Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/03/2009
Agência do Grande ABC e IQA lançam manual FMEA

Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o IQA apresentam a 4ª edição atualizada do manual e promovem reflexão sobre a crise econômica

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) realizam, no dia 18 de março, das 18h30 às 21h, o lançamento do manual 'FMEA 4ª edição'. O evento será realizado no auditório Governador Mário Covas Jr., na sede da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André-SP).

Destinado para funcionários da área da Qualidade e empresários da cadeia automotiva, o lançamento tem como objetivo principal apresentar a nova edição do manual 'FMEA 4ª edição', do qual o IQA é o detentor oficial dos direitos de adaptação, edição e distribuição em língua portuguesa. Na ocasião, será lançado também o manual 'Regras ISO/TS 16949 3ª edição'.

Além disso, especialistas do setor automotivo estarão presentes e farão palestras contextualizando a importância do controle da qualidade para a melhoria dos procedimentos da empresa e consequente redução de custos, principalmente em virtude da crise econômica mundial.

Para participar, será necessário apresentar um convite, vendido somente online pelo site do IQA (www.iqa.org.br), que inclui palestras, serviço de buffet e o próprio manual 'FMEA 4ª edição'. Além disto, todas as publicações do IQA serão vendidas por um preço especial no evento. Após o lançamento, haverá ainda um coquetel para os presentes e sorteio de brindes. Vale ressaltar que, na capital paulista, o IQA lançará as publicações no dia 02 de abril no Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

FMEA - A metodologia de Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial, conhecida como FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), busca evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, problemas no projeto de um produto ou processo, aumentando sua confiabilidade.

As análises FMEA´s são classificadas em dois tipos: FMEA de produto, na qual são consideradas falhas que poderão ocorrer com o produto dentro das especificações do projeto; e FMEA de processo, na qual são considerados imperfeições no planejamento e execução do processo. Há ainda um terceiro tipo, menos comum, que é o FMEA de procedimentos administrativos.

O método FMEA é aplicado para diminuir a probabilidade da ocorrência de erros em projetos de novos produtos ou processos; para diminuir a probabilidade de problemas potenciais (ou seja, que ainda não tenham ocorrido) em produtos/processos já em operação; para aumentar a confiabilidade de produtos ou processos já em operação por meio da análise do que já ocorreu; e para diminuir o risco de erros e aumentar a qualidade em procedimentos administrativos.

Os procedimentos relacionados ao FMEA são importantes porque podem proporcionar para a empresa uma forma sistemática de catalogar informações sobre as falhas. Além disso, resultam em um melhor conhecimento dos problemas nos produtos/processos e, consequentemente, geram ações de melhoria. A diminuição de custos por meio da prevenção de ocorrência de erros e o surgimento dessa cultura preventiva entre os colaboradores são outros benefícios trazidos pela FMEA.

Parceria - O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva – é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças e outras entidades. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Homologação de Veículos e Componentes, Publicações e Cursos. Devido à sua especialização, o IQA desenvolve os mais completos cursos para qualificação do profissional do setor automotivo.

Atuando lado a lado com as entidades da indústria automobilística e com as comissões da qualidade da ANFAVEA e do SINDIPEÇAS, são desenvolvidos programas de treinamento que vão ao encontro das necessidades estratégicas deste mercado, além de apoiar iniciativas e projetos destes órgãos.

Por meio da parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, o empresariado da região possui acesso facilitado aos cursos e outros serviços do IQA, e o intuito é que as empresas não precisem se deslocar até São Paulo, facilitando aspectos de logísticos e diminuindo custos.

Programação – Lançamento FMEA 4ª edição (18/03)

18h30 – Credenciamento e entrega dos manuais
18h50 - Abertura e apresentação da parceiria Agência/ IQA
Fausto Cestari – Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC
19h10 - Apresentação IQA e seus serviços
Mário Guitti – Superintendente do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva
19h30 - Palestra “Como manter a Qualidade em tempos de crise”
Sergio Canossa – Auditor e Instrutor do IQA
19h50 – Palestra: “Novo FMEA 4ª edição, impactos e como se adaptar”
Marcos Miklos – Auditor e Instrutor do IQA
20h10 – Coquetel de encerramento


Serviço

Lançamento Manual FMEA 4ª edição e Manual Regras ISO/TS 16949 3ª edição

Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC
Auditório Governador Mário Covas Jr. - av. Ramiro Colleoni, 5, Centro - Santo André-SP
Dia 18 de março (quinta-feira), das 18h30 às 21h30
Estacionamento conveniado no local (R$ 8,00)

Sindipeças
Avenida Santo Amaro, 1386, Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
Dia 2 de abril (quinta-feira), das 18h30 às 21h30

Convite: R$ 100. É necessário adquirir o convite pelo site www.iqa.org.br.

Informações:
Bruna Maldonado ou Maisa Sodré – Tel.: (11) 4992-7352
bruna.maldonado@iqa.org.br / msodre@agenciagabc.com.br



Mais informações à imprensa:
Instituto da Qualidade Automotiva
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC
Rosemeire Silva e Filipe Rubim
Tel.: 4992-7352

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308