 9001 resultou no treinamento dos funcionários e informatização da emissão de documentos, notas e relatórios de fundição.

“Quando começamos a preparar a empresa para a certificação, tínhamos um grande desafio, principalmente porque as montadoras determinaram um prazo para que as empresas da área de fundição e seus fornecedores se adequassem às suas exigências. Foi uma verdadeira revolução rumo à certificação, um trabalho de treinamento e esclarecimento de toda a equipe. Não medimos esforços e hoje funcionamos dentro das normas estabelecidas”, declara Favero.

Nova sede – as mudanças propiciadas pela certificação, aliada aos investimentos realizados pela empresa nos últimos anos – a empresa adquiriu, depois da certificação, mais dois centros de usinagem, totalizando hoje cinco máquinas - impulsionaram a mudança da Unicep para sede própria, mais adequada ao processo de crescimento da empresa. Desde o começo deste ano, a Unicep está instalada no novo endereço, em um terreno de 4,5 mil m², localizado na zona industrial de Sorocaba.

“Dentro da meta de melhoria contínua, conquistamos nossa sede, com amplas acomodações operacionais e maior facilidade de acesso aos nossos clientes, que impactará na qualidade do atendimento e logística”, destaca Favero, ao acrescentar que a certificação, somada a todos os esforços da empresa, contribuiu para o novo patamar.

Unicep Usinagem / www.unicepusinagem.com.br – conta com 26 anos de experiência no ramo de usinagem e atua no setor de peças automotivas fundidas em alumínio. Primando sempre pela qualidade a Unicep emite com os produtos certificado de qualidade, onde específica todos os processos pelos dos quais o produto foi submetido.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308